Web Radio Cultura Crato

segunda-feira, 26 de maio de 2025

Voo com mais 103 brasileiros deportados dos Estados Unidos chega ao Ceará

 


Foto Fábio Munhoz/CNN
Mais 103 brasileiros repatriados dos Estados Unidos desembarcaram, neste último sábado (24),, no Aeroporto Internacional de Fortaleza. São 90 homens e 13 mulheres. 

Mais de um terço, entre 18 e 29 anos. Três deles têm restrições com a Justiça brasileira e, por isso, foram mantidos sob custódia da Polícia Federal. 

Após essa primeira parada, 76 deportados seguiram para o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, em um avião da Força Aérea Brasileira.

Desde fevereiro, o Brasil recebeu 783 repatriados em situação de vulnerabilidade no exterior, principalmente dos Estados Unidos.

O Ministério dos Direitos Humanos integrou a operação interministerial para a recepção dos brasileiros.

O acolhimento contou com estrutura humanizada, por meio do apoio da Polícia Federal e dos ministérios da Saúde, Justiça, Relações Exteriores, Defesa, Desenvolvimento e Assistência Social, além dos governos do Ceará e de Minas Gerais.

Os repatriados receberam kits de higiene, alimentação, apoio psicossocial e acesso a serviços públicos essenciais, como o Sistema Único de Assistência Social, Sistema Único de Saúde, Defensoria e atendimento consular.

Àqueles que não tinham onde ficar ao desembarcar no país, foi disponibilizado um local de acolhimento provisório. As passagens de ônibus para o retorno às cidades de origem também foram custeadas, em uma parceria com a Agência Nacional de Transportes Terrestres.

Com informações da Agência Brasil.

Filho é preso no interior do Ceará por suspeita de matar o pai idoso por conta de terras e herança

Foto Polícia Civil/ Divulgação
Um homem foi preso na manhã deste último sábado (24), na localidade de Alto Alegre, em cumprimento a um mandado de prisão preventiva contra ele por suspeita de matar o próprio pai, de 84 anos, na cidade de Campos Sales, no interior do Ceará.

O crime ocorreu no dia 12 de dezembro de 2024. Na época, o suspeito tentou simular que a morte do genitor teria sido um acidente. Além da idade avançada, a vítima tinha problemas de visão.

Conforme a Polícia Civil, no dia do crime, o idoso saiu de casa pela manhã, como de costume, para ir ao local do plantio, levando uma foice e uma roçadeira.

Como ele demorou a retornar à casa, uma das filhas ficou preocupada e foi em busca do homem, refazendo todo o trajeto dele. A mulher localizou o pai sem vida em uma plantação, caído sobre a roçadeira, com lesões na cabeça e no pescoço.

Investigação

A suspeita inicial dos investigadores era de que o idoso teria tido um mal súbito e, por essa razão, caiu de bruços sobre a roçadeira que costumeiramente utilizava para se apoiar, indo a óbito.

Contudo, o laudo pericial demonstrou que as lesões encontradas no corpo da vítima eram incompatíveis a uma queda sobre a roçadeira.

Investigações conduzidas pela Delegacia Regional de Juazeiro do Norte comprovaram que havia uma a disputa do suspeito pela divisão das terras da família e antecipação da herança.

"O filho teria provocado a morte do próprio pai e simulado toda a situação para que o local do crime parecesse acidente. Ele, inclusive, chegou a postar pelas redes sociais informando que a morte seria um acidente", disse a Polícia Civil.

Em posse da decisão judicial, os policiais da Delegacia Regional de Juazeiro do Norte capturaram o homem em casa, na localidade de Sítio Margarida, zona rural de Campos Sales. Ele não resistiu à prisão.

A polícia também cumpriu mandados de busca e apreensão na localidade de Alto Alegre, em Campos Sales e no Sítio Baixa Branca, zona rural de Salitre.

Com informações do G1 Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário