Web Radio Cultura Crato

quarta-feira, 21 de maio de 2025

Energia furtada no Ceará em 2024 abasteceria por um ano Caucaia, Maracanaú, Sobral e Juazeiro do Norte

 


Foto Divulgação / Enel
A Enel Ceará divulgou, nesta terça-feira (20), o balanço de furtos de energia durante o ano de 2024. Segundo os dados da distribuidora, o furto da eletricidade no período abasteceria Caucaia, Maracanaú, Sobral e Juazeiro do Norte por um ano.

No total, o índice dos popularmente conhecidos como ‘gatos’ atingiu 1,42 TWh (Terawatt-hora). Além de ser crime, a ação representa um grave risco à segurança da população, alerta a Enel.

Entre janeiro e abril deste ano, mais de 11 mil casos foram identificados em todo o Ceará. No período, foram realizadas 46.550 fiscalizações técnicas e, com o apoio da Secretaria da Segurança Pública do Estado, 80 operações especiais, que resultaram em 27 prisões em flagrante.

Já em 2024, as ações de fiscalização identificaram 38.307 casos de fraude na rede elétrica, após mais de 156 mil inspeções técnicas e 135 operações conjuntas, que prenderam em flagrante de 37 pessoas.

PENALIZAÇÃO E FISCALIZAÇÃO

Com pena prevista de um a oito anos de reclusão, o furto de energia, segundo a Enel, afeta diretamente a qualidade do serviço prestado pela companhia e causa acidentes não somente com aqueles que manipulam a rede elétrica indevidamente.

Além das inspeções rotineiras, a distribuidora também realiza operações especiais em todo o estado, com apoio dos órgãos de segurança, com foco em comércios, restaurantes, condomínios, entre outros.

INTERFERÊNCIA

O sistema elétrico é projetado para suportar uma demanda previamente estimada, explica a distribuidora. Com o furto de energia, o consumo irregular não é dimensionado, provocando superaquecimento de equipamentos, sobrecargas e curtos-circuitos, comprometendo a prestação do serviço.

Outro impacto direto é o aumento no custo da energia elétrica para os consumidores regulares, sendo que, um percentual da energia furtada (Perdas não Técnicas) é reconhecida na tarifa durante o processo de revisão tarifária realizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

“É importante pontuar que parte dessa energia furtada vai para a tarifa e acaba sendo paga pelos outros consumidores, o que pode impactar a conta daqueles que não cometem o crime”, explica Eduardo Gomes, responsável de Leitura e Inspeções da Enel Ceará.

DENÚNCIAS

Para denunciar o furto de energia, basta acessar o aplicativo Enel Ceará, que pode ser baixado gratuitamente para iOS (http://goo.gl/quLoH9) e Android (http://goo.gl/pjQpNS), ou ligar para a Central de Atendimento (0800 285 0196). Não é necessário se identificar.

Com informações do Diário do Nordeste.

terça-feira, 20 de maio de 2025

Vacinação contra a gripe no Ceará é liberada para todos os públicos a partir desta terça-feira (20)

 

Vacina para gripe está disponível nos postos de saúde e unidades do Vapt Vupt

A partir desta terça-feira (20), toda a população cearense acima de 6 meses poderá receber a vacina contra a gripe. O anúncio foi feito pelo governador Elmano de Freitas na tarde desta segunda-feira (19). “É fundamental a imunização, principalmente, neste período de maior ocorrências da doença. Vacinar é um ato de cuidado com você e com os outros”, disse.

vacinação contra influenza no Ceará começou em 31 de março, atendendo ao grupo prioritário – crianças a partir de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos com 60 anos ou mais e gestantes – além de, desta vez, incluir profissionais dos Correios. A vacina contra a gripe integra o Calendário Nacional de Vacinação.

Segundo o secretário executivo de Vigilância em Saúde, Antonio Silva Lima Neto, o objetivo é imunizar o maior número possível de pessoas. “A população pode buscar as doses nos postos de saúde dos municípios e nos Vapt Vaput Antônio Bezerra, Messejana e Papicu”, destacou.

Ao todo, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) já recebeu mais de 2,2 milhões doses do imunizante, enviadas pelo Governo Federal e distribuídas aos 184 municípios cearenses.

Para ser imunizado, é preciso levar um documento de identificação e, se possível, a caderneta de vacinação. A vacina oferecida protege contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B, podendo ser aplicada simultaneamente a outras vacinas do calendário básico de imunização.

Por Kelly Garcia/Sesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário