Web Radio Cultura Crato

sábado, 1 de novembro de 2025

Conta de luz no Brasil continua mais cara em novembro

Foto Marcelo Camargo/ Agência Brasil 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (31), a manutenção da bandeira vermelha patamar 1 irá vigorar no mês de outubro. Isso significa que as contas de energia elétrica terão adicional de R$ 4,46 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Em agosto e setembro, a Aneel havia acionado a bandeira vermelha patamar 2, com adicional de R$ 7,87 por 100 kWh. Em outubro, a bandeira foi reduzida para o patamar 1.

De acordo com a Aneel, a medida foi adotada por causa do baixo volume de chuvas, afetando o nível dos reservatórios para a geração de energia nas usinas hidrelétricas.

“O cenário segue desfavorável para a geração hidrelétrica, devido ao volume de chuvas abaixo da média e à redução nos níveis dos reservatórios. Dessa forma, para garantir o fornecimento de energia é necessário acionar usinas termelétricas, que têm custo mais elevado, justificando a manutenção da bandeira vermelha patamar 1”, informou a agência.

A agência reguladora de energia elétrica acrescentou “que a fonte solar de geração é intermitente e não injeta energia para o sistema o dia inteiro". "Por essa razão, é necessário o acionamento das termelétricas para garantir a geração de energia quando não há iluminação solar, inclusive no horário de ponta”, acrescentou

Com informações da Agência Brasil.

William Bonner se despede da bancada do Jornal Nacional após quase 30 anos

Foto Divulgação / TV Globo.
A tão aguardada despedida de William Bonner, de 61 anos, do Jornal Nacional aconteceu na noite desta última sexta-feira (31). O momento, descrito por colegas e telespectadores como o fim de uma era no telejornalismo da TV Globo, marca a transição do âncora para o Globo Repórter, que ele passa a apresentar a partir do próximo ano.

“Chegou o dia. Dois meses atrás, eu disse que ia sair do Jornal Nacional e tô indo pro Globo Repórter. Estou concluindo esse ciclo. Na época da pandemia, me queixei da falta de tempo pra fazer o que eu queria, pra ter uma vida mais suave”, disse Bonner, visivelmente emocionado.

Após mais de 10 mil edições e incontáveis ‘boa noite’, Bonner e Renata Vasconcellos receberam César Tralli, novo apresentador do telejornal de maior audiência do país.

Em um clima descontraído, Bonner fez as honras da casa ao anunciar o sucessor: “Posso anunciar seu futuro companheiro. Pode entrar agora, César Tralli, por favor. É sempre um prazer enorme te cumprimentar e te abraçar.”

O jornalista relembrou o nervosismo do início da carreira, quando dividiu a bancada pela primeira vez com Cid Moreira, e confessou que o sentimento era o mesmo ao encerrar essa longa trajetória.

Bonner contou ainda que a decisão de deixar o telejornal foi amadurecida há cerca de cinco anos, e que continuará na emissora produzindo reportagens especiais e de interesse humano.

“O jornalismo é a minha grande paixão. Eu não sei fazer outra coisa”, resumiu.

Com informações do Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário