Atenção: as imagens contidas no blog são de domínio público e/ou retiradas do Google. Se você, por algum motivo, sentir-se ofendido ou agredido com alguma imagem ou texto postados neste blog, entre em contato e a mesma, se este for o caso, será retirada. Caso a imagem seja sua, avise-me para que eu lhe credite a autoria.CONTATO cratonoticia@gmail.com/WHATSAPP [88] 9 9788 5932

quinta-feira, 16 de março de 2017

Continuidade das obras da Transposição estão indefinidas

Transposição

O Consórcio Emsa - Siton, que obteve a terceira colocação, no Regime Diferenciado de Contratações (RDC), em 1º de fevereiro passado, foi habilitado, por meio da Comissão Permanente de Licitação do Ministério da Integração Nacional (MI), para concluir as obras da primeira etapa do Eixo Norte do projeto de transferência de água do Rio São Francisco para o Ceará, parte da Paraíba e do Rio Grande do Norte.

As duas primeiras empresas foram desclassificadas e, com prazos abertos para recursos, contrarrazões e análise, o processo licitatório somente deverá ser concluído na segunda quinzena de abril próximo, com o anúncio da empresa vencedora. Segundo o MI, após a habilitação do terceiro colocado, cinco empresas licitantes demonstraram intenção de recorrer: S.A Paulista, Passarelli Ltda., Ferreira Guedes S.A., Marquise S.A. E o próprio Consórcio.

Mediante a possibilidade de atraso na retomada da obra do Trecho Norte da transposição, paralisado desde junho de 2016, ontem, o governador Camilo Santana voltou a se reunir, em Brasília, com o ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, e discutiu a retomada do Projeto de Transposição do Rio São Francisco e de outras obras de infraestrutura hídrica para a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e para o Cinturão das Águas do Ceará (CAC).

Após o encontro no Ministério da Integração Nacional, o governador Camilo Santana voltou a anunciar a expectativa de que a empresa vencedora do certame trabalhe em ritmo acelerado e em agosto comece a transferência de água do Rio São Francisco, a partir de Cabrobó, em Pernambuco, para Jati, no Ceará, chegando ao Riacho dos Porcos. "O ministro disse que, no início de abril, haverá uma definição da empresa vencedora", anunciou Camilo Santana.

O governado sabe que, apesar das chuvas que têm banhado várias regiões do Ceará, o nível de recarga dos reservatórios permanece reduzido e há risco de agravamento da crise hídrica com enormes dificuldades de abastecimento da RMF e de outros importantes centros urbanos a partir de outubro deste ano.
Fonte Diário do Nordeste

Volume de chuva de março no Ceará já se iguala ao de março de 2016

Açude Maranguapinho foi o primeiro da Região Metropolitana a sangrar (Foto: Reprodução/TV DN)
Açude Maranguapinho foi o primeiro da Região Metropolitana a sangrar em 2017 (Foto: Reprodução/TV DN)


 
O volume de chuva acumulado nos 15 primeiros dias de março no Ceará já se iguala ao total do mesmo mês do ano passado. Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o estado acumula até esta quarta-feira (15) 129 milímetros de precipitação, o mesmo registrado nos 31 dias de março de 2016.

A média histórica para o mês, ainda segundo a Funceme, é de 203 milímetros. O Ceará não registra chuvas acima da média durante março desde 2009, quando foram acumulados 207 milímetros de precipitação.


Em fevereiro deste ano, o volume de chuva no Ceará foi de 155,2, o mês mais chuvoso no estado desde março de 2015, quando houve volume de chuva acumulado de 178 milímetros.

Chuvas nesta quarta
Nesta quarta, o Ceará registrou chuva em pelo menos 109 municípios. A maior precipitação foi em Viçosa do Ceará, na Região da Ibiapaba, com 115 milímetros.

Outras cidades que apresentaram as maiores precipitações foram Missão Velha (77 mm), Ubajara (70 mm), Flecheirinha (65 mm), Ipu (58 mm), Ibiapina (56.5 mm), Araripe (53 mm), São Benedito (49 mm), Ibaretama (48.5 mm) e Barbalha (47 mm).

Previsão
Ao longo desta quarta-feira, a Funceme prevê céu nublado com chuvas na Serra da Ibiapaba e no centro-sul do Ceará. Nas demais regiões, nebulosidade variável com possibilidade de chuvas.

Para quinta-feira (16), nebulosidade variável com eventos de chuva em todas as regiões cearenses no decorrer do dia. Já para sexta-feira (17), ao longo do dia, nebulosidade variável com possibilidade de chuvas isoladas na faixa litorânea e sul do estado. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado a claro.



Fonte G1 Ceará

Ex-dançarinas do Aviões do Forró participarão de shows de Solange Almeida

As bailarinas passaram 14 anos no grupo Aviões do Forró (Foto: Divulgação)

 
Elas vão voltar! A forrozeira Solange Almeida surpreende o público a cada dia. A novidade desta quarta-feira (15),é que as ex-dançarinas do Aviões do Forró estarão nas apresentações das edições da festa “Sol Sunset“. Conforme a assessoria da cantora, as primeiras participações estão agendadas para Petrolina, São Luis e João Pessoa. Das cinco bailarinas participam Camila Spagnol, Daiane Lopes, Tassia Lins, Thais Leia, apenas Thathy Tavares não aparece na imagem de divulgação postada nas redes da cantora. Os eventos deverão ocorrer durante todo o ano.

As meninas saíram do Aviões do Forró em agosto do ano passado. Todas as cinco componentes se despediram em suas redes sociais mostrando um pouco de lamento e muita gratidão pelo tempo em que estiveram embelezando os show do Aviões. “Hoje com aquela nó na garganta o ballet se despede do aviões encerra-se uma etapa da minha vida que nunca vou esquecer”, escreveu Camila na época, que também se disse muito feliz em realizar o sonho de estar “na melhor banda de forró”.

Show

A primeira apresentação solo da forrozeira será em Petrolina, em Pernambuco, no próximo dia 25 de março. Um palco todo especial está sendo montado. A estrutura terá camarote na parte interna, interação com passarela em 360º. Em imagens divulgadas pela cantora é possível visualizar que o palco é semelhante da “360° Tour” da banda de rock irlandesa U2.



Fonte Diário do Nordeste