O Ministério da Saúde anunciou hoje a antecipação da entrega de 4 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 do Covax Facility, o consórcio de imunizantes liderado pela OMS (Organização Mundial da Saúde). O lote de vacinas que chegará ao Brasil no final de semana será de imunizantes da AstraZeneca/Oxford.
Segundo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, 220 mil doses chegarão amanhã (1º). No domingo, virão os cerca de 3,8 milhões restantes, separados em dois voos, um com 1,7 milhão e outro com 2,1 milhões de doses.
MUCAMBO-CE: COLISÃO ENTRE CARRO E MOTO DEIXA UM MORTO PRÓXIMO A COMUNIDADE CHAPADA.
Uma colisão frontal entre um carro e uma motocicleta foi registrado no final da tarde desta quinta-feira (28), na Rodovia Pedro Aragão que liga Mucambo a serra da Ibiapaba, próximo a comunidade de Chapada.
No grave acidente, um homem que pilotava a motocicleta veio a óbito no local. Até o fechamento da matéria não foi repassada a identificação da vítima, populares relatam que o homem residia na zona rural do município de Mucambo.
BLOG SINHÁ SABOIA/ F: PASQUIM DE MUCAMBO
O primeiro lote da vacina da Pfizer/BioNTech, contendo 8.775 doses do imunizante contra a Covid-19, deve chegar ao Ceará na próxima segunda-feira (3), disse a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).
O outro lote da remessa das doses da Pfizer, contendo mais 8.775 unidades, tem previsão de chegar ao Estado até dia 19 de maio.
O imunizante deve ser disponibilizado para pessoas do grupo da 3ª fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, podendo ser usado em pessoas com mais de 16 anos. Ao todo, serão duas doses, com intervalo de 21 dias entre a primeira e a segunda.
Aplicação somente em Fortaleza
A Sesa esclarece, no entanto, que o novo imunizante será aplicado somente em Fortaleza, em razão da necessidade de uma logística específica com baixas temperaturas, seguindo recomendação do Ministério da Saúde (MS).
Segundo o Estado, o refrigerador que será usado para armazenar as doses está disponível na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim) Sesa. A pasta aguarda a finalização do processo de aquisição de mais dois ultrafreezers para reforçar o armazenamento de mais quantidades de doses.
Com isso, esta passará a ser a terceira vacina aplicada no Ceará, que já tem em andamento, desde 18 de janeiro, esquema vacinal com as doses da CoronaVac, da farmacêutica Sinovac em parceria com o Instituto Butantan; e AstraZeneca, da Universidade de Oxford em parceria com a Fiocruz.
https://elberfeitosa.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário