Web Radio Cultura Crato

quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

A morte de Isolda Bourdot, a compositora de Roberto Carlos,



Isolda. Grande compositora. Irmã do também já falecido Milton Carlos aquele da música Café Nice

Morreu hoje a compositora Isolda Bourdot, autora de grandes sucessos de Roberto Carlos. Algumas vezes pensei em procurá-la, para conhecê-la pessoalmente, muito pelo contato que tive com seu irmão Milton Carlos, precocemente falecidos, aos 27 anos, em um desastre na via Anhanguera. Teve uma carreira bastante precoce, vencendo concursos em programas de televisão.
image003
 Foi autor de algumas músicas singelas, que se tornaram sucesso na época. Mas era um compositor bastante sofisticado. Infelizmente não havia espaço comercial para suas músicas mais elaboradas, que ficavam restritas aos festivais do interior da época.
A primeira vez que ouvi falar dele foi no Festival de Passos, no sul de Minas. Inscrevi uma música, mas fiquei doente e não apareci. A segunda vez foi em um festival em Poços de Caldas, brilhantemente vencido por Milton Carlos com uma valsa em ritmo 7 por 5, bastante sofisticada. A última vez foi em um festival em Jundiaí, do qual participei como jurado. Apesar da minha torcida, a música de Newton não foi classificada.
No curso de jornalismo tinha uma colega amiga de Isolda. Perguntei-lhe na época se a família havia preservado as composições mais elaboradas do Milton Carlos. Não souber me responder
A intenção de conhecer Isolda se devia, em parte, a essa curiosidade. Mas, principalmente, devido ao seu enorme talento como compositora. Na época, estava morando no Rio de Janeiro e não encontrei tempo para ir até lá.
Milton deixou uma série de canções gravadas. Bom letrista, algumas canções foram sucesso gravadas por ele, como “Memórias do Café Nice”. Com a irmã, a primeira composição que emplacaram com Roberto Carlos foi “Amigo,Amigo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário