Web Radio Cultura Crato

quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Garota de 13 anos morre no HRC após sofrer queda em casa em Juazeiro do Norte

 

Uma adolescente de 13 anos faleceu na manhã desta terça-feira (16), num dos leitos do Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro em Juazeiro do Norte. Segundo informações de pessoas próximas a família da estudante, Gyselle Meyrilene de Oliveira Damasceno por volta das 10 horas do sábado, dia 09, a garota lavava a residência onde morava na rua Projetada 5, Conjunto são Sebastião II, Bairro Brejo Seco em Juazeiro do Norte quando escorregou, perdeu o equilibrou caiu sofrendo uma forte pancada nas costelas. Inicialmente Gyselle foi socorrida e levada a UPA do Bairro

Limoeiro, sendo medicada e liberada, o que ocorreu por diversas vezes. Por último o quadro clínico dela se agravou e ela acabou encaminhada ao hospital Regional do cariri direto pra UTI com suspeita de estar embolia pulmonar. Na manhã de hoje a adolescente teve uma piora e não resistiu falecendo sete dias depois de sofrer a queda.

FONTE-CARIRICEARA

Vacinação contra Covid-19: Ministério da Saúde anuncia 3ª dose para todos acima de 18 anos



O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou em entrevista coletiva nesta terça-feira, 16, que toda a população acima de 18 anos deverá tomar uma 3ª dose de vacina contra Covid-19. O reforço será aplicado cinco meses após a segunda dose. A pasta estima que 158 milhões de brasileiros estão aptos a recebê-lo.

"Vamos ter uma cobertura vacinal maior da nossa população e evitar o que está acontecendo em alguns países da Europa, por exemplo. Podemos ser um case de sucesso para enfrentamento de uma possível terceira onda da Covid-19 ", afirmou Queiroga. O ministro garantiu que o País tem doses suficientes para que "todas essas vacinas cheguem tempestivamente a todas as 38 mil unidades básicas de saúde do Brasil".

"Todos os contratos firmados esse ano e que serão firmados para o fornecimento de doses em 2022 são suficientes", afirmou Rodrigo Cruz, secretário executivo do Ministério da Saúde. "Além desses contratos, temos duas opções de compra caso se verifique a necessidade de mais doses."

Até o momento, a dose de reforço estava sendo aplicada apenas em idosos e em profissionais de saúde, em um intervalo de seis meses da última aplicação, e em imunossuprimidos, após 28 dias da última dose.

A vacina a ser usada na injeção extra deve ser preferencialmente a Pfizer, segundo orientação da pasta. Porém, também podem ser usados os imunizantes da AstraZeneca e da Janssen.

21 milhões precisam tomar 2ª dose

Ainda de acordo com o Ministério, mais de 21 milhões de brasileiros estão em atraso para tomar a segunda dose dos imunizantes Pfizer, Astrazeneca e Coronavac. Por isso, o governo federal anunciou uma campanha de para incentivar a busca da segunda dose da vacina covid-19. A campanha vai de 20 a 26 de novembro.

As pessoas mais jovens, com idades entre 25 e 40 anos, são as com menor aplicação da segunda dose. Já o estado do Amapá e a marca Astrazeneca são os com menor completude do ciclo básico. "A explicação é multifatorial, vai desde a falta de informação e medo de efeitos adversos até a dificuldade de faltar ao trabalho para ir tomar a vacina", pontuou Rosana Leite, secretária extraordinária de enfrentamento à Covid-19.

Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário