![]() |
| Foto Governo do Ceará |
A construção de três novos hospitais regionais foram anunciadas pelo governo do Ceará. As cidades beneficiadas são: Iguatu, Crateús e Baturité.
A medida integra a política de regionalização da assistência à saúde no estado, com o objetivo de ampliar o acesso a serviços especializados e reduzir a necessidade de longos deslocamentos por parte da população.
O primeiro passo será a construção do Hospital Regional do Centro-Sul (HRCS), em Iguatu. O edital para definir a empresa responsável pela obra será publicado no próximo dia 26 de maio, com abertura das propostas marcada para 22 de agosto.
A unidade contará com 240 leitos e atendimento de média e alta complexidade, incluindo especialidades como Obstetrícia, Cardiovascular, Traumatologia e Oncologia. O hospital atenderá principalmente os 17 municípios do Centro-Sul e Vale do Salgado, beneficiando cerca de 500 mil habitantes.
Com investimento estimado em R$ 355,6 milhões, o HRCS será construído em uma área de 54 mil m², ao lado do prédio do Detran, na Avenida do Contorno de Iguatu. A obra será supervisionada pela Superintendência de Obras Públicas (SOP).
“Estamos dando mais um passo para a construção do Hospital Regional do Centro-Sul, um sonho para toda a população do Ceará, especialmente da região Centro-Sul”, afirmou o governador Elmano de Freitas.
A secretária da Saúde do Estado, Tânia Mara Coelho, destacou que a nova unidade suprirá grandes vazios assistenciais: “Teremos UTI adulto e pediátrica, clínica médica e cirúrgica, traumato-ortopedia e tratamento de câncer”.
Além do HRCS, o governo também avança com a construção do Hospital Regional do Sertão dos Crateús, cujas obras já estão em andamento. Já a concorrência para o Hospital Regional do Maciço de Baturité terá as propostas abertas em 24 de junho.
Atualmente, o Ceará conta com quatro hospitais regionais em funcionamento, além do recém-inaugurado Hospital Universitário do Ceará, reforçando o compromisso do Estado com a descentralização e a ampliação da rede pública de saúde.
Com informações do Ceará Agora
Colisão entre carros mata duas mulheres em Milhã; Bebê de 11 meses sobrevive

Uma colisão entre dois veículos de passeio, deixou duas pessoas mortas na tarde dessa sexta-feira (16), no trecho da CE-266 no município de Milhã. Em um dos carros estava ainda um bebê de onze meses. A criança passa bem. Foto José Leomar
O acidente ocorreu próximo à localidade de Serra Verde. Os dois veículos colidiram frontalmente e ficaram completamente destruídos. Na colisão morreram Jenifer Vitória Marques, 27 anos, e Cícera Alana Patrícia Léo, de 39 anos. Cícera viajava no veículo Corrola que era dirigido por um homem, e levava o seu filho, um bebê de apenas onze meses. A criança foi socorrida ao hospital de Milhã e passa bem.
Três homens ficaram feridos no acidente. O suporte de atendimento às vítimas e aos feridos no local do sinistro, foi feito por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Banabuiú. Eles foram levados para o Hospital do município.
Ainda não é possível afirmar o que pode ter sido a causa da colisão dos dois veículos. Equipes da Polícia Militar de Milhã, Senador Pompeu e Deputado Irapuan Pinheiro estiveram no local, garantindo a fluidez do trânsito e resguardando o trabalho pericial.
A cidade está em clima de pesar e luto pelas mortes registradas no acidente.
Com informações do Site Revista Central

Nenhum comentário:
Postar um comentário