Web Radio Cultura Crato

domingo, 29 de dezembro de 2019

Governo do Ceará atinge a marca de 3.037 militares promovidos em 2019


O Governo do Ceará atingiu a marca de 3.037 bombeiros e policiais militares promovidos só em 2019. No fim da tarde desta quinta-feira (26), os últimos agentes previstos para serem graduados em 2019 receberam as novas patentes. A cerimônia, realizada em Sobral, contou com a presença da vice-governadora Izolda Cela – representando o governador Camilo Santana. À noite, ela ainda esteve na entrega da requalificação do Alto do Cristo.

A promoção é uma das formas de o Governo do Ceará reconhecer o trabalho de homens e mulheres que compõem a Polícia Militar do Ceará (PMCE) e o Corpo de Bombeiros Militar (CBMCE) e atuam na linha de frente para garantir a segurança dos cearenses e dos visitantes. “A segurança pública é uma das áreas que tem merecido muita atenção e muito esforço, um esforço extra, inclusive, considerando que estamos atravessando anos que não são muito fáceis. Mas vemos o Ceará com um ritmo e um empenho que se sobressai, um movimento de melhoria e seriedade no compromisso com a segurança pública”, destacou Izolda Cela.

No evento desta quinta-feira, foram promovidos os militares da região Norte do Estado. No último dia 18 de dezembro, haviam sido graduados 2.206 oficiais e praças no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, e, no mesmo dia, em Juazeiro do Norte, mais 292 agentes.

“Os fatores mais importantes na melhoria da segurança pública do cidadão cearense são os homens e mulheres que trabalham, se dedicam e se doam todos os dias nas ruas do Estado do Ceará. Por isso, precisamos trabalhar muito para estar sempre motivando, reconhecendo e sendo grato pelo trabalho que vocês desempenham”, disse o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), André Costa, aos agentes promovidos.

Desde maio de 2015 foram contabilizadas 18.791 promoções baseadas na lei estadual elaborada pelo governador. Até então, as carreiras dos oficiais e praças seguia fluxo incerto. No ano de aprovação da lei, 8.891 militares subiram de patente. Se não fosse o dispositivo legal, apenas 29 militares seriam beneficiados naquele ano.

Além dos familiares dos policiais e bombeiros, prestigiaram também a cerimônia os comandantes Alexandre Ávila e Eduardo Holanda, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, respectivamente. 

Com informações SSPDS

Banho em excesso pode ser prejudicial para a pele. Entenda


Em dias quentes como os de verão é comum que as pessoas tomem mais de um banho para se refrescar e aliviar o calor. Entretanto, esse hábito pode causar prejuízos à pele e ao cabelo pelo excesso de exposição a substâncias envolvidas no processo, como o sabonete e o xampu. As consequências vão desde coceira até infecções.

Expor a pele à água em temperatura ambiente não causa danos, ao contrário, hidrata. O problema está em outras substâncias usadas para limpar o corpo, segundo a dermatologista e tricologista Damaris Ortolan, da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia).

“O banho envolve produtos como o xampu e o sabonete. Em exagero, eles tiram a oleosidade natural da pele, que funciona como uma barreira de proteção”, explica. “Hoje em dia, é muito indicado o sabonete sem sabão, porque ele remove a sujeira sem tirar a oleosidade e causa menos irritação”, completa.

A especialista acrescenta que a água muito quente também tem o mesmo efeito.

Essa perda de proteção deixa a pele vulnerável a diferentes complicações. “A primeira coisa é coceira, mesmo que não haja nenhum dano. Também pode ocorrer dermatite, uma inflamação caracterizada por lesões avermelhadas que coçam e pequenas bolhas”, destaca.

Em casos extremos, a pessoa pode ter infecção por causa da mudança e remoção dos micro-organismos naturais da pele. “As bactérias boas acabam diminuindo, e fica espaço para as invasoras, que causam diferentes reações”, esclarece.

De acordo com a dermatologista, o ideal é que o banho seja rápido (entre cinco e dez minutos, no máximo), com água morna tendendo para fria e tenha a quantidade mínima necessária de sabonete e shampoo.

Ela ressalta que não existe uma quantidade ideal de banhos por dia. “Tudo depende da pele de cada um”, pondera. 

A pessoa que tem a pele mais oleosa, como adolescentes, vai poder tomar mais banho. Já quem tem a pele mais seca, no geral idosos e crianças, deve se banhar com menos frequência”, exemplifica.

O mesmo vale para a periodicidade com que se lava o cabelo. “Se o couro cabeludo for ressecado, lavar muito vai agravar ainda mais essa característica, porque o xampu abre a cutícula do cabelo”, explica.

Entretanto, se os fios forem muito oleosos, é necessário lavar todo dia. “A caspa, que é a descamação do couro cabeludo, piora muito com a oleosidade”, destaca a especialista.

Com informações R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário