Web Radio Cultura Crato

terça-feira, 15 de março de 2016

Consumo de drogas mata 200 mil pessoas por ano


Quase 200 mil pessoas morrem anualmente devido ao consumo de narcóticos ilegais, entre sobredoses e outros problemas associados, afirmou nesta segunda-feira, em Viena, o diretor executivo do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC, sigla inglês), Yuri Fedotov.

Yuri Fedotov discursou na abertura de uma reunião da Comissão de Estupefacientes das Nações Unidas (CEONU), iniciada nesta segunda na capital austríaca, que conta com a presença de ministros e de altos responsáveis de 53 países. Participaram também instituições e organismos internacionais, com vistas a consensualizar posições para a próxima sessão especial sobre drogas da Assembleia Geral da ONU, de 19 a 21 de abril.

Segundo Fedotov, atualmente existem 27 milhões de toxicodependentes com problemas graves de saúde, em que 12 milhões deles utilizam drogas injetáveis, como a heroína.


O diplomata russo sublinhou que o tráfico de drogas e as enormes receitas que gera constituem um "grande problema" em várias regiões do mundo, entre elas a América Central.


"As crescentes ligações entre os grupos do crime organizado e a violência extremista e terrorista se beneficiam do tráfico de drogas", lembrou Fedotov, que lamentou que os programas de prevenção, tratamento e reabilitação de consumidores "continuem escassos em muitos países".


Apelando aos vários países para que apliquem medidas baseadas no respeito pelos direitos humanos, com base em programas de prevenção e de reinserção social, Fedotov afirmou que há alternativas à detenção por delitos menores, como a posse de droga para consumo pessoal.


Com essas medidas, disse, evita-se que os indivíduos vulneráveis na prisão possam ser recrutados por criminosos ou mesmo por terroristas.


Fedotov destacou também que a aplicação da pena de morte por delitos relacionados com drogas "não está nem na letra nem no espírito das convenções internacionais".



ONGs criticam combate ao tráfico de drogas

Numerosas organizações não governamentais mostraram-se críticas ao atual enfoque internacional no combate ao tráfico de drogas e têm defendido uma revisão na próxima reunião da Assembleia Geral da ONU, em abril, a primeira em quase duas décadas.


Segundo um relatório recente da ONG Harm Reduction International, com sede em Londres, anualmente, em todo o mundo, são investidos US$ 100 mil milhões (cerca de 89.670 milhões de euros) no combate repressivo às drogas, quando 83% dos delitos relacionados com estupefacientes são apenas a posse de pequenas quantidades para consumo próprio.


Apesar dos esforços internacionais, o número de consumidores aumentou quase 20%, passando de 206 milhões em 2006 para 246 milhões em 2013, indica a ONG britânica, citando dados das próprias Nações Unidas.

2 ADOLESCENTES SÃO MORTOS E MORADOR É ATINGIDO POR BALA PERDIDA, EM FORTALEZA (CE)


Dois adolescentes de 14 e 15 anos foram executados na Rua Romeu Martins com Rua Eusébio de Queiroz, no bairro Montese. O crime aconteceu por volta das 21 horas desta segunda-feira, 14. Segundo o comandante da 3ª Cia do 6º Batalhão da Polícia Militar, subtenente Antônio Marcos, as vítimas estavam sentadas em uma esquina quando dois homens chegaram em uma motocicleta e efetuaram os disparos. Y. P. S, 14, e J. E. S, 15, foram atingidos com tiros na região da cabeça e morreram no local. Já o morador Antônio Enoque de Freitas, 45, estava na calçada da própria casa quando foi atingido. Conforme o subtenente, Enoque apresentava ferimentos nas costelas e nas pernas. Ele foi socororido por uma ambulância do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu) e encaminhado ao Instituto Doutor José Frota (IJF), Centro. Segundo o sargento do Policiamento Ostensivo Geral (POG), Antônio Nonato, da viatura CP 6013, os adolescentes seriam usuários de droga e um deles teria se envolvido, recentemente, em um roubo. "O pai de um deles trabalha em uma empresa de segurança e disse que ele estava com essas práticas. Há pouco tempo foi apreendido com uma moto roubada junto de um adulto, em que assumiu o roubo. Hoje pararam dois homens e efetuaram os disparos", comentou. Conforme o sargento, os tiros que atingiram as vítimas são de pistola calibre .40. Os policiais aguardavam a chegada da Perícia forense para examinar os corpos. Em relação ao morador ferido, o policial disse que a vítima foi levada consciente ao hospital. O POVO

Empresa vai dar folga para funcionárias menstruadas


Uma empresa vai criar uma política para permitir a mulheres tirar dias de folga enquanto estiverem menstruadas. O objetivo da Coexist, localizada em Bristol, na Inglaterra, onde 24 dos 31 funcionários são do sexo feminino, é criar um ambiente de trabalho mais eficiente e criativo. Eu gerenciei muitas mulheres ao longo dos anos e já vi muitas delas se curvando de dor por causa da menstuação. Mesmo assim, elas acham que não podem ir para casa, porque não classificam isso como motivo – disse a diretora da empresa, Bex Bexter, em entrevista ao jornal "The Guardian".
Isto é injusto. Se alguém está com dor, não importa o motivo, deve ir para casa. Mas queremos fazer disso uma política para reconhecer que as mulheres precisam desse tempo sem precisar classificar isso como doença. A Coexist administra o espaço cultural Hamilton House, que abriga artistas, ativistas e organizações comunitárias, numa zona boêmia da cidade britânica. O lugar tem um restaurate e um mural de banksy, o cultuado artista de rua que não mostra seu rosto publicamente.
De acordo com a diretora da Coexist, é um equivoco pensar que tirar folgas torna um negócio improdutivo. Na opinião dela, o certo é sincronizar o trabalho com os ciclos naturais dos funcionários. "Quando as mulheres ficam menstruadas, elas precisam se reagrupar, se manter aquecidas e alimentar o seu corpo" diz Bex.

Nenhum comentário:

Postar um comentário