Web Radio Cultura Crato

sexta-feira, 27 de agosto de 2021

“Calote nunca mais”, diz Fux sobre precatórios da União



O presidente do STF (Superior Tribunal Federal), ministro Luiz Fux, afirmou que os precatórios serão pagos e que uma “fórmula embrionária” está sendo preparada, mas que a “via de regra é calote nunca mais”. O ministro participou nesta 5ª feira (26.ago.2021) na Expert XP, evento on-line organizado pela XP Investimentos. 

“Recebemos uma solicitação de mediação”, disse Fux. O ministro afirmou que os precatórios têm que ser pagos e que uma possível solução estaria na limitação das despesas com precatórios ao que foi gasto no ano em que o teto de gastos foi aprovado, em 2016, corrigido pela inflação. 

“Em uma fórmula ainda embrionária eu diria assim: suponhamos que hoje o Brasil devesse R$ 80 bilhões de precatórios. Então nós pegaríamos a dívida no estágio em que estava quando surgiu a lei do teto e aplicaríamos um percentual para corrigir aquele montante”, explicou a proposta. 

Os valores que excederem o limite das despesas seriam pagos no próximo ano e teriam preferência sobre os pagamentos seguintes. Os pagamentos de precatórios de pequeno valor teriam prioridade. A solução, para ele, é o “microparcelamento suportável pela União e não o parcelamento ad infinitum”, ou seja, sem um prazo definido.

População do Brasil ultrapassa 213 milhões de habitantes, diz IBGE


O Brasil passou de 213,3 milhões de habitantes, segundo a estimativa mais recente publicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número representa aumento de cerca de 0,7% em relação ao último ano. As informações foram publicadas nesta sexta-feira, 27, no Diário Oficial da União (DOU). 

O País tem atualmente 213.317.639 habitantes, cerca de 3,17 milhões de pessoas a mais do que em 2020. O Sudeste mantém o posto de região mais populosa, concentrando 42% da população brasileira. Em seguida, estão Nordeste (27%), Sul (14%), Norte (9%) e Centro-Oeste (8%). 

O Estado de São Paulo registra o maior contingente populacional, com mais de 46,6 milhões de pessoas. Do outro lado da lista, Roraima, na região Norte, é o Estado com a menor população do País, em torno de 652,7 mil habitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário