Web Radio Cultura Crato

sábado, 24 de fevereiro de 2018

Último fim de semana do mês deve ser de chuvas em todas as regiões do Ceará

Em fevereiro, primeiro mês da quadra chuvosa, balanço parcial já indica chuvas acima da média. (Foto: Wânyffer Monteiro/TV Verdes Mares)
O último fim de semana do mês de fevereiro deverá ser chuvoso, segundo previsão do tempo realizada nesta sexta-feira (23) pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A informação é do O Povo.

Conforme análise de imagem de satélite, a presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) na costa do Nordeste está contribuindo para a formação de nuvens de chuvas em todo o Estado, principalmente no Centro-Norte.

Pelo menos 84 cidades do Ceará registraram chuvas no período entre 7h desta quinta-feira (22) e 7h desta sexta-feira (23), segundo balanço do fim da manhã divulgado pela Funceme. Maior precipitação aconteceu na cidade de Meruoca, Região Norte do Estado com 82 milímetros.

Para esta sexta, a previsão é de nebulosidade variável com períodos de chuva em todas as regiões do Estado, ao longo do dia. O mesmo segue para o sábado (24) e o domingo (25).

Entre as 7h desta quinta-feira (22) e as 7h desta sexta, balanço parcial indica ocorrência de precipitações em mais de 70 municípios, sendo as maiores em Meruoca (82 mm), Tauá (70,8 mm) e Granja (69 mm).

Em fevereiro, primeiro mês da quadra chuvosa, balanço parcial já indica chuvas acima da média. Até esta sexta-feira (23), o volume observado é de 168,3 milímetros, o que representa 41,9% acima da média histórica. O Litoral Norte e o Cariri puxam os dados positivos com volumes observados de 267,7 mm e 224,3 mm, respectivamente. 
  
Maior chance de volume de chuva acima da média

O Ceará tem 45% de chances de ter chuva acima do normal nos próximos meses de março, abril e maio, segundo prognóstico divulgado pela Funceme nesta última quinta-feira (22). O prognóstico é mais otimista que o divulgado em 22 de janeiro, quando a Funceme previa 40% de possibilidade de chuva acima da média.

Conforme os dados apresentados, há 35% de chances de chuva em torno do normal e 20% para chuvas abaixo do normal.

Chuvas de fevereiro

A média de chuvas para o mês de fevereiro no Ceará já foi ultrapassada. Conforme dados ainda preliminares, até esta terça-feira (20), o volume observado é de 157 milímetros, 32% acima da média histórica para todo o mês.

O Litoral Norte é a macrorregião com a maior média até agora. A média no território é de 258 mm, ou seja, 60% acima do volume normal, que é de 161,2 mm.

Outra região em destaque é o Cariri. A área também registra, até agora, volume mensal acima da média histórica. Com 203,2 mm, as chuvas no Cariri estão 21,8% acima do esperado.

O senador Eunício Oliveira anunciou a decisão e o governador Camilo Santana comemorou.


O ministro da Defesa, Raul Jungmann, assinou um ofício que autoriza a transferência de armas apreendidas, que seriam destruídas pelo Exército Brasileiro, para o Ceará. Esse armamento deve ser utilizado pelas forças de segurança do Estado. O anúncio foi feito pelo senador Eunício Oliveira (MDB), nesta sexta-feira, 23, durante o anúncio de investimentos federais para o Ceará e lançamento do programa Ceará Veloz, no Palácio da Abolição. 

Segundo o senador, o ministro designou que o secretário da Segurança, André Costa, procure o comandante da 10º Região Militar para que as armas sejam encaminhadas às forças da segurança do Ceará. "O ministro da Defesa assinou para que possam ser transferidas para o Estado do Ceará todas as armas apreendidas no Estado", relatou.

O governador Camilo Santana (PT) criticou a destruição das armas apreendidas e ressaltou que toda semana a Polícia do Ceará apreende armas russas, do exterior e rifles. Segundo ele, esse arsenal poderia ser utilizado pela própria Polícia. "Por questões de decisão da Justiça, as armas devem ser inutilizadas", lamentou. 

Para Camilo, a decisão de utilização das armas pelas forças de segurança do Ceará é importante. Ele defende que a ação deveria ser realizada não só com as armas do Exército, mas pelas armas que são entregues à Justiça. "Para que elas (armas) possam ser utilizadas no combate ao crime no Ceará", destaca.

Fonte: O POVO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário