Web Radio Cultura Crato

sábado, 10 de maio de 2025

INSS divulga calendário de devolução de R$ 292,7 milhões a aposentados no Brasil

 


Foto Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou, nesta sexta-feira (9), o calendário de pagamento para os aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos em seus contracheques. O órgão vai devolver cerca de R$ 292,7 milhões para os beneficiários entre os dias 26 de maio e 6 de junho.

Segundo o INSS, os valores a serem restituídos referem-se a mensalidades de abril descontadas por sindicatos e associações, mesmo após o bloqueio dessa modalidade de desconto. O bloqueio havia sido determinado judicialmente, mas algumas entidades continuaram a efetuar os descontos irregularmente.

NOTIFICAÇÃO QUANTO AOS DESCONTOS

Além do calendário de pagamento, o INSS informou, na quinta-feira (8), que irá notificar, a partir de terça-feira (13), mais de 9 milhões de beneficiários que tiveram descontos em contracheques nos últimos anos. Esses descontos podem ter sido decorrentes de fraudes envolvendo descontos irregulares. Essas pessoas serão contatadas pelo INSS e deverão informar se as operações de desconto foram autorizadas por elas ou não.

CONFIRA O CALENDÁRIO DE RESSARCIMENTO

PARA QUEM RECEBE UM SALÁRIO MÍNIMO

Final do benefício 1: 26 de maio
Final do benefício 2: 27 de maio
Final do benefício 3: 28 de maio
Final do benefício 4: 29 de maio
Final do benefício 5: 30 de maio
Final do benefício 6: 2 de junho
Final do benefício 7: 3 de junho
Final do benefício 8: 4 de junho
Final do benefício 9: 5 de junho
Final do benefício 0: 6 de junho

PARA QUEM RECEBE ACIMA DE UM SALÁRIO MÍNIMO

Final do benefício 1 e 6: 2 de junho
Final do benefício 2 e 7: 3 de junho
Final do benefício 3 e 8: 4 de junho
Final do benefício 4 e 9: 5 de junho
Final do benefício 5 e 0: 6 de junho

Com informações do Diário do Nordeste.

Homem é preso no Amazonas suspeito de maltratar e estuprar a própria mãe de 98 anos

Foto Reprodução
Um homem de 50 anos foi preso, nessa última quinta-feira (8), em Manacapuru, no Amazonas, suspeito de estuprar a própria mãe, de 98 anos. Segundo os vizinhos, que chamaram a polícia, a mulher gritava por socorro todas as noites.

Segundo a Polícia Civil do Amazonas, o suspeito foi detido na casa onde morava com a mãe. Além do abuso sexual, ele também é suspeito de explorar financeiramente a mãe, tendo penhorado a aposentadoria da idosa para pagar dívidas.

O cartão foi recuperado, e por meio de exames médicos foi confirmada a violência sexual. O suspeito também foi denunciado por manter a vítima em condições desumanas.

Os agentes policiais, ao chegarem ao local, encontraram a idosa deitada em um colchão sujo, com hematomas e ferimentos pelo corpo, e vestia a única roupa disponível na casa.

A idosa disse em depoimento que havia sido violentada pelo filho durante a madrugada, com ele puxando seus cabelos. Ela então acabou batendo a cabeça contra a parede durante o estupro. No relato, a vítima também disse que sentia dores e fome, pois vinha sendo alimentada apenas com um punhado de farinha misturada com água.

Agora, o homem responderá por estupro de vulnerável, maus-tratos e apropriação de rendimentos de pessoa idosa. A polícia irá solicitar a prisão preventiva e assim ficar à disposição da justiça.

Com informações do Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário