Web Radio Cultura Crato

domingo, 9 de fevereiro de 2025

Operação policial na divisa do Ceará com Pernambuco cumpre 15 mandados de prisão

 

Foto Divulgação/ SSPDS

Uma operação policial desenvolvida pelas polícias do Ceará e de Pernambuco, na divisa dos dois estados, cumpriu 15 mandados de prisão e 11 mandados de busca e apreensão, contra suspeitos de crimes diversos, somente na última sexta-feira (7). 

A Operação Divisa Integrada, que tem os objetivos de prender foragidos e de combater o tráfico de drogas, segue até domingo (9).

556 agentes de segurança participam da Operação. Segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), 8 mandados de prisão foram cumpridos por policiais dos dois estados; 6 mandados cumpridos apenas pela Polícia Civil do Ceará (PCCE); e um mandado cumprido pela Secretaria da Administração Penitenciária e de Ressocialização do Ceará (SAP-CE).

Os trabalhos policiais, coordenados pela SSPDS-CE e pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE), ocorrem nas cidades cearenses de Brejo Santo, Crato, Juazeiro do Norte, Penaforte, Mauriti, Araripe, Campos Sales, Barbalha, Nova Olinda e Jardim; e nos municípios pernambucanos de Exu, Araripina, Ipubi, Salgueiro e São José do Belmonte.

Os objetivos da Operação, segundo a SSPDS, são realizar "efetivar prisões em flagrante, cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão e apreender armas de fogo e brancas. Por outro lado, o combate ao tráfico de drogas é um dos principais focos da operação e elemento central no enfrentamento aos grupos criminosos, uma vez que está relacionado a diversos outros crimes, desde tráfico de armas e homicídios, a lavagem de dinheiro e a extorsão".

Participam da Operação policiais civis e militares e bombeiros militares dos dois estados, com apoio da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer-SSPDS/CE) e do Grupamento Tático Aéreo (GTA-SDS/PE), da Polícia Federal (PF) e da SAP-CE.

Com informações do Diário do Nordeste.

Saiba como o Ceará se tornou um dos estados mais afetados pelo calor extremo

Foto Getty Images via BBC
Que o Ceará está mais quente, dá para sentir na pele - literalmente. Mas, uma pesquisa da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) colocou em números o aumento alarmante da temperatura no estado.

Ao longo dos últimos 63 anos, de 1961 a 2023, a temperatura no Ceará aumentou em 1,8°C. O valor é superior à média global de 2024. Os dados foram divulgados pela Funceme após um estudo sobre a tendência da temperatura do ar no estado.

De acordo com Francisco Vasconcelos Junior, um dos pesquisadores responsáveis pelo estudo, esse “aquecimento resulta de um conjunto de fatores interligados, com destaque para o aquecimento global, o desmatamento e a urbanização”. Em resumo, houve um aumento médio de 0,3°C a cada década no estado.

Já o ano mais quente registrado no Ceará foi 2021. Ainda não é possível saber qual foi o dia mais quente, mas 21 de abril de 1998 se destaca. Na data, todo o estado apresentou temperaturas máximas extremas.

Com informações do G1 Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário