O ex-presidente Jair Bolsonaro apresentou nova crise de soluços e elevação da pressão arterial na noite de sábado (27) após passar por um procedimento para bloquear o nervo frênico direito, informou neste domingo (28) o Hospital DF Star. Segundo o boletim médico mais recente, no momento, Bolsonaro encontra-se estável e sem soluços.

Nesta segunda (29), o ex-presidente passará por uma nova intervenção para bloquear o nervo frênico esquerdo, responsável pelo controle do diafragma, para completar o tratamento que pretende aliviar as crises de soluços. Bolsonaro também seguirá com fisioterapia para reabilitação, medidas de prevenção de trombose venosa e cuidados clínicos.
Esse será o terceiro procedimento do ex-presidente desde a internação, no dia 24. Na quinta-feira (25), Bolsonaro fez a primeira cirurgia, para tratar uma hérnia inguinal.
No sábado, o ex-presidente foi submetido à segunda intervenção, para bloquear o nervo frênico direito. Bolsonaro está sendo acompanhado diariamente para verificar se os procedimentos para reduzir os soluços foram bem-sucedidos.
No início da semana passada, o ex-presidente foi autorizado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a deixar a Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, para a internação. Bolsonaro cumpre pena de 27 anos e três meses de prisão pela condenação pela trama golpista.
Fonte: Agência Brasil/ EBC
Início de semana no Cariri terá temperaturas de até 39°C, prevê Funceme

Os últimos dias de 2025 na região do Cariri cearense devem ser de estabilidade atmosférica, com altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar, de acordo com previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
As temperaturas máximas devem ficar entre 35°C e 39°C. A previsão ainda aponta para a possibilidade de chuvas passageiras e isoladas durante o período das tardes e noites, devido aos efeitos da brisa terrestre e marítima, além da combinação favorável de temperatura, umidade e relevo.
Quanto à umidade relativa do ar, o índice de mantém baixo, com valores mínimos entre 25% e 35%. Os ventos devem soprar de Leste–Sudeste nas madrugadas e manhãs, variando para Leste–Nordeste durante as tardes e noites. As velocidades máximas previstas variam entre 40 e 55 km/h.
Baixa umidade no Cariri
O índice baixo de umidade requer atenção redobrada à hidratação e exposição ao sol. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é que os níveis cheguem a 60%. Neste período é recomendado:
- Beber bastante água ao longo do dia;
- Priorizar alimentos leves, como frutas, saladas e carnes grelhadas, evitando alimentos gordurosos;
- Reduzir a exposição ao sol e evitar exercícios físicos ao ar livre entre 10h e 17h;
- Utilizar umidificadores ou bacias com água para umidificar o ambiente;
- Aplicar hidratantes na pele, especialmente após o banho;
- Procurar atendimento médico em caso de dificuldades respiratórias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário