Web Radio Cultura Crato

quinta-feira, 27 de maio de 2021

PF diz ver 'fortes indícios' de participação de Ricardo Salles em esquema de contrabando florestal



A Polícia Federal (PF) afirmou ao Supremo Tribunal Federal (STF), no pedido que desencadeou a Operação Akuanduba — que investiga exportação ilegal de madeira —, que vê "fortes indícios" de participação do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, em um "grave esquema de facilitação ao contrabando de produtos florestais". As informações são do G1. 

A Operação Akuanduba foi deflagrada no último dia 9 de maio e teve entre os alvos Ricardo Salles e o presidente Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Eduardo Bim.

SP identifica 1º caso da variante indiana do coronavírus

 

O Estado de São Paulo identificou o primeiro caso da cepa B.1.617 do coronavírus, conhecida como variante indiana. O paciente tem 32 anos, é morador de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, e desembarcou no Aeroporto Internacional de Guarulhos no dia 22 de maio. A amostra foi enviada ao Instituto Adolfo Lutz, da Secretaria Estadual da Saúde, e o sequenciamento, finalizado nesta quarta-feira, 26.

O passageiro foi identificado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), responsável pelo monitoramento no aeroporto. O órgão federal informou a pasta estadual sobre o caso positivo quando o passageiro já havia embarcado em voo doméstico para o Rio de Janeiro. Segundo o governo estadual, não há registros de um caso autóctone desta linhagem no Estado de São Paulo.

A secretaria informou que, imediatamente após ser comunicada pela Anvisa, iniciou as medidas de vigilância epidemiológicas necessárias junto ao município. Foi solicitada a lista completa dos passageiros do voo, além dos nomes de todos os funcionários do aeroporto, laboratório e dos contatos do passageiro para isolamento e monitoramento. As equipes de vigilância do Rio de Janeiro também foram imediatamente notificadas para o acompanhamento do caso.

Desde o último dia 14 de maio, as equipes de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde notificam os municípios de residência de todos os passageiros vindos da Índia que desembarcam no Brasil. A medida é uma parceria com a Anvisa, que envia para a Saúde a lista completa dos passageiros do voo.

Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário