Web Radio Cultura Crato

quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Ceará tem 33% das UTIs adulto ocupadas por pacientes com coronavirus


As Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do Ceará que atendem adultos com Covid-19 registram média de ocupação de 33,88%. Os dados foram divulgados na plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde (Sesa) com base em informações colhidas até às 18h04min desta quarta-feira, 25. Índices são extraídos levando em consideração entidades públicas e particulares.

Segundo monitoramento, a média geral de ocupação das UTIs situadas na Unidade Federativa é de 36,3%. A parte do equipamento que apresenta o maior percentual de ocupação é aquela voltada para o tratamento de crianças, apontando 66,67%. Ala gestante e neonatal não aparecem atualizadas.

Em relação às enfermarias, para onde são encaminhados os casos menos graves da doença, a média geral de ocupação é de 31,5%. O maior percentual de ocupação, assim como nas UTIs, também é percebido na ala infantil: 45,71%. Enfermaria adulto registra 17,74%. Informações sobre ala gestante e Neonatal não foram atualizadas no sistema.

Das regiões de saúde do Estado, o Sertão Central é a que apresenta o maior índice de ocupação das chamadas "UTI Covid", registrando percentual de 39,13%. As demais apresentam índices de: Fortaleza (36,3%), Sobral (25,23%), Cariri (25%) e Litoral Leste/ Jaguaribe (20%).

Fila de espera por leitos

Segundo IntegraSUS, considerando dados colhidos até às 13h02min, um total de 23 pessoas estão aguardando pela transferência a um leito especifico de tratamento da Covid-19. Desses, 18 esperam para irem a enfermarias e cinco aguardam pela transferência a leitos de UTI.

Dentre os pacientes, dez são de Fortaleza, estando quatro em Unidades de Pronto Atendimento (Upas) e quatro em hospitais municipais. A Capital foi o epicentro da doença pandêmica no Estado e passa agora, junto aos demais municípios, por um processo de flexibilização das atividades.

Com informações do O Povo.

Lote com mais de 1 milhão de vacinas da Pfizer contra o coronavirus chega ao Brasil

Foto BERTRAND GUAY/AFP
Um voo com novo lote de 1.076.400 doses da vacina da Pfizer/BioNTech, contra a covid-19, aterrissou na noite desta quarta-feira (25), ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, sendo o 54° lote entregue ao país pela farmacêutica.

A Pfizer estimou entregar ao Ministério da Saúde, entre terça-feira (24), e domingo (29), mais 5.377.320 de doses da vacina. Ao todo, serão cinco voos saindo do Aeroporto de Miami, nos Estados Unidos, com destino ao Aeroporto Internacional de Viracopos.

Somados aos lotes anteriores, terão sido entregues ao Brasil 53.325.090 doses até o dia 29 de agosto, conforme previsão da empresa.

Com informações da Agência Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário