Web Radio Cultura Crato

quinta-feira, 4 de setembro de 2025

Ceará recebe 104 novos profissionais vinculados ao Mais Médicos

 


Foto Rafael Nascimento/MS
O Ceará recebeu 104 novos profissionais vinculados ao programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde. Eles serão recebidos em 69 municípios do Estado. A iniciativa fez parte da 2ª chamada do 41º ciclo do programa, que levou um total de 1.498 médicos a 987 cidades do País.

No Ceará, eles vão atuar contribuindo para ampliar o acesso à atenção primária e fortalecer as equipes de Saúde da Família, com o objetivo de reduzir o tempo de espera por atendimento.

A medida atendeu a pedido dos deputados federais José Guimarães (PT), líder do Governo na Câmara dos Deputados, e Zé Airton (PT).

Guimarães, ao anunciar a medida, destacou que os profissionais vão contribuir com a saúde, principalmente, do interior do Estado. “Colocar médicos para a atenção básica e hospitais de média complexidade evita a dor, o sofrimento e mostra o compromisso do governo Lula”, disse.

De acordo com Zé Airton, o reforço na saúde no Ceará vai resolver as necessidades nos postos de saúde e UPAs em todo o Estado. “O investimento é importante para cuidar das pessoas”, concluiu.

Dentre os 69 municípios, Fortaleza e Itapajé receberão cinco profissionais; Pentecoste, Novo Oriente e Itapipoca, três médicos.

Com informações do Site Opinião CE.

Mais de 1 bilhão de pessoas no mundo vivem com transtornos mentais

Foto Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Dados divulgados nesta última terça-feira (2) pela Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que mais de um bilhão de pessoas em todo o planeta vivem com algum tipo de transtorno mental, incluindo ansiedade e depressão. O cenário causa imensos prejuízos humanos e econômicos, alerta a instituição.  

“Embora muitos países tenham reforçado suas políticas e programas de saúde mental, maiores investimentos e ações são necessários globalmente para ampliar os serviços no intuito de proteger e promover a saúde mental das pessoas”, destacou a agência das Nações Unidas.

Segundo a OMS, transtornos de saúde mental como ansiedade e depressão são altamente prevalentes em todos os países e comunidades, afetando pessoas de todas as idades e níveis de renda. “É a segunda maior causa de incapacidade a longo prazo, gerando perda de qualidade de vida”, acentuou a OMS.

Com informações da Agência Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário