Web Radio Cultura Crato

sábado, 24 de maio de 2025

No Ceará, mais de 131 mil eleitores terão títulos cancelados por falta de regularização

 


Foto Divulgação/ TSE
Segundo informações divulgadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE), somente no Ceará, mais de 131 mil eleitores terão seus títulos cancelados por falta de regularização dentro do prazo, que se encerrou em 19 de maio. A medida abrange pessoas que faltaram às urnas nas três últimas eleições, sem justificativa ou pagamento das multas correspondentes.

Cidadãos com inscrição eleitoral cancelada são orientados a solicitar a regularização do título o quanto antes, considerando as consequências da irregularidade à vida civil, como o impedimento de votar e possíveis bloqueios de empréstimos, de emissões de documentações e de matrículas em instituições de ensino.

A resolução de pendências pode ser feita por meio do Autoatendimento Eleitoral, com a apresentação da documentação necessária, ou diretamente em postos de atendimento do TRE-CE e cartórios eleitorais.

A Justiça Eleitoral informou que não fará comunicação individual sobre o cancelamento. Por isso, é responsabilidade do eleitor verificar sua situação, acessando o site do TRE-CE. Caso haja débito, será necessário quitá-lo. No entanto, o pagamento de multa não reverte o cancelamento, sendo necessário requerer a regularização do título eleitoral

Com informações do Site Opinião CE.

Maior produtor de camarão do Brasil, Ceará deve ultrapassar 100 mil toneladas em 2025

Foto Thiago Gadelha
Maior produtor de camarão do Brasil, o Ceará deve crescer ainda mais a criação do animal ao longo de 2025. A expectativa é que o Estado supere a marca de 100 mil toneladas de camarão produzidas ao longo do ano.

A projeção é da Associação de Produtores de Camarão do Ceará (APCC) e da Cooperativa dos Produtores de Camarão do Ceará (Copacam).

A produção cearense em 2024 chegou a 88 mil toneladas, segundo Luiz Paulo Sampaio, presidente das entidades. Ele conversou com o Diário do Nordeste, durante o Água Innovation, que acontece até esta sexta-feira (23) em Limoeiro do Norte

O Ceará concentra mais da metade da produção de camarão em território brasileiro.

Conforme o último dado oficial do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referente à produção de 2023, seis em cada dez camarões consumidos pelos brasileiros têm origem cearense.

A liderança da produção é mantida com folga. O segundo maior estado produtor, Rio Grande do Norte, contabilizou 24 mil toneladas do crustáceo em 2023.

O crescimento em 2025 deve ser resultado da expansão do parque de produção cearense. Um dos empreendimentos prósperos deve ser instalado em Itarema, no litoral oeste do Ceará.

Luiz Paulo Sampaio destaca também a expansão contínua dos pequenos produtores, que já somam mais de 2 mil pequenas fazendas de camarão em todo o Estado.

“Temos muito forte o perfil dos micro e pequenos produtores, pessoas que estão migrando de outras atividades para criar camarão. Há uma necessidade de organização das pequenas fazendas, que não conseguem pedir licenciamentos ambientais com a mesma velocidade, por isso a importância das cooperativas”, afirma.

Com informações do Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário