Pesquisadores da Universidade Emory, nos Estados Unidos, analisaram o comportamento de cães enquanto estão nos ouvindo. A pesquisa foi divulgada pela revista Science e revela que o cão não só entende o som, como compreende as palavras direcionadas a ele.
Os animais foram expostos à múltiplas combinações de palavras e entonação e receberam elogios com entonação neutra e palavras neutras com entonação de elogio, por exemplo. Quando as palavras de elogio vêm com a entonação apropriada, a região da recompensa do cérebro é ativada.
O estudo sugere que em um ambiente rico em conversas, como o caso de um cachorro que vive com uma família de seres humanos, as representações do significado das palavras podem surgir no cérebro. Os cachorros, da mesma forma que as pessoas, usam o lado esquerdo para interpretar as palavras, e uma parte do lado direito para identificar a entonação do que é dito.
Assim, o cérebro das pessoas não só analisa de maneira separada o que se diz e a forma, como integra essas duas informações para chegar a um significado unificado. Os cachorros também podem fazer os mesmo e “para isso empregam mecanismo cerebrais muito parecidos”.
Ao todo, 13 cachorros de raças diferentes, entre elas border collie, labrador, pastor alemão poodle e vira-latas, participaram do estudo. Eles foram colocados em um aparelho de ressonância magnética funcional (fMRI) para realizar análises cerebrais de maneira não invasiva e sem dor, que serviram para medir a atividade cerebral dos animais enquanto eles escutavam a voz de seus donos. Os pesquisadores investigaram como os cérebros caninos processam o que dizemos e perceberam que os cachorros reconhecem palavras distintas independentemente da entonação. Funciona como no nosso cérebro: o hemisfério cerebral esquerdo processa palavras e o direito processa entonação.
Os cães, segundo Anna Gábor, uma das autoras do estudo, ouviram elogios que eram pronunciadas com entonação neutra e na forma de afago, além de outras palavras que não tinham significado algum para os animais, mas ditas com as mesmas entonações. Além disso, o centro de recompensa dos animais estudados só foi ativado no momento em que eles escutavam uma palavra de elogio pronunciada com uma entonação de carinho.
Este estudo representa o primeiro passo para entender como os cachorros interpretam a fala humana e seus resultados podem ajudar a tornar a comunicação e cooperação entre ambos mais eficientes, segundo os pesquisadores.
E agora, que tal adotar um cachorro? Há muitos que foram abandonados à própria sorte, acredita? No site Amigo Não Se Compra, você encontra cães e gatos para doação em sua cidade. Confira aqui.
Fontes:
eScience; NewsEmory; Revista Science; Co-autores do estudo Frontiers in Neuroscience incluem Peter Cook (um neurocientista do New College of Florida), Mark Spivak (proprietário do Comprehensive Pet Therapy) e Raveena Chhibber (especialista em informações do Departamento de Psicologia da Emory). Co-autores do artigo Science Reports também incluem Spivak e Chhibber, juntamente com Kate Athanassiades (da Emory’s School of Nursing).
Liverpool vence Flamengo com gol de Firmino e leva Mundial
Partida foi equilibrada, mas clube inglês levou a melhor na prorrogação.
O Liverpool venceu o Flamengo por 1 a 0, com gol de Roberto Firmino na prorrogação, em uma final bastante equilibrada no Estádio Internacional Khalifa, em Doha. Houve chances para os dois lados, mas o clube inglês conquistou pela primeira vez na história o título do Campeonato Mundial de Clubes.Se alguém imaginou uma vitória fácil do atual campeão europeu, se enganou. O dono dos títulos do Campeonato Carioca, Campeonato Brasileiro e Taça Libertadores em 2019 jogou de igual para igual e teve até alguns momentos de domínio, mas não vazou a meta do goleiro Alisson, da Seleção brasileira.
Os Reds, mesmo sem conseguir impor o futebol vertical, de transações rápidas, a que o torcedor se acostumou, foram mais eficientes e ergueram um troféu intercontinental pela primeira vez. Firmino, que havia acertado a trave no tempo normal, aproveitou passe de Mané e decidiu a partida no Catar.
A equipe inglesa, dona de seis títulos europeus, tinha no currículo dois vices da extinta Copa Intercontinental, com derrotas para o próprio Flamengo em 1981 e para o Independiente em 1984, além de ter sido superada pelo São Paulo em 2005, na primeira edição do Mundial com o atual formato.
Ao Fla, resta comemorar uma das melhores temporadas de sua história, com três conquistas importantes, no Campeonato Carioca, no Brasileirão e na Libertadores, e sonhar com uma volta ao Mundial no ano que vem. Além disso, a Conmebol deve confirmar a presença do clube na competição em 2021, quando haverá uma reformulação e 24 concorrentes.
No Rubro-Negro, a escalação foi a mesma que o torcedor se acostumou na conquista dos títulos da Taça Libertadores e do Campeonato Brasileiro, além da utilizada na estreia no torneio, na vitória sobre o Al Hilal, da Arábia Saudita, por 3 a 1.
No Liverpool, o zagueiro titular Matip e seu substituto imediato, Lovren, ficaram na Inglaterra por estarem machucados, assim como o volante Fabinho. Já o meia Wijnaldum até se recuperou de lesão, mas ficou no banco.
*Com informações da agência EFE
Nenhum comentário:
Postar um comentário