Web Radio Cultura Crato

quarta-feira, 23 de março de 2016

Bélgica identifica os dois irmãos responsáveis por ataques em Bruxelas



Khalid e Ibrahim el-Bakraoui foram respectivamente os homens-bomba no metrô e no aeroporto (Foto: AFP)

O procurador-geral da Bélgica, Frédéric Van Leeuw, afirmou em entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (23) que os ataques desta terça (22) em Bruxelas foram realizados pelos irmãos belgas Ibrahim e Khalid el-Bakraoui.

Ibrahim, 29, foi um dos homens-bomba que explodiu no aeroporto internacional de Zaventem, enquanto Khalid, 26, foi o responsável pela explosão na estação de metrô Maelbeek.

Os ataques, reivindicados pela facção terrorista Estado Islâmico, deixaram ao menos 31 mortos e mais de 260 feridos. As autoridades confirmaram que os dois irmãos tinham longos antecedentes policiais, mas nenhum ligado ao terrorismo.

O aeroporto de Bruxelas informou que ficará fechado para pousos e decolagens até sexta-feira (26), podendo ser reaberto no sábado (27).

A polícia ainda não identificou o segundo homem-bomba que explodiu no aeroporto, que aparece à esquerda de Ibrahim em imagens de câmeras de segurança de Zaventem.
      
O terceiro homem na foto, de chapéu à direita de Ibrahim, também não foi identificado pelas autoridades. Van Leeuw afirmou que este seria o suspeito que desistiu de explodir sua bomba e fugiu do aeroporto.

A imprensa local chegou a identificá-lo como Najim Laachraoui, mas a informação foi corrigida. A polícia acredita que Laachraoui, que está foragido, é cúmplice de Salah Abdeslam, radical ligado aos ataques de Paris e preso na sexta-feira (18). Não está claro se Najim participou dos ataques em Bruxelas.

Jornais belgas também afirmaram que Laachraoui teria sido preso em uma operação policial no bairro de Anderlecht, no início da manhã, porém retificaram a informação. Na entrevista coletiva, Van Leeuw afirma que a polícia deteve um suspeito na terça para interrogatório, e que outro suspeito já havia sido liberado. Ele não mencionou a detenção em Anderlecht.

MOTORISTA DE TÁXI

O procurador belga informou que um motorista de táxi procurou a polícia, dizendo que buscou três homens em um endereço no bairro de Schaerbeek e levou-os ao aeroporto de Zaventem.

Nesse endereço, a polícia encontrou 15 quilos do explosivo TATP, mesmo tipo usado nos ataques de Paris, e outros materiais usados na confecção de explosivos: 150 litros de acetona, 30 litros de água oxigenada, um detonador e uma mala cheia de pregos e parafusos.

Em uma lixeira próxima do local, as autoridades encontraram também um notebook com uma carta de Ibrahim, na qual o radical afirma ter suspeita de que a polícia busca por ele, e que não queria terminar em uma cela de prisão.

TURQUIA

Um dos terroristas que se explodiram nos ataques em Bruxelas foi deportado da Turquia em junho do ano passado, disse o presidente turco Tayyip Erdogan nesta quarta-feira (23).

Em entrevista coletiva, Erdogan, sem dizer o nome do terrorista, disse que o homem foi parado na fronteira da Turquia com a Síria e deportado para a Holanda, que, além da Bélgica, foi notificada pelo governo turco de que se tratava de um extremista. Depois da entrevista, a equipe da presidência turca identificou o homem como Ibrahim El Bakraoui.

"Mesmo com os nossos avisos de que aquela pessoa era um terrorista estrangeiro, a Bélgica não conseguiu estabelecer nenhuma ligação dele com o terrorismo", disse o presidente turco.

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário