Web Radio Cultura Crato

quinta-feira, 4 de abril de 2024

Brasil supera 1 mil mortes por dengue este ano

 



O Brasil superou mais de 1.000 mortes por dengue de janeiro até esta quarta-feira (3). De acordo com o Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde, foram registrados 1.020 óbitos pela doença no país. Ao longo de 2023, o número de mortes por dengue chegou a 1.079.

Conforme o painel, 1.531 mortes estão sob investigação e os casos somam 2,6 milhões.

Nessa última terça-feira (2), o ministério informou que oito unidades federativas brasileiras estão com tendência de queda no número de casos de dengue. São eles: Acre, Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Piauí, Roraima e Distrito Federal.

“Os estados que estão com queda foi onde houve o início da epidemia. Para esses, a gente pode dizer que o pior já passou”, disse a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, em entrevista coletiva.

Rio transborda, invade cidade e deixa desabrigados no interior do Ceará


O nível do rio Cariús, no Cariri cearense, subiu no início da manhã desta última quarta-feira (3), e inundou pontos da cidade de Farias Brito. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), choveu 100 milímetros no município. No bairro Mutirão, mais de vinte famílias estão desabrigadas. Dona Osvaldina mora na área há 24 anos e disse que nunca viu uma enchente parecida. “Eu saí logo de casa. Nunca tinha visto tanta água como hoje”, afirmou.

Dona Valéria também saiu a tempo de casa. “Fui avisada pelos vizinhos que moram na cabeceira do rio às 6h da manhã que estava descendo muita água. Eu sabia que ia ter enchente, mas não acreditava que ia ser assim”. No centro da cidade os estragos também foram muitos. Muitas lojas foram invadidas pela água, mas não fecharam as portas. Pelo contrário, mantiveram o local aberto para escoar a água. A praça da Igreja Matriz ficou submersa. O volume era tanto que correntezas se formaram no meio da rua. Era perigoso até atravessar.

O prédio do setor de Finanças da Prefeitura também foi atingido e várias escolas tiveram as aulas suspensas por conta dos alagamentos. A Prefeitura de Farias Brito organizou locais em prédios públicos para alojar as pessoas e disponibilizou comida nas escolas da rede pública para os necessitados. Segundo o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Andreyv Macedo, “as famílias estão recebendo apoio de alimentação e estadia, além de máquinas que trabalham para remover os deslizamentos de terra e desobstruir estradas na zona rural que também foi atingida.” O município também continua monitorando o nível da água e as condições meteorológicas para atuar rapidamente em caso de necessidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário