Web Radio Cultura Crato

segunda-feira, 28 de março de 2016

IMPEACHMENT: Bancada do Ceará dividida: 9 apoiam impeachment, 9 estão a favor de Dilma e 4 indefinidos


A presidente Dilma esteve reunida na noite da última quarta-feira (23) novamente no Palácio Alvorada com Ciro Gomes. Na pauta, o seu impeachment e o papel que Ciro pode desempenhar no movimento para mantê-la no Planalto.
Na avaliação feita sobre os 22 votos da bancada cearense, Dilma não ficou nada satisfeita. Sabe que precisa de 171 votos para escapar do impeachment, e hoje otimisticamente tem apenas 9 deputados federais ao seu lado: 3 do PDT, 3 do PT, 1 do PCdoB e 1 do PROS,  além de Adail Carneiro (Sem partido)..
No mesmo encontro, Dilma e Ciro contabilizaram 9 votos a favor do impeachment: 3 do PMDB, 1 do DEM, 1 do PSB, 1 do PSDB, 1 do PRB, 1 do Solidariedade e 1 do PR. Há ainda 4 deputados indefinidos: 1 do PP, 1 do PR, 1 do PSD e 1 do PTB.
O objetivo de Dilma na reunião com Ciro foi tentar reverter esse quadro hoje desfavorável. Pediu que o ex-ministro continue colaborando na sua luta, agradeceu por Ciro ter embarcado na tese de " não vai ter golpe", assegurou estar procurando alternativas para resolver a Transnordestina- empresa presidida por Ciro - e não descartou nomeá-lo ministro numa reforma ministerial que pretende fazer se escapar do impeachment, o que ela acredita.
Ciro garantiu que ele e o irmão Cid Gomes trabalharão intensamente para conseguir mais votos na bancada federal cearense. Lamentaram o comportamento pouco agressivo do governador Camilo com quem dizem pouco contar, mas concluíram estar confiantes em vencer essa guerra política no Congresso.
Voto a voto:
PT
Luizianne Lins - Contra
José Guimarães - Contra
José Airton - Contra

PDT
Ariosto Holanda - Contra
Vicente Arruda - Contra
Leônidas Cristino - Contra

SEM PARTIDO
Adail Carneiro - contra
PROS
Odorico Monteiro - Contra

PCdoB
Chico Lopes - Contra

PMDB
Vitor Valin - A favor
Mauro Benevides - A favor
Moses Rodrigues - A favor

Solidariedade
Genecias Noronha - A favor

DEM 
Moroni Torgan - A favor

PR 
Cabo Sabino - A favor

PSB
Danilo Forte - A favor

PSDB 
Raimundo Gomes de Matos - A favor

PRB
Pastor Ronaldo - A favor



INDEFINIDOS

PR
Gorete Pereira - não decidiu

PP 
Macedão - não decidiu

PSD
Domingos Neto - não decidiu

PTB
Arnon Bezerra - não decidiu

Fonte: Ceará News 7

Delação da Odebrecht poderia comprometer Judiciário e Ministério Público, além de políticos

Um interlocutor da colunista Mônica Bergamo ligado à Odebrecht afirmou que a lista apreendida pela Lava Jato citando 316 políticos beneficiados pela empreiteira teria sido apenas um "aperitivo". 
Segundo o interlocutor, caso a cooperação "definitiva", anunciada pela empreiteira, seja concretizada em delações, o resultado será bombásticos para os três poderes, comprometendo nomes da classe política, o Judiciário e o Ministério Público.
Revelações com tamanha abrangência poderá, inclusive, fazer a ideia do "acordão" ganhar força no País. O acordo seria um plano para entregar a presidente Dilma Rousseff (PT) para saciar o desejo da população por punição e, em seguida, com um novo governo, os demais envolvidos articularem a desmoralização e abafamento da Operação Lava Jato. 
Fonte: Maurício Moreira

Açude de Itapipoca sangra; Ceará tem dois mananciais acima do nível


O açude Quandú, em Itapipoca, é o segundo manancial, atualmente, sangrando no Ceará. A barragem atingiu o limite máximo de armazenamento: 3.370.000 m³. O sangramento foi apontado pelos dados de monitoramento da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Além dele, o rio Caldeirões, em Saboeiro, o primeiro a sangrar no Estado em 2016, segue com 100% da sua capacidade de 1.130.000 m³.

Até o momento, o Estado possui mais três açudes com volume acima de 90%. Trici, em Tauá, com 94,4%; Gameleira, em Itapipoca, com 94,93%; e Colina, em Quiterianópolis, com 98,4%. Conforme a Cogerh, 127 açudes permanecem com volume inferior a 30%. 

Em janeiro, o Ceará teve três açudes sangrando. Além do Caldeirões, os mananciais localizados nos municípios de Tauá e Quiterianópolis, o Trici e o Colina, chegaram a sangrar naquele mês e trouxeram esperança à população.

Previsão da Funceme
Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o Ceará tem 70% de chances de ter chuvas abaixo da média histórica nos meses de março, abril e maio. O prognóstico dos últimos meses da quadra chuvosa indica 25% de chances para precipitações em torno da média e apenas 5% para que o Estado ultrapasse o volume médio de 482 milímetros no trimestre. 

As águas do Pacífico apresentam aquecimento anômalo de 2,6° C sob influência do El Niño. O fenômeno incide sobre o Norte do Nordeste brasileiro, impedindo a subida do vapor quente e úmido e dificultando a formação de chuva.

Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário