Web Radio Cultura Crato

sexta-feira, 16 de maio de 2025

Delegações russa e ucraniana chegam ao local das negociações na Turquia

 


 

Comboios de veículos transportando delegações ucranianas e russas chegaram ao escritório de trabalho da presidência turca no Palácio Dolmabahçe nesta sexta-feira (16), antes das primeiras negociações de paz diretas em mais de três anos.

O encontro em Istambul, seria um sinal de progresso diplomático entre as partes em conflito, que não se encontravam pessoalmente desde março de 2022, mês seguinte à invasão russa.

As expectativas de um avanço, já baixas, foram ainda mais abaladas na quinta-feira (15), quando o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que não haveria progresso sem um encontro entre ele e o presidente russo, Vladimir Putin.

Trump, encerrando uma viagem ao Oriente Médio e retornando a Washington, declarou nesta sexta-feira que se encontraria com o líder russo “assim que pudermos marcar”.

No domingo (11), Putin propôs conversas diretas com a Ucrânia na Turquia, mas rejeitou o desafio do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, de encontrá-lo pessoalmente e, em vez disso, enviou uma equipe de autoridades de médio escalão para as negociações.

Zelensky afirmou que a decisão do líder do Kremlin de não comparecer, mas de enviar o que chamou de uma escalação “decorativa”, mostrou que o líder russo não levava a sério o fim da guerra.

A Rússia acusou a Ucrânia de tentar “dar um show” nas negociações.

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, que também voou para Istambul nesta sexta-feira (16), disse a repórteres na noite anterior que, com base no nível das equipes de negociação, um avanço era improvável.

Fonte: CNN Brasil

Nova fase de operação da PF mira operador financeiro no INSS


Polícia Federal (PF) cumpriu, nesta quarta-feira (14), dois mandados de busca e apreensão dentro da Operação Sem Desconto, que investiga um esquema nacional de descontos irregulares de mensalidades de associações em aposentadorias e pensões pagas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Nesta nova fase da operação, os mandados judiciais foram autorizados pela 10ª Vara Federal da Seção Judiciária da Justiça Federal no Distrito Federal. De acordo a PF, os dois mandados estão sendo cumpridos no município de Presidente Prudente (SP).

O objetivo desta fase é apurar a atuação de um operador financeiro ligado a uma das entidades investigadas. O operador financeiro é suspeito de ter adquirido veículos de alto valor com recursos vindos de fraudes contra aposentados e pensionistas do órgão.

No fim de abril , a PF e Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram a Operação Sem Desconto para desarticular este esquema de descontos irregulares que causou prejuízos bilionários nos benefícios recebidos pelos segurados da previdência social.

Ao menos 8 meses antes desta operação conjunta da PF com a CGU, a Auditoria-Geral do INSS já tinha identificado inconsistências e irregularidades em parte dos acordos assinados com organizações da sociedade civil.

Por Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário