Web Radio Cultura Crato

terça-feira, 30 de novembro de 2021

Rede Manchete VENDIDA! Saiba quem é o Novo DONO...

Pesquisas com pele de tilápia desenvolvidas no Ceará ganham três prêmios neste mês

          

Tratamentos alternativos com pele de tilápia, que são pesquisados no Ceará desde 2015, venceram três premiações científicas só neste mês de novembro. O mais recente veio no último dia 24, com o “O Curativo Biológico de Pele de Tilápia Liofilizada: Um Novo Dispositivo Regenerativo para Tratamento de Feridas, Queimaduras e Cirurgias Plásticas Reparadoras”. As informações são do Diário do Nordeste.

A pesquisa foi desenvolvida por um grupo de alunos de Pós-Graduação do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos da Universidade Federal do Ceará (UFC). Vencendo três etapas, eles foram coordenados pelo professor. Odorico Moraes.

O mês também foi de conquistas para o estudo “A pele de tilápia na saúde sexual feminina e cirurgias reparadoras complexas: recuperação da função sexual de mulheres com estenose e malformação vaginal, autoaceitação de mulheres transgênero e reparo de sindactilia grave”.

A produção coordenada pelos pesquisadores Zenilda Bruno e Leonardo Bezerra, médicos e professores na Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, foi a vencedora do prêmio DASA/Veja Saude 2021, na categoria “tratamento”.

A premiação acontece de forma virtual no dia 15 de dezembro. Essa é a segunda vez que uma pesquisa sobre pele de tilápia vence o Prêmio Abril & Dasa de Inovação Médica.

Já o VII Congresso Brasileiro de Oftamologia premiou a aluna do NPDM, Mirza Melo, pelo trabalho “Enxerto de Pele de Tilápia em Úlcera de Córnea de Cães”, apresentado no evento que aconteceu em Foz do Iguaçu.

Cearenses Avine Vinny e Mari Fernandez são indicados ao prêmio TikTok Awards 2021

 

O TikTok abriu nesta última segunda-feira (29), uma votação popular para escolher os principais criadores de conteúdo da plataforma nos últimos anos. Com 20 categorias, o TikTok Awards 2021 será anunciado em 15 de dezembro num evento exclusivo para convidados, em São Paulo. Dentre os concorrentes, estão dois cearenses: os cantores Avine Vinny e Mari Fernandez.

Avine Vinny, de Sobral, interior cearense, concorre ao prêmio ‘Hit do Ano’ pela canção ‘Coração Cachorro’, gravada com Matheus Fernandes.

OMS vê risco global da Ômicron como 'muito alto', mas destaca incerteza sobre perigos reais


O risco global da variante Ômicron, detectada na África do Sul, é “muito alto”, alerta a Organização Mundial da Saúde (OMS) em documento enviado aos governos. A entidade destaca que as principais preocupações residem na transmissibilidade, na capacidade de escape imunológico das vacinas existentes e no perfil de gravidade da nova cepa. A depender da resposta a essas dúvidas, a organização internacional aponta que pode haver outro pico da covid-19 com “consequências graves”.

A OMS, porém, destaca que há poucas evidências substanciais sobre a variante de preocupação. Por isso, diz que a avaliação de risco global tem “incerteza considerável” e deve ser atualizada conforme novas informações surgirem.

“A Ômicron tem um número sem precedentes de mutações de pico, algumas das quais são preocupantes por seu impacto potencial na trajetória da pandemia”, destaca o documento. “A evidência preliminar sugere que pode haver um risco aumentado de reinfecção com esta variante, em comparação com outras variantes preocupantes.”

A variante foi identificada pela primeira vez em 24 de novembro, na África do Sul. Segundo a OMS, coincidindo com a detecção, nas últimas semanas, as infecções por covid-19 aumentaram “vertiginosamente” no país.

PIX Saque e PIX Troco começam a valer


Começam a funcionar nesta segunda-feira (29) duas novas modalidades do PIX: o PIX Saque – que permitirá o saque em dinheiro em estabelecimentos comerciais – e o PIX Troco – que também permitirá o saque, mas associado a uma compra ou à prestação de um serviço.

Com as novas funcionalidades, os usuários poderão fazer saques em estabelecimentos comerciais, não apenas em caixas eletrônicos. A oferta dos novos produtos, no entanto, é opcional e depende de adaptação dos sistemas das lojas.

Até a última sexta-feira, o Banco Central ainda não tinha nenhum estabelecimento registrado para ofertar os serviços.

Novo presidente do INSS planeja acabar com fila de espera até julho de 2022


O novo presidente do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), José Carlos Oliveira, traçou um plano para tentar acabar com a fila de espera por benefícios da Previdência Social até julho de 2022. Oliveira trabalhou desde abril com o antecessor, Leonardo Rolim, nas medidas para solucionar o problema.

A estratégia é ampliar a análise automática dos pedidos de aposentadorias -sem a necessidade de aval de um servidor.

Outro item do plano é acelerar a avaliação das condições sociais e físicas de quem pede o BPC (benefício assistencial para idosos de baixa renda e pessoas com deficiência). O plano é que a análise do perfil social também seja feita remotamente.

Hoje, o INSS tem cerca de 1,8 milhão de processos a serem analisados, sendo que 500 mil são requerimentos de BPC.

14° salário: comissão da Câmara aprova valor para beneficiários do INSS


Na última semana, a Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que assegura, excepcionalmente nos anos de 2020 e 2021, o pagamento em dobro do abono anual devido aos segurados e dependentes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O abono será limitado ao valor de até dois salários mínimos e as parcelas serão pagas no mês de março dos anos de 2022 e 2023. Conhecido como 13º salário, o abono é devido aos aposentados, pensionistas e beneficiários da Previdência Social.

O Projeto de Lei 4367/20 é de autoria do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS). O relator, deputado Fábio Mitidieri (PSD-SE), recomendou a aprovação do texto. Mitidieri afirmou que a concessão do benefício em dobro visa reduzir o impacto econômico da pandemia entre os segurados da Previdência.

Na avaliação do governo, a concessão do 14° terá um impacto de R$ 39,26 bilhões em 2020 e de R$ 42,15 bilhões em 2021. A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Se aprovada, seguirá para o Senado.

Filho esfaqueia e mata o pai de 83 anos ao vê-lo agredir a mãe

                             ACONTECEU NA CASA DA FAMÍLIA

Um homem de 53 anos foi preso nessa quinta-feira (25/11) após dar uma facada e acabar matando o próprio pai, de 83 anos. O crime aconteceu na casa da família, no Bairro Residencial Paraíso, em Rondonópolis, Mato Grosso.
A Polícia Militar foi acionada pela mãe do suspeito e esposa da vítima, de 74 anos. Ao chegar no local, ela recepcionou os policiais e contou que o marido estava desconfiado de que ela o estava traindo e, por isso, começou a agredi-la verbalmente por volta das 11 horas.
Devido a isso, ela foi até a Delegacia da Mulher e pediu orientação aos policiais. Ao retornar para casa, porém, o esposo seguiu com as agressões verbais, até que partiu para a agressão física.
Nesse momento, o filho do casal, que via tudo, ficou transtornado, pegou uma faca e foi para cima do pai, acertando um golpe próximo ao pescoço dele.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionado, mas apenas pôde constatar o óbito do idoso.
O filho sofre de epilepsia e toma várias medicações. Ele foi encontrado com várias lesões nos braços e no peito causadas pelo pai, que tentou se defender.
Ele ficou na casa, aguardando a chegada da polícia, foi preso e levado para a delegacia, onde o caso foi registrado como homicídio doloso.

Duplo feminicídio em Acaraú - Agressor deixou "mensagens de amor" antes de esfaquear vítimas

 A professora Maria de Jesus, de 47 anos, foi morta ao tentar defender a filha, a enfermeira Kelry Veríssimo, de 24 anos

Valdian enviou diversas mensagens para o Facebook da ex-companheira

 Valdian de Sousa Melgaco, de 28 anos, é suspeito de ter matado a facadas a ex-companheira, Kelry Veríssimo, de 24 anos, a sogra, Maria de Jesus Veríssimo, de 47 anos, e ainda lesionou o sogro, também de 47 anos, em Acaraú, no Ceará, no último domingo, 28. O duplo feminicídio chocou os moradores da Cidade. Duas semanas antes do crime ele deixou mensagens no Facebook da vítima afirmando que a amava e solicitando reatar o relacionamento.
Nas redes sociais, Kelry publicava fotografias dela e da família, mas Valdian seguia fazendo publicações marcando a ex-esposa e diversas fotografias com ela e a filha do casal. Ele não se conformava com o fim do relacionamento e seguia comentando em todas as publicações da ex-mulher como se ainda estivessem juntos. Em algumas das mensagens chegou a dizer que em breve a família seria reconstruída.

Valdian esfaqueou a ex-companheira, a sogra e o sogro - As duas morreram e o sogro sobreviveu

Há duas semanas, Valdian comentou em praticamente todas as fotografias de Kelry, inclusive, imagens de 2016. "Vamos ser feliz novamente uma chance pra (SIC) vida que vamos estabelecer pra (siC) nossas filhas", comentou Valdian. 

Feminicídio em Acaraú  - A Prefeitura Municipal de Acaraú publicou uma nota lamentando a morte das duas servidoras municipais, a professora Maria de Jesus Veríssimo, de 47 anos e da filha dela, a enfermeira Kelry Veríssimo, de 24 anos.
A família de Kelry teve a casa invadida no domingo, 28, e ela foi morta a facadas dentro do quarto. A mãe dela tentou socorrer a filha, mas também foi esfaqueada e morreu. O pai da enfermeira tentou defender as duas, mas foi ferido e segue internado.

Kelry e a mãe foram mortas a facadas dentro da própria residência

Segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), 24 casos de feminicídio foram registrados no Ceará entre janeiro e outubro de 2021. Em 16 destes casos, houve a prisão dos suspeitos.
Em 2020, também foram registrados 24 casos de feminicídio, no período dos 10 primeiros meses. Nesse intervalo, 13 suspeitos foram detidos.
No Ceará funcionam as Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs), existentes nos municípios de Fortaleza, Pacatuba, Caucaia, Maracanaú, Crato, Iguatu, Juazeiro do Norte, Icó, Sobral e Quixadá. As unidades são coordenadas pelo Departamento de Polícia Judiciária de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPJGV) da PC-CE.

Casal é morto a tiros em Juazeiro do Norte dentro de um carro

 Ambos foram socorridos ao hospital, mas morreram pouco tempo depois

“Jô” foi uma das vítimas do duplo homicídio em Juazeiro

Um caso de duplo homicídio foi registrado na noite do último domingo (28), em Juazeiro do Norte, chegando a oito assassinatos em novembro e 88 no ano. Por volta das 22 horas Josiane Lima de Oliveira, a “Jô”, de 28, e Cícero Felipe Silva Alves, de 17 anos, estavam no interior de um carro quando quatro homens em duas motos passaram atirando. O Chevrolet Onix de cor vermelha se encontrava estacionado em frente à casa dela na Vila Dom Bosco (Santa Tereza) e ambos foram socorridos ao hospital, mas morreram pouco tempo depois. Uma irmã dela de 41 anos saiu baleada no tornozelo e recebeu apenas atendimento ambulatorial.
Ela teve um relacionamento com o acusado do tráfico de drogas apelidado por “Faísca” e aparece como testemunha num procedimento por assalto contra a Farmácia Gentil em novembro de 2010 em Juazeiro. Já Felipe residia na Rua Manoel Laurentino de Oliveira (Triângulo) e surge em processo como informante de um assalto contra duas garotas em dezembro de 2019. Além disso, dia 14 de setembro a Vara Única da Infância e Juventude da Comarca de Juazeiro determinou sua internação no Centro Sócio Educativo José Bezerra de Menezes na condição de menor infrator.
Jô se constituiu na quarta mulher assassinada este ano em Juazeiro e a 15ª no decorrer do ano na região do Cariri. 

Globo demite mais dois jornalistas experientes - Renato Machado e Francisco José, do Globo Repórter

 Os jornalistas estavam na emissora desde as décadas de 70 e 80

Renato Machado e Chico José eram veteranos do jornalismo da Globo

A Rede Globo demitiu nesta segunda-feira (29) mais dois de seus jornalistas mais experientes. Renato Machado e Francisco José, cada um com mais de 40 anos de emissora, se juntaram a Alberto Gaspar, Ari Peixoto, José Hamilton Ribeiro, Eduardo Faustini, Isabela Assumpção e Linhares Júnior, que também foram desligados recentemente da empresa.
Os dois atuavam principalmente no 'Globo Repórter', onde deixaram materiais inéditos que ainda devem ser exibidos pela emissora.

Trajetória de Renato Machado - Renato, 78, estava na Globo desde 1982. Já atuou por dois anos na BBC de Londres e por 14 no Jornal do Brasil. Também já foi correspondente da Globo em Londres e editor-chefe e apresentador do 'Bom Dia Brasil' por 15 anos. Já cobriu de guerra a atentado terrorista e acidente nuclear. Atualmente, produzia reportagens especiais para o 'Globo Repórter'.

Trajetória de Francisco José - Francisco José, 77, por sua vez, estava na Globo desde 1975. Cearense do Crato, foi um dos primeiros com sotaque fora do eixo Rio-São Paulo a apresentar o 'Jornal Nacional'. Já cobriu guerras, copas mundiais de futebol e a ECO92, uma conferência climática ocorrida no Rio de Janeiro.
Certa vez, na cobertura de um assalto a banco em Recife, em 1987, uma mulher grávida foi ameaçada com um revólver na cabeça e Chico José se colocou entre ela e o criminoso, se oferecendo como refém em seu lugar.
Atualmente, como Renato, também produzia reportagens especiais para o 'Globo Repórter'.

Ceará soma 24.624 óbitos e 949.695 casos de Covid-19

  Ao todo, 874.456 pessoas já se recuperaram da Covid-19 em todo o território cearense

Os dados de casos e mortes pela Covid-19 são do IntegraSUS, plataforma de transparência da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará

De acordo com dados atualizados pela Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa),  no final da tarde desta segunda-feira, 29, o Estado já registrou 949.695 casos confirmados de Covid-19. Desde o começo da pandemia, 24.624 pessoas morreram vítimas da infecção no Estado.
Até o momento, 874.456 pessoas já se recuperaram da doença no Ceará. Mesmo que os números publicados não apontem mortes ocasionadas pela doença nas últimas 24 horas no Estado, o aumento diário de óbitos na plataforma se dá devido ao atraso que ocorre para que mortes mais recentes entrem no sistema. Algumas acabam sendo registradas posteriormente.

Covid-19 - Números do Ceará

949.695 casos confirmados

24.624 óbitos

2,6 de taxa de letalidade

874.760 pessoas recuperadas

Nenhuma morte foi confirmada nas últimas 24 horas

Mãe esfaqueia filha de três anos e lança o corpo no mar

                              FOI PRESA EM FLAGRANTE

Uma mulher, ainda não identificada, matou a própria filha de três anos a facadas, no último domingo (28), em Macaé. O corpo de Manuella Minuto Aguiar, foi encontrado na praia do Barreto pelo Corpo de Bombeiros. A mãe foi presa em flagrante, enquanto caminhava na Linha Azul e estava com os pulsos cortados. Ela confessou o crime, e alegou sofrer de depressão.
De acordo com a Polícia Civil, a autora do crime dividia a guarda da menina com o ex-marido, pai da criança. Ele relatou ter deixado a criança na manhã de domingo com a mãe e logo depois teria recebido uma ligação do ex-sogro informando que a filha estaria andando sem a neta. O pai da vítima foi à delegacia de Macaé para registrar o desaparecimento da filha, quando recebeu a notícia de que o corpo havia sido encontrado.
Segundo o laudo da necropsia, a causa da morte foi por afogamento e no corpo de Manuella foram encontrados ferimentos por faca no tórax e abdômen.
  

Teste nas urnas “acha” 5 falhas, e Barroso diz que não há risco

 

Nesta segunda-feira (29), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou o resultado dos testes de segurança das urnas eletrônicas para as eleições de 2022. E de acordo com a Corte, foram encontradas cinco falhas que devem ser corrigidas até o pleito.

Os testes foram realizados durante seis dias. No total, 26 inscritos colocaram em ação 29 planos de ataque contra as urnas. Destes, 24 não conseguiram ultrapassar nenhuma barreira de segurança.

O procedimento estava previsto para terminar na sexta-feira (26), mas a pedido da Polícia Federal (PF), foi ampliado até o sábado.

Ao comentar os resultados, o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do TSE disse que nenhum dos ataques mostrou riscos às eleições.

– Nenhum dos ataques conseguiu ser bem sucedido relativamente ao software da urna. […] Ninguém conseguiu invadir o sistema e oferecer risco para o resultado das eleições – afirmou.

O ministro também afirmou que o ataque realizado pela PF foi o que apresentou mais riscos.

– Eles conseguiram entrar dentro da rede do TSE, mas não conseguem chegar no sistema de votação. Ou seja, é um ataque importante que temos que encontrar mecanismos de bloquear, mas não é grave porque só consideramos grave o que tem a potencialidade de alterar o voto do eleitor. E nenhum teve essa potencialidade – explicou.

(Pleno News)

Mãe e filha vítimas de feminicídio eram professora e enfermeira da rede municipal de Acaraú

A Prefeitura de Acaraú publicou notas de pesar sobre o falecimento da professora da rede municipal Maria de Jesus Veríssimo, de 47 anos; e da filha dela, a enfermeira Kelry Veríssimo, de 24 anos. As duas foram vítimas de feminicídio. O ex-companheiro de Kelry invadiu a residência da família e a esfaqueou. A mãe, dona Maria de Jesus, tentou impedir a morte da filha, mas também foi lesionada e morreu. O pai de Kelry interviu para defender as duas, saiu ferido, mas sobreviveu.

A tragédia familiar aconteceu na zona rural de Acaraú e causou tristeza entre os moradores da região. Nas redes sociais, amigos e parentes lamentaram: "Minha amiga de faculdade, sempre de bem com a vida. Não consigo acreditar em tamanha brutalidade com alguém de coração enorme. Deus receba você e sua mãe", comentou uma amiga de Kelry.

Muitos alunos e professores também lamentaram a morte da professora Maria Veríssimo: "Lamentável. Uma guerreira. Trabalhei sete anos com ela. Sempre foi uma mulher exemplar. Meus sentimentos a família e amigos", relatou.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, o ex-companheiro, de 29 anos, foi preso em flagrante pela Polícia Militar do Ceará. Ele foi levado à Delegacia de Cruz, no Ceará, onde foi autuado por duplo feminicídio.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), 24 casos de feminicídio foram registrados no Ceará entre janeiro a outubro de 2021. Em 16 destes casos, houve a prisão dos suspeitos. Em 2020, também foram registrados 24 casos de feminicídio, no período dos 10 primeiros meses. Nesse intervalo, 13 suspeitos foram detidos.

No Ceará funcionam as Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs), existentes nos municípios de Fortaleza, Pacatuba, Caucaia, Maracanaú, Crato, Iguatu, Juazeiro do Norte, Icó, Sobral e Quixadá. As unidades são coordenadas pelo Departamento de Polícia Judiciária de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPJGV) da PC-CE.

"Além disso, a Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio do Batalhão de Policiamento de Prevenção Especializada (BPEsp), atua nos casos com um protocolo específico, que consiste em ações de repressão, acompanhamento e escuta das vítimas, realizadas por agentes de segurança com uma formação diferenciada para o serviço".

(O Povo)