![]() |
| Foto Rovena Rosa/ Agência Brasil |
O mês de dezembro é dedicado à campanha de conscientização Dezembro Verde, para lembrar da importância do cuidado responsável com animais domésticos. A data não é aleatória, pois o período de festas é considerado o de maior incidência de abandonos, além de ser de maior risco para fugas, em razão de maior tempo longe dos humanos de referência e com mais fatores de estresse, como a solta de fogos.

A campanha reforça a necessidade de medidas paliativas para o desconforto e a segurança dos animais. A estimativa, estável desde o começo da década, é de 30 milhões de cães, gatos e outras espécies domésticas abandonados.
“Há constantes progressos na relação estabelecida entre pessoas e pets, com interações cada vez mais próximas, intensas e emocionais. Termos como ‘posse’ e ‘proprietário’ já não são mais apropriados. Ser responsável por um animal de estimação e conviver com ele exige que se ofereça todas as suas necessidades, tanto físicas quanto emocionais”, explica a presidente da Comissão Técnica de Bem-Estar Animal do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), Daniela Ramos.
O conselho destaca a importância da orientação de tutores e de serviços em busca de melhores condições para o bem-estar animal. Uma das questões fundamentais é a conscientização da necessidade de planejamento e adequação de rotinas. É comum os animais domésticos viverem mais de 10 anos, e seu cuidado em períodos excepcionais, como as férias, é importante para seu desenvolvimento e conforto. Além das necessidades fisiológicas, o bem estar emocional, como a sensação de ausência de cuidadores, também é destacado pelo conselho. Uma solução, aponta, é acostumar os animais com outras pessoas ou lugares de referência, para que a ausência dos tutores seja menos sentida.
"Muitos casos de abandono poderiam ser evitados se, antes da adoção, as pessoas refletissem sobre questões práticas como o que fazer com o animal em caso de mudança? Quem cuidará dele durante uma viagem?", destaca Daniela Ramos.
“Aproveite momentos em que você tem mais tempo em casa, como as férias, para refletir sobre a adoção. Nenhum animal chega pronto para a convivência conosco. É preciso ensiná-lo e guiá-lo para uma vida em harmonia com a família. O responsável e todos os membros da casa têm papel fundamental nesse processo”, complementa a profissional.
Com informações da Agência Brasil.
Enfermeira e motorista que morreram em acidente entre carros são sepultados no interior do Ceará
![]() |
| Foto Reprodução |
A enfermeira e o motorista que morreram após os carros de ambos baterem de frente na CE-178, em Santana do Acaraú, na região Norte do Ceará, foram sepultados neste sábado (27).
Maria Érica Montenegro Magalhães, de 33 anos, foi enterrada na cidade de Amontada, onde ela nasceu. Já o sepultamento de Jonas Morais ocorreu em Viçosa do Ceará.
Segundo amigos, Érica estava indo se inscrever em uma seleção de trabalho na cidade de Santana do Acaraú quando se envolveu no acidente. O caso é investigado pela delegacia da cidade.
"Infelizmente ela veio a falecer em uma viagem para Santana do Acaraú, para participar de uma seleção, um concurso para trabalhar. Ela sempre foi em busca do crescimento, de melhorias para sua vida e da família", disse Valdenor Silva, amigo de Érica.
Com informações do G1 Ceará.


Nenhum comentário:
Postar um comentário