Web Radio Cultura Crato

sábado, 19 de julho de 2025

Número de feminicídios registrado em junho deste ano é o maior em um mês, no Ceará, desde 2018

 


Foto Samuel Setubal/ O Povo
Um feminicídio a cada três dias. O número de assassinatos de mulheres, em razão do gênero, no Ceará, em junho de 2025, foi o maior registro deste tipo de crime, em um mês, desde 2018 - quando a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) começou a contabilizar os crimes como feminicídios. 

11 feminicídios foram registrados no Ceará, em junho de 2025, conforme dados coletados e divulgados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp). Até então, o maior registro mensal deste crime, no Estado, tinha ocorrido em janeiro de 2023, com 7 feminicídios.

O número de feminicídios registrado no primeiro semestre do ano corrente também é o maior, entre todos os primeiros semestres, desde 2018: 24 crimes. O primeiro semestre de 2023 teve 23 feminicídios.

Camile, Cleia, Lorena e Rafaela foram algumas das vítimas da violência contra a mulher, em junho deste ano. Elas foram mortas por atuais ou ex-companheiros, por um vizinho e até por um filho.

Conforme as estatísticas, as vítimas de feminicídios ocorridos no último mês têm entre 18 e 51 anos, e a maioria (seis mulheres) foi assassinada no turno da madrugada (entre 0h e 5h59). Três mulheres foram mortas na noite (entre 18h e 23h59) e duas, no turno da tarde (entre 12h e 17h59).

A maioria das mulheres (seis também) foi morta com uso de armas brancas (facas ou similares). Sobral e Juazeiro do Norte foram os municípios que tiveram mais feminicídios no período - dois, cada.

Confira a lista de feminicídios em junho de 2025:

Vítima de 27 anos, morta em Sobral, no dia 2 de junho, com uso de outros meios;

Vítima de 18 anos, morta em Trairi, no dia 13 de junho, com uso de arma branca;

Vítima de 43 anos, morta em Beberibe, no dia 15 de junho, com uso de outros meios;

Vítima de 29 anos, morta em Juazeiro do Norte, no dia 17 de junho, com uso de arma branca;

Vítima de 38 anos, morta em Barbalha, no dia 20 de junho, com uso de arma branca;

Vítima de 26 anos, morta em Várzea Alegre, no dia 22 de junho, com uso de arma branca;

Vítima de 44 anos, morta em Juazeiro do Norte, no dia 23 de junho, com uso de arma de fogo;

Vítima de 22 anos, morta em Sobral, no dia 25 de junho, com uso de arma de fogo;

Vítima de 33 anos, morta em Crateús, no dia 26 de junho, com uso de arma de fogo;

Vítima de 51 anos, morta em Meruoca, no dia 28 de junho, com uso de arma branca;

Vítima de 39 anos, morta em Canindé, no dia 28 de junho, com uso de arma branca.

Com informações do Diário do Nordeste.

Conta de luz dos brasileiros terá desconto em agosto

Foto Marcelo Camargo/ Agência Brasil
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou um desconto na conta de luz que será aplicado automaticamente nas faturas de agosto de 2025. 

O benefício, no valor de R$ 883 milhões, é decorrente do bônus de comercialização da energia gerada pela parte brasileira da Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional, referente a recursos excedentes das operações no ano anterior. 

O desconto será concedido para consumidores residenciais e rurais que, durante 2024, mantiveram um consumo mensal inferior a 350 quilowatts-hora (kWh) em pelo menos alguns meses. A compensação será proporcional ao consumo de cada usuário, sem necessidade de inscrição ou qualquer procedimento adicional por parte do consumidor.

A medida busca aliviar o impacto da bandeira tarifária vermelha, que está em vigor desde junho e adiciona R$ 4,56 a cada 100 kWh consumidos, em decorrência do uso maior de usinas termelétricas causadas pela estiagem e baixos níveis dos reservatórios hidrelétricos.

Esse bônus de Itaipu é uma prática anual da Aneel para devolver aos consumidores parte dos valores excedentes captados na comercialização da energia da usina, compartilhada com o Paraguai. O crédito deverá ser lançado diretamente na conta de luz emitida entre 1º e 31 de agosto.

Com informações do Portal GC Mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário