Web Radio Cultura Crato

quarta-feira, 28 de maio de 2025

Governo visitará obras da transposição do Rio São Francisco no Ceará e em outros três estados

 


Foto Marcelo Camargo/Agência Brasil
Uma comitiva denominada “Caminho das Águas”, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, iniciou uma série de vistorias e visitas técnicas a obras da Transposição do Rio São Francisco, em municípios de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. As visitas devem durar cerca de quatro semanas.

Neste último domingo (25), o ministro Waldez Góes esteve na Estação de Bombeamento 1, em Cabrobó (PE), ponto onde começa a captação das águas do rio para a transposição no eixo norte. A obra foi concluída em 2015 e deve passar por melhorias. Atualmente, o local conta com dois conjuntos de motobombas, com capacidade de quase 25 metros cúbicos por segundo, e passará por duplicação.

A ordem de serviço para o início das obras dessa e de outras duas estações de bombeamento será assinada amanhã (28) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que estará no município de Salgueiro, em Pernambuco

“São muitos projetos e muitas ordens de serviço que serão dadas e é importante que a gente não só aumente a infraestrutura hídrica, disponibilizando água às pessoas, para o consumo e a produção de alimentos, mas cuide também do Velho Chico e isso tudo está na programação da comitiva”, destacou o ministro.

Outra parada da comitiva foi para conhecer a Barragem da Serra do Livramento, que tem capacidade máxima de quase 19 milhões de metros cúbicos.

TRANSPOSIÇÃO

O projeto de transposição do Rio São Francisco foi iniciado em 2007. Atualmente é composto por 477 quilômetros de extensão, organizados em dois eixos de transferência de água: Norte, com 260 quilômetros, e Leste, com 217. Já recebeu investimentos de R$ 12 bilhões quando se incluem seus sistemas complementares de distribuição dos recursos hídricos.

Com informações do Site Opinião CE.

Virginia e Zé Felipe anunciam fim do casamento

Foto Reprodução
A influenciadora Virginia e o cantor Zé Felipe anunciaram o término do relacionamento na noite desta terça-feira (27). 

Os dois são pais de três filhos: Maria Alice, Maria Flor e José Leonardo. Em publicação nas redes sociais, compartilhada pela dupla, pediram para nenhuma história ser criada sobre o ocorrido.

"Decidimos que seremos amigos para cuidar do nosso maior bem, nossas bençãos enviadas por Deus, os nossos três filhos. Não estarmos juntos como casal, nunca será motivo para não darmos valor a tudo que construímos, uma família linda. Vivemos isso intensamente, nos aproximamos, descobrimos a alegria de sermos pais e fomos cúmplices em cada momento. Torcemos um pelo outro e assim seguiremos", escreveram.

Os dois declararam que estão optando pela honestidade sobre o ocorrido. "Não julguem e não criem histórias. Somos humanos e estaremos sempre em busca da felicidade plena, a mesma que um dia vivemos", acrescentaram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário