O plenário do Senado Federal aprovou, em votação simbólica, nesta quarta-feira (21), o projeto de lei que reajusta os salários de várias categorias dos servidores públicos federais. O texto agora segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Com impacto de R$ 17,9 bilhões em 2025 e de R$ 8,5 bilhões em 2026, os reajustes diferenciados por categorias cumprem acordos acertados com as diversas categorias de servidores no ano passado. Para as categorias sem acordo ou sem negociação, o texto concede aumento de 9% em 2025 e de 9% em 2026.
Por causa do atraso na aprovação do Orçamento deste ano, o reajuste deste ano começou a ser pago em maio, de forma retroativa a janeiro, com base na Medida Provisória (MP) 1.286.
Esta MP consolidou os reajustes salariais de diversas categorias e perderá a validade em 2 de junho. O texto acabou sendo replicado em projeto de lei em regime de urgência por um impasse entre a Câmara e o Senado na tramitação de MPs, e precisava ser aprovado antes do fim da validade da MP, para que os reajustes não fossem interrompidos.
Reforma administrativa
Diante da pressão de várias categorias e da falta de acordo, ainda durante a tramitação do projeto na Câmara, os parlamentares decidiram deixar parte da reestruturação de carreiras para a reforma administrativa. Somente as reestruturações que constam do texto original foram aprovadas, mas as sugestões incluídas durante a tramitação na Casa ficaram para o grupo de trabalho.
Os deputados rejeitaram cerca de 60 emendas, mas aprovaram uma que evitou a inclusão de 27 carreiras ou plano de cargos no Sistema de Desenvolvimento da Carreira (Sidec), que unifica as regras para incorporar gratificações com base em avaliações de desempenho. Os senadores mantiveram essas alterações.
Com 45 dias para apresentar uma proposta e um representante de cada partido, o grupo de trabalho da reforma administrativa discutirá os seguintes temas:
- progressão funcional;
- enquadramentos;
- alterações de nomenclatura de cargos;
- concessões de outros reajustes;
- criação de carreiras não previstas no texto original.
Por Agência Brasil
Lançada a programação da nova FM de Juazeiro: JM 107,1 Mhz, a primeira adulta contemporânea do Cariri
Juazeiro do Norte está ganhando mais uma emissora de rádio que vai compor o Sistema Vale de Comunicação. As apresentações da proposta e da programação da Rádio JM 107,1 aconteceram na noite de quinta-feira (29) no auditório do Iuá Hotel. A mesma já está no ar há algumas semanas, em fase experimental, e a programação começa prá valer dia 8 de junho no seu moderno stúdio montado na Rua Monsenhor Esmeraldo no mesmo prédio onde funciona a Vale FM (99,9 Mhz) no bairro Franciscanos.
Trata-se de uma parceria que reúne o radialista e promotor de eventos, Jota Rodrigues, e o empresário Mauro Macedo, o “Maurinho”, um apaixonado pela comunicação. Como definiram, será uma rádio adulta contemporânea focada em boa música baseada na mesclagem dessa contemporaneidade, clássicos de outras décadas reunindo canções nacionais e internacionais de gêneros variados, além de informações a todo instante 24 horas no ar.
O lançamento da nova emissora reuniu vários empresários caririenses e profissionais da Vale FM, que já traz consigo a marca de emissora mais ouvida no Sul do Ceará. A JM 107,1 é resultante do processo de migração da antiga Verde Vale AM perante o Ministério das Comunicações. De acordo com Jota Rodrigues, já é possível captá-la, também, pela Internet em Rádios Net e Tudo Rádio.
Ele acrescentou que será uma emissora Classe E, sendo única no Cariri com tal classificação. Disse mais estar tecnicamente bem acima do padrão observado no Ceará com equipamentos de última geração, a partir do seu transmissor com 10 KW de potência. Ele vai mandar o som limpo e cristalino para a torre instalada na Colina do Horto, o ponto mais alto de Juazeiro.
Nisso, garantirá um raio de penetração na ordem de 200 Km fazendo chegar o som a cinco estados nordestinos: Ceará, Pernambuco, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte. De acordo com Maurinho, o estilo da rádio deve ocupar um espaço órfão no mercado mirando num público qualificado que, segundo o Ibope, supera a marca dos 50% das pessoas pesquisadas.
Durante o encontro foi apresentada a equipe de locutores começando por Jota Rodrigues que, também, vai dirigir a emissora. Além dele, os radialistas Paulo Silva, Bell Santana (uma aposta da emissora nessa jovem comunicadora que é filha da consagrada locutora da Rádio Tempo FM, Lucinete Santana), Alan Duarte e Farias Junior. Não haverá jornais, mas a inserção de notícias sobre os mais variados temas no decorrer da programação.

Nenhum comentário:
Postar um comentário