Web Radio Cultura Crato

quarta-feira, 3 de setembro de 2025

Cachorro anda 12 quilômetros para se despedir de tutor em velório em Minas Gerais

 


Foto Reprodução/EPTV
Um episódio marcado pela lealdade de um cachorro emocionou moradores de Ipuiúna, em Minas Gerais. Nick, um cão sem raça definida, caminhou sozinho cerca de 12 quilômetros para estar no velório de seu tutor, Claudemir Cândido Luiz, conhecido como Marola, que morreu vítima de um infarto fulminante em 15 de agosto.

Marola vivia no sítio da família com o cachorro e, por uma década, os dois cultivaram uma relação de companheirismo admirada por quem os conhecia. “O Nick era tudo para ele”, recorda o pai, o produtor rural Edvino Cândido Luiz, em entrevista ao EPTV 1, afiliada da Globo.

No dia do ocorrido, Marola se sentiu mal e saiu sozinho de carro em busca de ajuda na cidade, mas não resistiu e faleceu pouco depois de chegar ao hospital. No dia seguinte, enquanto familiares se reuniam para a despedida, o inesperado aconteceu: Nick apareceu no local, sem que ninguém o tivesse levado até lá.

O cão percorreu toda a distância entre o sítio e a cidade como se soubesse que precisava estar presente para se despedir do tutor. “Eu fiquei muito surpresa e nos deparamos com algo que a gente jamais imaginava que pudesse acontecer”, contou Kátia Luiz, cunhada de Marola.

Com informações do Diário do Nordeste.

Ceará recebe 104 novos profissionais vinculados ao Mais Médicos

O Ceará recebeu 104 novos profissionais vinculados ao programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde. Eles serão recebidos em 69 municípios do Estado. A iniciativa fez parte da 2ª chamada do 41º ciclo do programa, que levou um total de 1.498 médicos a 987 cidades do País.Foto: Rafael 

No Ceará, eles vão atuar contribuindo para ampliar o acesso à atenção primária e fortalecer as equipes de Saúde da Família, com o objetivo de reduzir o tempo de espera por atendimento.

A medida atendeu a pedido dos deputados federais José Guimarães (PT), líder do Governo na Câmara dos Deputados, e Zé Airton (PT).

Guimarães, ao anunciar a medida, destacou que os profissionais vão contribuir com a saúde, principalmente, do interior do Estado. “Colocar médicos para a atenção básica e hospitais de média complexidade evita a dor, o sofrimento e mostra o compromisso do governo Lula”, disse.

De acordo com Zé Airton, o reforço na saúde no Ceará vai resolver as necessidades nos postos de saúde e UPAs em todo o Estado. “O investimento é importante para cuidar das pessoas”, concluiu.

Dentre os 69 municípios, Fortaleza e Itapajé receberão cinco profissionais; Pentecoste, Novo Oriente e Itapipoca, três médicos.

Com informações do Site Opinião CE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário