Secretários de estados e municípios estão enviando alertas ao governo federal sobre uma nova onda da pandemia de Covid-19, informa a Folha de S. Paulo deste domingo (23). Segundo gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) que participam das discussões, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirma ter preocupação sobre o cenário da crise sanitária, mas publicamente minimiza o risco a curto prazo – embora tenha expressado preocupação no sábado (22) com a circulação da cepa indiana.
“A maneira adequada de ser evitar terceira onda é avançar na caomopanha de vacinação”, disse o ministro Queiroga na sexta-feira (21). Ele afirmou que alguns estados e municípios já notaram “pressão sobre o sistema de saúde”. “Isso se reflete pela abertura que foi concedida nesses estados”.
O presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), e secretário no Maranhão, Carlos Lula, afirma que alertou Queiroga sobre possível alta da doença. Para Lula, o recrudescimento da pandemia pode ser superior ao de momentos anteriores. “A gente já parte de um patamar muito alto”, disse o secretário.
Segundo ele, o SUS não tem estoque suficiente de insumos essenciais, como kits de intubação, e está perto do limite da expansão de leitos.
Ossada é achada em cova na região onde mulher foi executada por facção
VÍTIMA SERIA 'SEREIA 14'
Uma ossada de uma mulher foi achada enterrada em uma cova na tarde deste sábado (22), na Zona Norte de Teresina.
O corpo seria da adolescente Gisele Vitória da Silva Sampaio, de 17 anos, conhecida como 'Sereia 14', morta por fação criminosa em março deste ano, próximo ao Rio Poti, na região onde a ossada foi encontrada.
Policiais do 9º Batalhão de Polícia Militar realizavam patrulhamento quando foram acionados através de uma denúncia anônima de que teria corpo enterrado no local.
Vítima dentro de cova antes de ser executada
Polícia encontra ossada humana na Zona Norte de Teresina
Nenhum comentário:
Postar um comentário