Web Radio Cultura Crato

sexta-feira, 19 de dezembro de 2025

CGD investiga e afasta PM preso por morte de esposa policial no Eusébio

 O caso é tratado pelas autoridades como um feminicídio

Familiares afirmam que o casal tinha histórico de discussões

A Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD) instaurou procedimento administrativo disciplinar para investigar o soldado da Polícia Militar do Ceará (PMCE) Joaquim Gomes de Melo Filho. O agente também foi afastado das funções. Ele é investigado por assassinar a tiros a esposa, também policial militar.
De acordo com portaria publicada na última terça-feira (16), o praça deve ficar afastado preventivamente pelo prazo de 120 dias das suas funções. A CGD explica que a decisão se deve aos fatos que "revestem-se de acentuado grau de reprovabilidade, sendo incompatíveis com a função pública, além de ser necessário à garantia da ordem pública e à correta aplicação da sanção disciplinar".
Joaquim Filho teria alvejado a esposa Larissa Gomes da Silva, quando o casal discutia dentro do carro, na cidade do Eusébio, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).
Larissa foi alvejada com dois disparos de arma de fogo, enquanto Joaquim ficou ferido na perna. Após atendimento médico, o soldado foi autuado em flagrante pelo crime de feminicídio.
A arma usada pelo suspeito no crime foi uma pistola calibre .40, do acervo patrimonial da PMCE. A pistola foi apreendida e deve passar por perícia O processo tramita em segredo de Justiça.

Ceará teve novembro com mais focos de calor em 20 anos

Foto Kid Júnior.
Os últimos quatro meses do ano costumam ser de temperaturas mais acentuadas no Ceará, e dados oficiais vêm confirmando incremento nesses índices: o maior número de focos de calor para um mês de novembro, no Ceará, foi registrado neste ano. Foi o pior valor em 20 anos.

De acordo com os dados do satélite Aqua, em novembro de 2025, foram detectados 2.902 focos de calor sobre o território cearense, o maior valor registrado para o mês desde 2005. As informações têm como base as detecções diárias do equipamento, utilizado como satélite de referência no monitoramento desses eventos.

Os dados, analisados e disponibilizados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), revelam que esse total representa um aumento de quase 56% em relação à média histórica do mês, que é de 1.858 focos.

Quando comparado ao mesmo período do ano anterior, observa-se um acréscimo de cerca de 17% nas detecções: novembro de 2024 teve 2.475

Com informações do Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário