Web Radio Cultura Crato

domingo, 11 de maio de 2025

Turismo internacional no Ceará cresce 39,16% no primeiro trimestre de 2025

 


Foto Davi Pinheiro e Tatiana Fortes - Casa Civil
O Ceará vive um novo e promissor momento e cresce no setor de turismo. Dados recentes apontam que o estado recebeu 39,16% mais turistas internacionais no primeiro trimestre de 2025 em comparação com o mesmo período do ano passado. 

Foram 24.727 visitantes vindos do exterior por voos diretos, contra 17.769 em 2024, um salto expressivo que reforça a consolidação do Ceará como um destino global em ascensão.

O número já representa mais de um quarto de toda a demanda internacional registrada ao longo de 2024, demonstrando não apenas crescimento, mas aceleração no ritmo de chegada de estrangeiros. A expansão da malha aérea tem sido um dos pilares desse avanço. Atualmente, o estado conta com voos diretos para cidades estratégicas como Miami, Orlando, Buenos Aires, Lisboa, Santiago e até mesmo a Guiana Francesa, o que tem atraído um público mais diversificado.

A Europa segue como principal mercado emissor, com 64,62% dos turistas internacionais, mas o crescimento de países da América do Sul (25,11%) e da América do Norte (9,02%) mostra que o Ceará tem ampliado sua atratividade em outros continentes. Portugal lidera a lista de emissores com 21,48%, seguido pela Argentina (19,27%) e pelos Estados Unidos (8,53%). Outros países europeus, como Itália, França, Alemanha e Reino Unido, também aparecem com destaque.

Segundo o secretário do Turismo do Ceará, Eduardo Bismarck, o Ceará cresce no turismo por causa de uma política integrada de promoção internacional.

“O crescimento no turismo internacional é resultado de um esforço conjunto para promover o Ceará lá fora e ampliar nossa conectividade aérea. Como destaca o governador Elmano de Freitas, estamos comprometidos em tornar o estado uma referência mundial em turismo sustentável, competitivo e inclusivo”, afirmou.

Os dados da Polícia Federal indicam ainda que a maioria absoluta dos turistas internacionais – 90,26% – chegou ao Ceará por via aérea, enquanto 9,74% desembarcaram por cruzeiros marítimos, o que demonstra a importância da infraestrutura aeroportuária e da ampliação das rotas internacionais.

Com praias paradisíacas, rica cultura, culinária autêntica e um calendário crescente de eventos, o Ceará se consolida como um dos destinos turísticos mais dinâmicos do Brasil, com perspectivas ainda mais otimistas para o restante de 2025.

Com informações do Portal GC Mais

Com maior aporte hídrico desde 2009, mais de 35 açudes estão sangrando no Ceará

Foto Divulgação 
A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) anunciou que o estado do Ceará tem atualmente 39 açudes sangrando e ainda aporte de água importante nos 157 reservatórios monitorados pelo órgão. O volume da água deu o melhor aporte hídrico desde 2009.

No Ceará, o último reservatório a atingir a capacidade máxima foi o Orós, no dia 26 de abril. A data marcou uma coincidência histórica: a última vez que o açude havia vertido tinha sido em 27 de abril de 2011.

Com capacidade para armazenar 1,9 bilhão de metros cúbicos de água, o Orós vinha recebendo recargas significativas desde fevereiro, acumulando sucessivos aportes diários. Em 2024, o reservatório já havia encerrado o ano com 58,72% da capacidade.

Os outros dois principais reservatórios do Ceará estão em situação diferente. O Açude Banabuiú, com 36,3% da capacidade, e o Castanhão, maior do estado, com 29,8%.

Esses números indicam uma recuperação das reservas hídricas, especialmente nas bacias hidrográficas do norte do estado, que apresentam volumes acima de 70% da capacidade total.

Apesar dos avanços, a realidade na bacia hidrográfica dos Sertões de Crateús contrasta com menos de 25% de sua capacidade hídrica acumulada. Outros 30 reservatórios do Ceará apresentam volumes abaixo de 30% de sua capacidade, destacando os desafios persistentes impostos pelo clima semiárido da região, com chuvas distribuídas de forma irregular no tempo e espaço.

Com informações do Ceará Agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário