Web Radio Cultura Crato

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Cão resgatado pela PM no Ceará vira símbolo de campanha contra abandono de animais

Foto Natinho Rodrigues/SVM
Um cachorro adotado pelos policiais do Batalhão de Policiamento Turístico em Fortaleza virou "celebridade" nas redes sociais. Até esta tarde de sábado (28), o cachorro Major reunia mais de 22 mil seguidores em seu perfil no Instagram, criado há uma semana. Agora os policiais usam a fama do animal para divulgar o Dezembro Verde, campanha que tem como tema "Diga não ao abandono de animais".

"Com a visibilidade que ele teve agora, a gente teve oportunidade de divulgar nosso apoio ao Dezembro Verde. O próprio Secretário de Segurança [André Costa] abraçou a causa também", situa o soldado Cavalcante, moderador do perfil do cão nas redes sociais.

Sobre a companhia de Major nas ações de patrulhamento da orla, Cavalcante esclarece que o animal não atua objetivamente em assistência à abordagem dos policiais.

"Ele não tem o treinamento dos cães do canil [da PM]. O Major nos acompanha pelo carinho que tem pelo batalhão mesmo. E percebe o modus operandi de algumas situações, acompanha de forma espontânea. Um popular gravou um vídeo dele fazendo isso, mas já era algo comum, antes de bombar nas redes sociais", lembra o policial.

O soldado Davi Alves acrescentou que o animal tem hábitos noturnos e costuma descansar de dia. O cachorro costuma dormir nas proximidades dos postos policiais distribuídos pela orla da Beira-Mar, como o que está em frente ao Parque Bisão.

Cuidados e doações

A BPTur tem recebido contatos pelo Instagram de pessoas interessadas em doar alimentos para o animal, dentre outros cuidados básicos.

"Elas oferecem banho, esse tipo de coisa. A gente não pode receber doações [para outros animais], porque estamos atrelados à PM. Mas queremos organizar uma ação, com o Major, em prol dos animais do Abrigo São Lázaro", revela o soldado Cavalcante. O São Lázaro resgata e cuida de animais abandonados em Fortaleza.

Antes de Major ganhar fama nas redes sociais, os policiais destacam que duas moradoras da Beira-Mar, Angélica e Yana, sempre ajudaram a cuidar do cachorro. "Elas doaram essa capinha pra ele, que chama muita atenção. E agora mantêm essa ajuda, além das outras pessoas que têm apoiado", complementa o soldado Rodrigues.

Com informações do G1 Ceará.  via  http://elberfeitosa.blogspot.com/

Homem é preso no Ceará suspeito de matar e arrastar corpo da mulher até estrada para pedir ajuda

Uma mulher, identificada como Maria Marta de Oliveira, foi vítima de feminicídio no último sábado (28) na zona Rural de Missão Velha, no Ceará. Segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a dona de casa foi lesionada na cabeça após discutir com o marido, Cícero João Rodrigo Bernardo, e não resistiu aos ferimentos.

Os familiares de Maria informaram que, depois de cometer o assassinato, Cícero arrastou o corpo enrolado em um lençol por cerca de 60 metros para solicitar ajuda. Um motorista que passava pelo local parou o carro, mas se recusou a prestar assistência ao ver que a vítima já estava morta.

O suspeito do feminicídio fugiu do local após o assassinato, mas foi apreendido enquanto descansava embaixo de uma árvore. Cícero João foi preso em flagrante e levado para a Delegacia Regional de Juazeiro do Norte, onde o inquérito policial foi instaurado.

Segundo parentes da vítima, na residência do casal havia um colchão encharcado e manchas de sangue espalhadas pelo chão. Ainda de acordo com os familiares, o agressor tentou limpar a cena do crime antes de buscar ajuda. O corpo de Maria foi encaminhado ao IML e será sepultado ainda neste domingo (29).

Com informações do G1 Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário