Web Radio Cultura Crato

quinta-feira, 3 de julho de 2025

NO CARIRI - Casal encontrado baleado em Aurora

  Os dois foram socorridos ao Hospital Geral de Aurora, enquanto a arma e a moto foram apresentadas na Delegacia Regional de Polícia Civil de Brejo Santo


Wesley já responde por assalto em Maracanaú

Um caso chamou a atenção na noite da última terça-feira (01) em Aurora. Militares do POG (Policiamento Ostensivo Geral) e do RAIO estiveram no bairro Araçá após tomarem conhecimento de estampidos de arma de fogo oriundos de um matagal perto da via férrea. No local, encontraram Gabrielly Gonçalves Silva, de 20 anos, lesionada na perna supostamente enquanto corria tentando fugir da linha de tiros.
Os PMs se depararam ainda com Wesley Barros da Silva, de 32 anos, também lesionado com um tiro e ao lado de um revólver calibre 38. Não tão distante, estava sua moto Yamaha Fazer 150. Os dois foram socorridos ao Hospital Geral de Aurora, enquanto a arma e a moto foram apresentadas na Delegacia Regional de Polícia Civil de Brejo Santo.
Existem informações sob investigação da polícia que dois homens se aproximaram do casal numa moto e já foram atirando. Wesley responde por assalto em março de 2013 em Maracanaú. O mesmo foi preso e condenado a 15 anos de prisão conquistando, depois, o semiaberto vindo morar no Cariri.

Nova variante do coronavírus é identificada pela primeira vez no Ceará

Foto Camila Lima
Sete testes de Covid coletados em Fortaleza identificaram, pela primeira vez, a presença de uma nova variante do coronavírus circulando no Ceará: a XFG. As amostras são do período entre 14 de fevereiro e 4 de junho deste ano, segundo a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). 

O Ceará é o primeiro do Nordeste a identificar casos de Covid causados pela XFG. Há ainda amostras compatíveis no estado de São Paulo. A variante já circula mundialmente pelo menos desde janeiro, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Antonio Silva Lima Neto, o dr. Tanta, secretário executivo de Vigilância em Saúde da Sesa, explica que todos os casos tiveram sintomas brandos, como uma síndrome gripal, e reforça a importância de atualizar a vacinação: a nova variante é prevenível pelos imunizantes que já existem.

“Ela é uma variante de preocupação porque consegue escapar temporariamente do nosso sistema imunológico. Mas não produz internação, por exemplo. O Ceará tem mais de 90% da população com duas doses da vacina, não existe uma variante capaz de produzir um impacto assistencial”, tranquiliza o epidemiologista.

A XFG é uma subvariante recombinante, o que significa que se originou de duas linhagens do coronavírus, a LF.7 e LP.8.1.2. Ela é oriunda da Ômicron, como explica o secretário. De acordo com a Sesa, 15 testes positivos para Covid foram selecionados para sequenciamento genético pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen).

“Começamos a observar alguns aumentos de casos de testes rápidos de Covid. E quando isso acontece, precisamos avaliar se existem novas variantes circulando. O Lacen começou a receber alguns casos positivos de RT-PCR, sequenciou e encontrou 7 compatíveis com a XFG”, detalha.

Com informações do Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário