O presidente Donald Trump anunciou nesta segunda-feira (3) que irá pausar por um mês a nova tarifa de 25% sobre produtos que entram nos Estados Unidos vindos do México, após a presidente mexicana Claudia Sheinbaum concordar em enviar imediatamente 10.000 soldados para a fronteira norte de seu país para prevenir o tráfico de drogas.
O anúncio da pausa veio dois dias após Trump impor tarifas de 25% sobre produtos do México e do Canadá, além de uma tarifa de 10% sobre produtos importados da China.
Trump disse em uma postagem nas redes sociais que ele e Sheinbaum conversaram na manhã de segunda-feira.
“Concordamos em pausar imediatamente as tarifas previstas por um período de um mês, durante o qual teremos negociações lideradas pelo Secretário de Estado Marco Rubio, pelo Secretário do Tesouro Scott Bessent e pelo Secretário de Comércio Howard Lutnick, além de representantes de alto nível do México”, escreveu Trump na postagem.
“Estou ansioso para participar dessas negociações com a presidente Sheinbaum, enquanto tentamos alcançar um ‘acordo’ entre nossos dois países”, acrescentou Trump.
Sheinbaum havia divulgado a pausa inicialmente em uma postagem na rede social X.
“Tivemos uma boa conversa com o presidente Trump, com grande respeito pela nossa relação e soberania; chegamos a uma série de acordos”, escreveu Sheinbaum no tweet, de acordo com uma tradução do espanhol.
Ela também escreveu: “Os Estados Unidos estão comprometidos em trabalhar para prevenir o tráfico de armas de alto calibre para o México”.
(Gazeta Brasil)
Ceará registra em janeiro de 2025 quase o dobro da média histórica de chuvas para o mês
![]() |
| Foto Marciel Bezerra / Funceme |
O Ceará registrou, em janeiro de 2025, uma média de chuvas de 193,2 milímetros, equivalente a quase o dobro da média histórica para o mês. Os dados são divulgados a partir do monitoramento feito pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Conforme os dados, o normal esperado para o período é de 99,8 mm, na média de chuvas para o mês, e janeiro de 2025 registrou 193,2 mm, equivalente a 93,6% a mais do que isso. Trata-se do janeiro mais chuvoso no estado desde 2011, quando foi registrada uma média de 213,3 mm.
O mês de janeiro integra a pré-estação, com a quadra chuvosa tendo iniciado no último sábado (1º), com o começo do mês de fevereiro. Ela se estende até o mês de maio.
Os levantamentos da Funceme apontam que o prognóstico para a quadra chuvosa no Ceará é de 45% de chances de chuvas dentro da média para o período. A perspectiva é de que as precipitações se concentrem na região noroeste do estado.
Para além disso, há condições de existência do fenômeno La Niña. Esse fenômeno meteorológico, que diz respeito às temperaturas dos oceanos, é historicamente associado a boas chuvas no estado. O relatório da Fundação destaca que as condições são observadas no oceano Pacífico equatorial central, mesmo que ainda não haja oficialmente declaração de órgãos de meteorologia internacionais sobre essa incidência.
Com informações do Portal GC Mais.


Nenhum comentário:
Postar um comentário