![]() |
| Foto Rovena Rosa/ Agência Brasil |
O mercado de trabalho brasileiro registrou a criação de 85.864 empregos com carteira assinada em novembro. O resultado decorre de 1.979.902 admissões e 1.894.038 desligamentos no período.
As informações constam no novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta terça-feira (30) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
No acumulado de janeiro a novembro deste ano, o País apresentou saldo positivo de 1.895.130 postos de trabalho, impulsionado por 25.055.514 contratações e 24.160.384 desligamentos.
ACUMULADO ANUAL
Do total de vagas criadas em 2025, mais de 1,4 milhão correspondem a postos de trabalho considerados típicos. Outros 434 mil empregos enquadram-se na categoria de vínculos não-típicos.
Na classificação oficial, entram como não típicos os contratos de aprendizes, intermitentes, temporários, vínculos registrados no Cadastro de Atividade Econômica da Pessoa Física (Caepf) e jornadas de até 30 horas semanais.
A análise dos últimos 12 meses, entre dezembro de 2024 e novembro de 2025, indica saldo positivo de 1.339.878 vagas, número inferior ao registrado no período anterior, que somou 1.781.293 postos.
Comc informações da Agência Brasil.
Mais 322 profissionais de saúde aprovados em concurso são nomeados no Ceará
![]() |
| Foto Tatiana Fortes / Governo do Ceará |
Foram nomeados 322 novos profissionais de saúde para atuar no Ceará, após aprovação em concurso realizado no estado, com atuação iniciando a partir de 2026. O termo de nomeação foi assinado nesta terça-feira (30), pelo governador Elmano de Freitas, que esteve acompanhado da secretária da Saúde do Estado, Tânia Mara Coelho. A publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) ocorre ainda nesta terça.
Os novos nomeados foram aprovados no concurso da Fundação Regional de Saúde (Funsaúde Ceará) – hoje extinta –, realizado em 2021 no estado. Desde então, a gestão vem nomeando em blocos os aprovados no certame.
“Estou muito feliz por poder estar, assim, fortalecendo o Sistema Único de Saúde (SUS). Nós já chamamos mais de 3 mil profissionais, que era nosso compromisso”, disse o governador, reforçando que a convocação e a nomeação fazem parte de um cronograma aprovado pela Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).
Os novos profissionais atuarão nas áreas assistenciais e médicas, com lotação nas unidades da rede estadual de saúde e na gestão central. Pelo menos 10 equipamentos, como o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), o Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ) e o Instituto de Prevenção do Câncer (IPC), receberão médicos, enfermeiros, cirurgiões-dentistas, fisioterapeutas, psicólogos, técnicos de enfermagem e outros profissionais para reforçar os quadros.
Com informações do Portal GC Mais.


Nenhum comentário:
Postar um comentário