![]() |
| Foto Thiago Gadelha |
A conta de energia elétrica vai ficar mais cara a partir do mês de agosto. A Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica, informou nesta sexta-feira (25), o acionamento da Bandeira Tarifária Vermelha, patamar 2, que acrescenta um custo extra de R$ 7,87 a cada 100 quilowatts-hora consumidos.

De acordo com a Agência, a medida é necessária devido ao cenário de chuvas abaixo da média em todo o país, o que reduziu a geração de energia nas hidrelétricas.
Em maio, a Aneel havia acionado a bandeira amarela por conta do baixo volume de chuvas e da transição entre o período chuvoso e o período seco.
Nos meses de junho e julho, a vazão na região dos reservatórios piorou e ficou abaixo da média, o que levou ao acionamento da bandeira tarifária vermelha no patamar 1.
O sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica no país e indica quanto está custando para o Sistema Interligado Nacional produzir a energia usada nas residências, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias.
Com informações da Agência Brasil.
Com 90% de produção na Serra da Ibiapaba, batata-doce no Ceará lidera vendas no Brasil
![]() |
| Foto Getty Images |
Com mais de 191 mil toneladas colhidas, o Ceará se consolidou, em 2025, como o maior produtor de batata-doce do Brasil.
O estado lidera o ranking nacional, e 90% dessa produção vem de um só lugar: a Serra da Ibiapaba, região onde clima, altitude e irrigação favorecem o cultivo durante todo o ano.
O município de São Benedito lidera o ranking estadual com 114 mil toneladas colhidas, seguido por Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Ubajara, Ipu, Croatá, Carnaubal e Tianguá. Toda essa produção chega à Ceasa de Fortaleza, que recebe diariamente o alimento que será distribuído a supermercados, restaurantes e feiras da capital.
A raiz tem conquistado ainda mais espaço na alimentação dos cearenses. Rica em vitaminas A e do complexo B, tem baixo índice glicêmico e fornece energia de forma gradual
Com informações do Site Ceará Agora.


Nenhum comentário:
Postar um comentário