Web Radio Cultura Crato

quarta-feira, 21 de maio de 2025

Três mortes em acidentes no Cariri e um homicídio no fim de semana

 

 

De acordo com levantamento feito pelo Site Miséria, três mortes aconteceram no domingo e outra na madrugada desta segunda-feira.
Demontier Tenório. (Foto: Reprodução) site miséria

Paulo morreu após acidente com moto no Crato e “Sorriso” assassinado a tiros em Juazeiro

Caiu de seis para quatro o número de mortes violentas na comparação entre os dois últimos finais de semana na região do Cariri. Neste, foram três em virtude de acidentes de trânsito e um homicídio com corpos de Crato, Várzea Alegre, Milagres e Juazeiro. De acordo com levantamento feito pelo Site Miséria, três mortes aconteceram no domingo e outra na madrugada desta segunda-feira.

Por volta das 4 horas da madrugada de domingo, Paulo Rafael Pereira de Lima, de 33 anos, que residia no Sítio Riacho Fundo na zona rural de Crato, morreu no Hospital São Camilo. Ele tinha sido socorrido duas horas antes pelo SAMU após acidente com sua moto quando trafegava pela estrada do Distrito de Monte Alverne na direção de sua residência.

Cerca de duas horas depois Clécio Bezerra, que faria 21 anos nesta quinta-feira (22), morreu ao bater sua moto numa árvore no canteiro central da BR-230 (Bairro Alto do Tenente) em Várzea Alegre. Com o impacto da batida, partiram o guidão junto com o garfo do veículo. O seu colega de viagem foi socorrido ao Hospital São Raimundo Nonato de Várzea Alegre em estado grave.

Já às 11h30min, ainda no domingo, o comerciante Geovani Magalhães de França, de 19 anos, morreu num dos leitos do Hospital Regional do Cariri (HRC) em Juazeiro. Ele residia no Sítio Unha de Gato na zona rural de Milagres, onde se envolveu num acidente de trânsito ao cair de sua moto na noite do último dia 28 de abril na BR-116, na área do Triângulo de Milagres, morrendo exatamente 20 dias depois.

Às duas horas da madrugada desta segunda-feira Geovani Vieira da Silva, de 35 anos, o “Sorriso”, foi morto a tiros perto de sua casa na Rua Caminho do Horto (Horto) em Juazeiro. Em 2012 ele foi acusado de estupro de vulnerável e, em agosto de 2015, tentou estuprar uma idosa de 63 anos, na Rua do Horto. Um mês depois estuprou idosa de 80 anos na casa da vítima, no bairro Salgadinho, e ainda roubou o celular dela.

Quantos ovos comer por dia para ter proteína suficiente?

As proteínas são fundamentais para a construção dos tecidos do corpo, e os ovos são uma das melhores fontes desse nutriente. Mas quantos ovos você precisa comer por dia para atingir a quantidade ideal?

A resposta varia conforme o peso e a dieta de cada pessoa, mas especialistas têm recomendações baseadas em médias populacionais.

Além disso, o consumo excessivo de ovos pode causar problemas de saúde, como sobrecarga nos rins e desconforto intestinal. Entenda como equilibrar sua ingestão.


Por que as proteínas são tão importantes?

As proteínas são nutrientes essenciais porque ajudam na construção e renovação dos tecidos do corpo. Mesmo sem exercícios, a pele e outros tecidos se renovam diariamente.

Os ovos são uma excelente fonte de proteína de alto valor biológico, ou seja, contêm todos os aminoácidos que o corpo precisa. Por isso, são uma opção eficiente para a dieta.


Quantidade diária recomendada de proteína

Segundo o Ministério da Saúde e a OMS, um adulto deve consumir 0,8 a 1 grama de proteína por quilo de peso. No Brasil, a média é 79,8 kg (homens) e 69,6 kg (mulheres).

Isso significa que um homem médio precisa de cerca de 64 a 80 gramas de proteína por dia, enquanto uma mulher precisa de 56 a 70 gramas. Mas como os ovos entram nessa conta?


Quantos ovos equivalem à proteína diária?

Um ovo normal tem cerca de 6 gramas de proteína. Se uma pessoa consumisse apenas ovos para suprir suas necessidades, seriam necessários cerca de 10 ovos por dia.

No entanto, a maioria das pessoas consome proteínas de outras fontes, como carnes, laticínios e leguminosas. Por isso, um ovo por dia já pode ajudar a complementar a dieta.


Riscos do excesso de ovos na alimentação

Comer muitos ovos pode sobrecarregar os rins devido ao excesso de proteína. Além disso, pode causar desconforto intestinal em algumas pessoas.

As recomendações são baseadas em médias, mas cada pessoa tem necessidades diferentes. Fatores como idade, atividade física e saúde influenciam.

Para um planejamento personalizado, o ideal é consultar um nutricionista. Ele poderá indicar a quantidade exata de ovos e outras fontes proteicas para você.


Com informações de NSC Total

Nenhum comentário:

Postar um comentário