Web Radio Cultura Crato

segunda-feira, 19 de maio de 2025

Puxados pelas mulheres, casamentos homoafetivos batem recorde no Brasil

 


Foto Amanda Francelino/Arquivo Pessoal
O número de uniões entre pessoas do mesmo sexo bateu um novo recorde em 2023: foram 11.198 registros, segundo dados divulgados nessa sexta-feira (16) pelo IBGE.

Trata-se do maior índice desde 2013, quando o Conselho Nacional de Justiça garantiu o direito ao casamento civil para a população LGBTQIA+.

Na contramão da tendência geral, os casamentos homoafetivos cresceram 1,6% em relação a 2022 — impulsionados pelas uniões entre mulheres, que aumentaram 5,9%. Já os casamentos entre homens caíram 4,9%.

Os casais homossexuais se unem mais tarde: elas, aos 32,7 anos (ante 29,2 das que se casam com homens). Eles, aos 34,7 (ante 31,5 dos que se casam com mulheres.) O número de casamentos voltou a cair no Brasil em 2023.

Com informações do Site Iguatu Notícias.

Jovem morre afogada em açude ao tentar salvar amiga, no interior do Ceará

Foto gerada por IA com base nas informações.

Uma manhã de lazer entre amigos terminou em tragédia neste último sábado, 17, na zona rural de Quixeramobim. 

A jovem Lívia Larissa dos Anjos, de 21 anos, morreu afogada em um açude nas proximidades da Serra do Meio, após entrar na água na tentativa de salvar uma amiga que estaria em perigo. 

Segundo informações, o grupo havia combinado de se reunir no local para um banho. No entanto, o passeio se transformou em desespero quando uma das jovens começou a se afogar. Lívia, em uma atitude heroica, tentou socorrê-la, mas acabou desaparecendo nas águas.

O Corpo de Bombeiros foi acionado imediatamente após o incidente. O corpo de Lívia foi localizado e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para identificação e liberação à família. A Polícia Civil está investigando as circunstâncias do caso.

Lívia trabalhava em uma fábrica de calçados local e era mãe de uma criança pequena. Sua morte causou comoção entre amigos, colegas de trabalho e moradores da cidade. Ela é lembrada como uma jovem batalhadora, dedicada à família e muito querida por todos que a conheciam.

Com informações do Site Revista Central.

Nenhum comentário:

Postar um comentário