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domingo, 27 de julho de 2025

Cada viagem de trem da Transnordestina vai tirar 380 caminhões das rodovias do Ceará


.Foto Kid Júnior
Após quase 20 anos de espera, a Transnordestina deve iniciar, em outubro deste ano, o escoamento de grãos do interior do Piauí com destino ao Ceará. Para a Transnordestina Logística S.A (TLSA), empresa responsável pela construção da ferrovia, as locomotivas terão capacidade de transportar a mesma quantidade de cargas que cerca de 380 caminhões

"Cada vagão transporta o equivalente a três carretas. É um impacto imenso, considerando o trem-tipo (locomotiva) da Transnordestina, com 126 vagões, que substituirá aproximadamente 378 carretas. Uma única composição inclui apenas um maquinista, com revezamento ao longo do percurso, enquanto cada caminhão tem um motorista", diz a empresa.

A obra é fundamentalmente estratégica para o transporte de mercadorias e tem vantagens competitivas consideradas superiores por especialistas, em comparação com os caminhões de carga. Algumas delas, no entanto, são questionadas por alguns setores.

Como será o tempo de deslocamento da Transnordestina?

Quando se analisa somente o fator tempo de deslocamento, as vantagens logísticas do transporte ferroviário desaparecem. Caminhões de carga, por exemplo, conseguem percorrer trajetos de média e longa distância em menos de uma semana, enquanto o mesmo percurso realizado por trem pode levar até três vezes mais tempo.

De acordo com especialistas ouvidos pelo Diário do Nordeste, tanto no Ceará quanto em outras regiões, quem utiliza o transporte ferroviário de cargas conhece as questões relacionadas ao tempo e prioriza o maior carregamento de mercadorias, já que uma locomotiva pode substituir centenas de caminhões em termos de capacidade.

Segundo a TLSA, o tempo que vai se levar para transportar mercadorias de Bela Vista do Piauí até Iguatu na fase de comissionamento será de 12 horas, sem contar carga e descarga. Para efeito comparativo, o mesmo trajeto entre as duas cidades feito por via rodoviária leva aproximadamente 6 horas, a metade do tempo.

Já quando a Transnordestina estiver em pleno funcionamento, de Eliseu Martins (PI) até o Porto do Pecém, o tempo total de percurso, desconsiderando carga e descarga de mercadorias, será de 32 horas. Por via terrestre, o trajeto tem duração estimada de cerca de 13 horas.

O tempo, no entanto, não leva em consideração outras variáveis, como abastecimento dos caminhões, quantidade de motoristas nos veículos e condições das estradas, fora a capacidade de substituir centenas de automóveis com uma única locomotiva. Além disso, a TLSA elenca a sustentabilidade como outro diferencial da ferrovia.

"A eficiência energética do trem é bem maior, aproximadamente 2,6 litros por tonelada, enquanto o caminhão tem eficiência em torno de 7 litros por tonelada. O transporte ferroviário é mais eficiente, sustentável e econômico para grandes volumes, além de contribuir para a redução do tráfego nas rodovias e dos custos logísticos totais e da emissão de poluentes", considera a concessionária.

Com informações do Diário do Nordeste.

Dois jovens morrem afogados no Juazeiro, dois homens envenenados em Assaré e outro atropelado em Aurora


Cinco mortes violentas foram registradas num curto intervalo de duas horas na manhã deste domingo em Juazeiro.
Demontier Tenório. (Foto: Reprodução)    https://www.miseria.com.br/


Jovens morreram afogados no Buraco Azul no Sítio Logradouro em Juazeiro

Cinco mortes violentas foram registradas num curto intervalo de duas horas na manhã deste domingo em Juazeiro. Por volta das 7 horas o corpo de um homem, até o momento sem identificação, foi encontrado no meio da rodovia estadual CE-388 na área do Sítio Vazante na zona rural de Aurora. O mesmo estava sem documentos e apresentava ferimentos leves pelo corpo e uma lesão na cabeça. Ele foi atropelado por algum veículo, cujo condutor seguiu adiante na sua viagem.

Já por volta das 08h30min um jovem e um menor morreram afogados no chamado “Buraco Azul” no Sítio Logradouro em Juazeiro. Quatro tomavam banho quando notaram o adolescente de 17 anos se afogando. Eles tentaram salvar e um deles, no caso Rivaldo Silva Santos, de 18 anos, submergiu nas águas também morrendo afogado, sendo os corpos foram retirados por Bombeiros Militares. Ali funcionou uma britadeira desativada há cinco e existem placas proibindo banhos por serem águas contaminadas.

Por volta das 9 horas duas pessoas morreram no Hospital de Farias Brito por conta de envenenamentos. Raimundo Rosenildo dos Santos, de 45, e Cícero Jeferson da Silva, de 33 anos, residiam em Assaré e foram socorridos após passarem mal ao Hospital de Farias Brito pela proximidade maior. O caso será investigado pela Polícia Civil após laudos dos exames cadavéricos na Pefoce de Juazeiro já que os corpos foram recolhidos pelo rabecão.

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