Web Radio Cultura Crato

sexta-feira, 19 de dezembro de 2025

Novas regras para tirar a carteira de habilitação sem autoescola começam a valer no Ceará na segunda-feira (22)

 

Foto Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O novo modelo para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que dispensa a obrigatoriedade das autoescolas, começa a valer oficialmente no Ceará na próxima segunda-feira (22), segundo informou o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE).

A resolução 1020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que oficializou as novas regras em todo o País, foi publicada no último dia 9 de dezembro. No dia seguinte, no entanto, o Detran-CE informou sobre a necessidade de adequar os sistemas ao novo formato, garantindo assim uma aplicação segura das medidas.

Agora, com os sistemas já adaptados, os interessados em dar entrada no processo de obtenção do documento em conformidade às regras atuais poderão fazê-lo, a partir de segunda, mediante agendamento no site do Detran-CE. O candidato deve acessar a Central de Serviços e clicar na aba "Primeira Habilitação".

"O Detran-CE reforça o compromisso com a segurança, modernização tecnológica e eficácia no atendimento ao usuário, colaborando para um trânsito mais seguro em todo o Ceará", disse o órgão, em nota.

Quais os requisitos para tirar a CNH?

Os requisitos para a obtenção da CNH continuam os mesmos de antes, mudando apenas as etapas do processo, que se tornou mais acessível.

Para solicitar a carteira de motorista, o candidato deve: Ter idade igual ou superior a 18 anos;

Saber ler e escrever;

Possuir RG, CPF e comprovante de residência;

Ser aprovado nos exames médicos, psicológico, teórico e prático.

Com informações do Diário do Nordeste .

Ceará apresenta condições para chuvas isoladas até essa sexta-feira (19)

Foto Marciel Bezerra 
A previsão do tempo elaborada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) indica aumento da nebulosidade e possibilidade de chuvas em diferentes regiões do Ceará até sexta-feira (19). 

As instabilidades atmosféricas estão associadas à atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), localizado sobre o leste do Nordeste do Brasil, próximo à costa, além da influência das brisas terrestre e marítima e da combinação entre temperatura, umidade e relevo.

Apesar da chance de precipitações, as temperaturas seguem elevadas no interior do estado. As máximas podem variar entre 34 °C e 37 °C em municípios das macrorregiões da Jaguaribana, Litoral Norte, Cariri e Sertão Central e Inhamuns. Na faixa litorânea e nas regiões serranas, os termômetros devem marcar entre 30 °C e 33 °C, enquanto nas demais áreas as máximas ficam entre 33 °C e 35 °C.

A umidade relativa do ar tende a apresentar valores baixos em parte do território cearense. Nas macrorregiões da Jaguaribana, Cariri, Sertão Central e Inhamuns, os índices mínimos devem variar entre 25% e 40%. Já na Ibiapaba, Litoral Norte, Maciço de Baturité e Litoral do Pecém, a umidade fica entre 40% e 50%. No Litoral de Fortaleza, os valores devem permanecer acima de 40% ao longo do período.

Os ventos sopram predominantemente de Leste–Sudeste durante as madrugadas e manhãs, passando a Leste–Nordeste nas tardes e noites. As rajadas mais intensas podem alcançar velocidades entre 40 e 55 km/h, especialmente nas áreas serranas, na Jaguaribana e ao longo da faixa litorânea.

Fortaleza e Região Metropolitana

Para Fortaleza e a Região Metropolitana (RMF), a Funceme prevê possibilidade de chuvas isoladas, principalmente durante a madrugada e a manhã de sexta-feira e sábado. No período da tarde, o céu deve permanecer parcialmente nublado. As precipitações estão associadas, sobretudo, à atuação do sistema de brisa terrestre e ao deslocamento do VCAN.

As temperaturas máximas em Fortaleza devem variar entre 31 °C e 33 °C, com mínimas entre 24 °C e 26 °C. Na RMF, as máximas ficam entre 31 °C e 34 °C, enquanto as mínimas variam de 22 °C a 26 °C. A umidade relativa do ar deve se manter acima de 40% ao longo do período, com ventos moderados na região.

Com informações do Site Monolitos Post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário