Web Radio Cultura Crato

terça-feira, 20 de maio de 2025

Vacina contra a gripe é liberada para toda a população no Ceará a partir desta terça-feira (20)

 


Foto Prefeitura de Fortaleza
A partir desta terça-feira (20), a vacina contra a gripe está liberada para todas as pessoas com mais de seis meses de idade no Ceará. A ampliação da imunização foi anunciada pelo governador Elmano de Freitas nas redes sociais nesta segunda-feira (19).

A aplicação do imunizante está disponível nos três Vapt Vupt do Governo do Estado, localizados nos bairros Papicu, Messejana e Antônio Bezerra, em Fortaleza, além dos postos de saúde municipais em todo o estado.

Segundo a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), a campanha é fundamental para conter o avanço da gripe, especialmente durante o período de maior circulação do vírus. A vacinação é considerada uma medida eficaz para reduzir casos graves e internações.

O Estado já recebeu mais de 2,2 milhões de doses da vacina, enviadas pelo Governo Federal e distribuídas aos 184 municípios cearenses. A meta da Sesa é vacinar, no mínimo, 90% do público prioritário, estimado em 3,6 milhões de pessoas.

Com informações do Portal GC Mais

Três dos seis casos de gripe aviária investigados no Brasil deram negativo

Foto Agência Brasil 
Em coletiva na noite desta segunda-feira (19), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, atualizou as informações sobre os casos de gripe aviária no Brasil. Segundo o dirigente, dos seis casos em análise, três deram negativo.

Os outros três em investigação aguardam resultados, disse o chefe da pasta. Dois casos foram registrados em granjas comerciais, em Ipumirim (SC) e em Aguiarnópolis (TO).

Quatro casos estão sendo apurados em criações domésticas para consumo próprio, em Nova Brasilândia (MT), Salitre (CE), Gracho Cardoso (SE) e Triunfo (RS).

CASOS E RISCOS

O primeiro caso de gripe aviária em granjas comerciais do país foi confirmado na última quinta-feira (15), em Montenegro, no estado gaúcho.

O segundo foco também foi identificado no estado, mas em aves silvestres no Zoológico de Sapucaia do Sul.

Na coletiva de hoje, Carlos Fávaro salientou que o risco da gripe é para quem teve contato com os animais infectados.

“O maior risco é quem manuseia. Os colaboradores da granja estão isolados e em monitoramento. Fora quem manuseia é muito difícil contaminação e consumir o alimento não traz risco”, disse.

Com informações da Agência Brasil, via Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário