Web Radio Cultura Crato

quinta-feira, 27 de maio de 2021

Surto de sarna humana surge no litoral de São Paulo: o que é a doença e como ela é tratada?

          

A população da cidade de Praia Grande localizada no litoral paulista está sofrendo com uma séria doença. Foram relatados pelos moradores, casos de reinfecção de escabiose, conhecida popularmente como sarna humana. Uma equipe de saúde esteve no local nesta última terça-feira, 25 de maio.

O surto da sarna humana na comunidade Vila Mirim ganhou notoriedade nas redes sociais em virtude da divulgação da voluntária Patrícia Ogna Patrali. Ela pediu ajuda ao poder público para poder conseguir atendimento e medicação adequada à população do local, que reclamaram sobre a falta de medicamentos nos postos de saúde do município.

A população local relatou casos de infecção da doença em todas as famílias que vivem na comunidade. Os moradores reclamaram que sem ter acesso ao tipo de tratamento adequado para tratar a enfermidade, o número de pessoas que foram infectadas subiu ainda mais, enquanto os que foram curados pegam os ácaros novamente.

Uma criança de apenas quatro anos de idade acabou sendo contaminada pela doença mais de cinco vezes em um intervalo de dois meses, de acordo com a informação da mãe. Após o caso ganhar repercussão na mídia, a prefeitura da cidade fez uma ação na comunidade, por meio da Sesap – Secretaria de Saúde Pública.

A ação realizada contou com a participação de uma equipe multiprofissional composta por 12 profissionais, assistente social, veterinários, médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e assistentes.

Tratamento

O tratamento da sarna humana é feito com medicação de uso tópico que ajuda a curar as feridas. Também podem ser usados antibióticos se necessário. Contudo, o médico que vai prescrever o melhor tipo de tratamento para cada situação dependendo da gravidade.

(i7News)

Mulher engravida de um terceiro bebê enquanto estava grávida de gêmeos

Uma influenciadora digital residente nos Estados Unidos passou por uma situação bastante incomum enquanto estava grávida de gêmeos.

Blond Bunny, como é conhecida no país através da rede social do TikTok, em que faz considerável sucesso, foi surpreendida ao descobrir mais uma criança em seu ventre durante a gestação.

De acordo com a mulher, que trabalha com marketing, a descoberta de mais um bebê junto aos seus gêmeos, que já eram esperados, se deu durante uma ultrassom de rotina do seu pré-natal.


Explicação para o ocorrido

Blond Bunny foi “contemplada” pelo fenômeno da superfetação, que ocorre quando, em um mesmo mês, a mulher ovula duas vezes.

No caso da influenciadora, os hormônios que identificariam a gravidez e, consequentemente, suspenderiam a ovulação, falharam, o que tornou possível a ocorrência da superfetação.

Segundo Blond Bunny, o fenômeno da dupla ovulação em um mesmo mês ocorre com cerca de 10% das mulheres, mas apenas 0,3% engravidam pela segunda vez em uma mesma gestação.

Em relação à idade dos fetos, a influenciadora explicou que como os óvulos vieram em datas diferentes, as crianças não poderiam nascer no mesmo dia. Entretanto, seus óvulos possuíram apenas algumas semanas de intervalo, o que permite que as crianças nasçam em um mesmo parto, como se fossem trigêmeos.

Os primeiros bebês são, apenas, onze dias mais velhos que o terceiro irmão e, segundo os médicos, não existe a possibilidade de a última criança ser desnutrida.

“Para confirmar que era superfetação e não apenas absorção de gêmeos ou um bebê desnutrido, os médicos fazem ultrassom a cada duas semanas”, revelou a mãe do trio.

A influenciadora também contou que não pretende ter mais filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário