Web Radio Cultura Crato

sábado, 3 de maio de 2025

Acidentes de trânsito fatais crescem 17% em Fortaleza e 80% das vítimas são homens

 


Foto Daniel Galber -
Um levantamento realizado pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) revelou que 184 pessoas morreram em acidentes de trânsito em Fortaleza, somente em 2024. O número representa um aumento de 17% em relação a 2023, ano em que foram registrados 157 óbitos.

Com o objetivo de alertar sobre os riscos causados pelo excesso de velocidade no trânsito, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da AMC, lançou, na manhã desta sexta-feira, 2, a campanha Maio Amarelo.

Com o tema “Desacelere: seu bem maior é a vida", agentes do órgão orientavam motoristas e pedestres que trafegavam no cruzamento das avenidas Desembargador Gonzaga com Oliveira Paiva, no bairro Cidade dos Funcionários, na Capital. Durante a ação educativa, motociclistas foram instruídos sobre a importância de respeitar os limites indicados pela sinalização no trânsito.

Conforme dados da AMC, motociclistas continuam sendo as principais vítimas fatais desses acidentes, representando 55% do total de mortes. Em seguida, aparecem os pedestres (32%), ciclistas (8%) e ocupantes de veículos de quatro ou mais rodas (5%).

Ainda em relação ao perfil das vítimas, pessoas do sexo masculino representam 80% dos óbitos. A faixa etária mais afetada é a de 30 a 59 anos, correspondendo a 56% dos casos, seguida por pessoas com 18 a 29 anos (21%), acima de 60 anos (19%) e até 17 anos (4%). Entre 2023 e 2024, houve aumento de 33% no número de mortes entre os usuários de motocicletas. Para pedestres e ciclistas, houve estabilidade.

Trabalhando como motorista de aplicativo há dois anos, José Vagner, 30, acredita que a redução de velocidade máxima nas vias da cidade aumentou a sensação de segurança no trânsito. "É bom pela segurança, tanto minha como do cliente. A gente tem que dirigir pela vida da gente e pela vida dos outros", afirma.

De acordo com o gerente de Operações e Fiscalizações da AMC, André Luís, os acidentes costumam acontecer já nas proximidades das casas das vítimas, momento em que os condutores costumam relaxar e reduzir sua atenção.

“Quando você reduz a velocidade, adequa a velocidade, o usuário tem mais condições de reagir a qualquer situação. O tempo de reação dele é melhorado. Você também diminui a ocorrência e a gravidade dos sinistros; aumenta também o campo de visão quando você tá no trânsito. Então, tem uma série de benefícios que faz com que essa política seja uma das mais fortes e evidentes para combater a mortalidade”, explica.

Com informações do O Povo

Atriz mirim Millena Brandão morre em São Paulo após diagnóstico de tumor no cérebro

Foto Divulgação 
A atriz Millena Brandão, de apenas 11 anos, morreu nesta sexta-feira (2), após ser diagnosticada com um tumor de cinco centímetros no cérebro. Ela estava internada em estado crítico no Hospital Geral do Grajaú, na Zona Sul de São Paulo, desde a última segunda-feira (28). A artista sofreu 12 paradas cardíacas e enfrentava complicações graves, precisando de intubação de emergência.

A morte foi confirmada pela família da atriz em publicação nas redes sociais. "Nossa menina se foi", diz post no Instagram oficial da criança.

Millena foi hospitalizada após se queixar de dores de cabeça recorrentes. Inicialmente, ela foi tratada como se estivesse com dengue. Ao fazer exames, foi identificada uma massa de cinco centímetros no cérebro dela, mas os médicos não confirmaram se seria um cisto ou tumor.

A família da atriz mirim chegou a criar uma vaquinha virtual nas redes sociais com o intuito de ajudar com os gastos no hospital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário