Web Radio Cultura Crato

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Fim de semana no Cariri terá possibilidade de chuvas fracas e temperaturas entre 37°C e 39°C, prevê Funceme

 

chuvas juazeiro

As chuvas fracas são decorrentes do sistema frontal que se encontra na altura do litoral sul da Bahia, ajudando a formar áreas de instabilidades no interior do Nordeste, até o sábado (6).
Bruna Santos  
Foto: Rogério Brito/ Portal M1.

Neste final de semana, o tempo na região do Cariri segue predominantemente estável com condições de chuvas isoladas e temperaturas com máximas entre 37°C e 39°C, de acordo com previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

As chuvas fracas, que podem ocorrer durante as madrugadas e início da manhã, são decorrentes do sistema frontal que se encontra na altura do litoral sul da Bahia, ajudando a formar áreas de instabilidades no interior do Nordeste, até o sábado (6).

A umidade relativa do ar permanece baixa, com valores mínimos entre 25% e 35%. Em relação aos ventos, estes devem soprar de Leste–Sudeste nas madrugadas e manhãs, variando para Leste–Nordeste durante as tardes e noites. As velocidades máximas previstas variam entre 40 e 55 km/h, especialmente nas áreas de serra.

Baixa umidade no Cariri

O índice baixo de umidade requer atenção redobrada à hidratação e exposição ao sol. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é que os níveis cheguem a 60%. Neste período é recomendado:

  • Beber bastante água ao longo do dia;
  • Priorizar alimentos leves, como frutas, saladas e carnes grelhadas, evitando alimentos gordurosos;
  • Reduzir a exposição ao sol e evitar exercícios físicos ao ar livre entre 10h e 17h;
  • Utilizar umidificadores ou bacias com água para umidificar o ambiente;
  • Aplicar hidratantes na pele, especialmente após o banho;
  • Procurar atendimento médico em caso de dificuldades respiratórias.

Leia também:

WhatsApp deixa de funcionar em 12 modelos de celulares em dezembro

Atualmente, o aplicativo de mensagens funciona em celulares com sistema Android 5.0 ou superior e em iPhones a partir do iOS 15.1.

Por medida adotada periodicamente pela Meta, o WhatsApp deixará de funcionar em 12 modelos de celulares até o fim deste ano.A partir de dezembro, dispositivos com sistema de atualização ou software mais antigos não acompanharão as novidades e funções do aplicativo de mensagens instantâneas.

Isso acontece porque alguns modelos não conseguem suportar as mudanças e correções de segurança. A escolha dos dispositivos é feita a partir de uma análise para identificar os mais antigos e que têm menos usuários para que seja feita a sua modernização.

Lista de modelos de celulares que deixarão de receber atualizações do WhatsApp
A seleção dos dispositivos é feita com frequência para que o aplicativo continue desempenhando suas funcionalidades de maneira ágil e atualizada.Atualmente, o WhatsApp funciona em celulares com sistema Android 5.0 ou superior e em iPhones a partir do iOS 15.1.

Confira quais modelos deixarão de funcionar a partir de dezembro:Apple: iPhone 5, iPhone 5c, iPhone 5s, iPhone 6, iPhone 6 Plus;Samsung: Galaxy J2;LG: LG V10, LG G3;Motorola: Moto G;HTC: One M8;Sony: Xperia Z3, Xperia Z2.

Entenda os efeitos da falta de atualização do WhatsApp no dispositivoCom a busca por modernização do aparelho, outros sofrem efeitos por não se encaixarem nos requisitos de atualização pela quantidade de pessoas que os utilizam ou pelo seu software. Entre eles, estão:

Queda de desempenho: o celular fica mais lento, apresenta falhas de execução e desligamentos inesperados, por exemplo;Perda de segurança: os dados do usuário têm mais riscos de serem expostos pela falta de proteção;Risco de ataque cibernético: vírus e malwares podem entrar de maneira mais rápida pelo aumento da vulnerabilidade do dispositivo.

Com a falta de atualização, muitos usuários serão prejudicados. Por isso, o ideal é adquirir um modelo de celular mais recente o quanto antes para que possam ter acesso às novas versões do WhatsApp. No caso de não ser possível de ser feita uma troca, as versões para desktop ou navegador estarão disponíveis para uso. Mesmo sem as vantagens do aplicativo, é uma alternativa para que suas conversas ainda possam ser acessadas.

Antes disso, o aplicativo notifica seu usuário para que atualize o seu celular, evitando que fique incomunicável. Ao receber o alerta, poderá ser conferido se o seu dispositivo é antigo para uma atualização.Na seção “Sobre o dispositivo”, no Android, ou “Informações”, no iPhone, estará disponibilizada a versão do celular. Assim, uma preparação ou prevenção para evitar problemas será possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário