Web Radio Cultura Crato

quinta-feira, 2 de março de 2017

Juazeiro do Norte (CE) pode ter nome modificado

A Assembleia Legislativa cearense e a Câmara Municipal de Fortaleza retomam, nesta manhã, suas sessões ordinárias após uma semana de folga dos deputados e vereadores. Na pauta da Assembleia, o destaque é para a leitura do projeto de Decreto Legislativo determinando a realização de um plebiscito sobre a mudança do nome da cidade de Juazeiro do Norte, para Juazeiro do Padre Cícero. O plebiscito seria feito pela Justiça Eleitoral.

De acordo com o deputado Manoel Santana (PT), ex-prefeito daquele Município, o projeto de sua autoria de mudança do nome de Juazeiro do Norte para Juazeiro do Padre Cícero é objeto de discussão há muitos anos, tendo esse debate se iniciado na Câmara de Vereadores daquela cidade e, posteriormente, o mesmo assunto tendo sido objeto de discussão na Assembleia, através dos deputados Giovanni Sampaio (PSD), Heitor Ferrer (PSB) e outros.

"Recentemente o deputado Fernando Hugo (PP) fez em plenário uma consistente afirmação elencando uma série de motivos que reforçam a tese dos defensores da mudança, não somente pela justa homenagem e méritos do Padre Cícero Romão Batista, fundador do Município e seu primeiro prefeito, mas também pelo fato de Juazeiro não ser do Norte, nem do Estado do Ceará e nem do Brasil".

Além disso, o parlamentar justifica que o Município é frequentemente confundido com Juazeiro da Bahia, sendo que naturalmente para distingui-lo as pessoas o fazem dizendo Juazeiro do Padre Cícero. "Apesar da tendência natural dos populares de identificarem como Juazeiro do Padre Cícero, a lei maior de nosso País e de nosso Estado determina que assuntos desta natureza devem ser objeto de amplo debate e consulta popular".

DN Online

Grupo fortemente armado invade Pedra Branca e explode agência bancária durante a madrugada desta quinta-feira (02)




Uma ação ousada de criminosos na cidade de Pedra Branca, contra a única agência bancária da cidade. A população acordou em meio a muitos tiros e fortes explosões que podiam ser ouvidas de várias partes da cidade na madrugada desta quinta feira 02, por volta de 01:35h. 

No inicio foram disparados tiros de grosso calibre, logo em seguida por volta de 02:20h, uma forte explosão. A ação durou menos de 40 minutos. 

A agência do Bradesco ficou totalmente destruída e sua estrutura está comprometida. Ainda não se sabe que rumo tomou a quadrilha e a quantia levada. 

Na Região dos Inhamuns já foram atacadas nesses últimos anos as agências bancárias de Independência, Novo Oriente, Parambu, Aiuaba, Catarina, Saboeiro, Mombaça, dentre outras.



Fonte Correio Pedrabranquense

Segundo OMS, 30% das mortes de brasileiras é causada por problemas cardiovasculares



mulheres
Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM) divulgará os resultados de pesquisa realizada com mulheres no próximo dia 7 ( Foto: Divulgação )

As doenças cardiovasculares em mulheres já ultrapassam as estatísticas dos tumores de mama e útero. Preocupada com esse cenário alarmante, a Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM) lançou a campanha Mulher Coração, em julho de 2016, voltada à conscientização do aumento desses números entre o gênero feminino. A empresária e presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna, é a líder da iniciativa.

Segundo dados recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS), os problemas cardiovasculares respondem por um terço das mortes no mundo, com 8,5 milhões de óbitos por ano, ou seja, mais de 23 mil por dia. Entre as brasileiras, principalmente acima dos 40 anos, as cardiopatias chegam a representar 30% das causas de falecimento, a maior taxa da América Latina.

Em 7 de março, véspera do Dia Internacional da Mulher, a SBCM fará divulgação à imprensa dos resultados de uma pesquisa realizada com mulheres de todo o Brasil a respeito de seus hábitos e da influência dos mesmos na saúde cardíaca.

“A iniciativa nasceu da necessidade de informarmos as mulheres sobre a prevenção de doenças cardiovasculares. Na maioria das vezes, elas não sentem os sintomas comuns, como dores no peito, e, por conseguinte, não valorizam os sinais de possíveis problemas. Aproximadamente 30% dos acidentes cardiovasculares acontecem entre a população feminina, no Brasil. Assim, é de nossa responsabilidade divulgar as formas de identificar e evitar esses casos”, ressalta o professor Antonio Carlos Lopes, presidente da SBCM.
 



Fonte Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário