Web Radio Cultura Crato

segunda-feira, 8 de abril de 2024

Homem desaparece ao mergulhar nas águas da barragem de Acopiara


Um homem de 37 anos desapareceu após mergulhar nas água da Barragem Dr. Tibúrcio Soares Valeriano Diniz. O caso aconteceu na tarde deste domingo (7). 

Segundo informações, Francisco Leandro Mendes, estava na companhia de outros homens quando pulou na água e não mais retornou a superfície.

O corpo de Bombeiros foi acionado, estiveram no local, porém encerram as buscas devido a falta de equipamentos adequados para profundidade. As buscas devem continuar amanhã.

A vítima, Francisco Leandro Mendes, reside na Rua Acentamento Chico Bra 0 Z. Casa 21, Campo Novo, município de Quixadá-CE.

Com informações do Acopiara News.

Aporte em açudes do Ceará até início de abril ultrapassa o acumulado do mesmo período em 2023

De janeiro até este domingo, 7 de abril de 2024, os açudes do Ceará monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) receberam 3,93 bilhões de metros cúbicos (m³) de água. O aporte já ultrapassa o registrado no igual período de 2023, quando os reservatórios ganharam 3,80 bilhões de m³.

Os dados são divulgados na Resenha Diária publicada pelo órgão e não incluem os açudes da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Ao todo, o Estado tem 48,94% da capacidade hídrica preenchida. No início de janeiro, os açudes estavam 38,5% cheios.

Dos 157 reservatórios monitorados, 50 estão sangrando. Outros 13 açudes estão com 90% da capacidade e 31 seguem com volume abaixo de 30%. No mesmo período de 2023, 60 açudes sangravam.

Um dos maiores açudes em sangria neste ano é o Edson Queiroz, localizado em Santa Quitéria. O reservatório não chegava a 100% da capacidade desde 2011 e atingiu a marca neste domingo, 7. Integrando a bacia hidrográfica do Acaraú, ele tem 254 hectômetros cúbicos (hm³) de volume total. O açude Pacajus, em Chorozinho, na bacia Metropolitana, também atingiu sangria neste domingo e tem igual capacidade hídrica.

Maior açude do Brasil, o Castanhão, na bacia do Médio Jaguaribe, está na iminência de atingir 30% da capacidade. Em 2023, o reservatório passou dessa marca pela primeira vez em nove anos. Neste ano, ele recebeu águas da transposição do Rio São Francisco.

O Orós, segundo maior açude do Estado, tem 58,56% do volume preenchido, e o Banabuiú, terceiro maior, tem 38,66%. O quarto maior açude, o Araras, está com 96,82% do volume. Em 2020, ele voltou a sangrar depois de nove anos

Com informações do O Povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário