Web Radio Cultura Crato

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

Juazeiro do Norte atinge 200 mil eleitores e integra a lista dos três municípios do Ceará que podem ter 2º turno nas eleições

 

Nas eleições municipais, em 2024, o município atingiu a marca de 198.133 eleitores cadastrados no sistema. 
Bruna Santos     https://www.miseria.com.br/
Foto: Reprodução

A cidade de Juazeiro do Norte alcançou 200 mil eleitores (as) aptos a votar e agora é um dos três municípios do Ceará que podem ir ao 2º turno nas eleições. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (27) pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará. Além de Juazeiro, Fortaleza e Caucaia integram a lista das cidades com mais de 200 mil votantes aptos.

Segundo o TRE, “a conquista é resultado de um esforço coletivo em prol de uma população cearense cada vez mais engajada e ativa em seu exercício cidadão, bem como da representatividade do interior do Estado e do Cariri entre as cidades passíveis de 2º turno”. Nas eleições municipais, em 2024, o município atingiu a marca de 198.133 eleitores cadastrados no sistema.

Como funciona o 2° turno nas eleições municipais?

A eleição municipal para o cargo de prefeito (a) é vencida pelo candidato (a) que conseguir a maioria absoluta dos votos válidos (isto é, 50% + 1 dos votos). Nas cidades onde há mais de 200 mil eleitores, se o candidato mais votado não atingir a maioria absoluta dos votos, haverá um segundo turno com os dois concorrentes mais votados no primeiro turno, sendo considerado eleito aquele que conseguir a maioria dos votos válidos em segundo turno

STF começa a analisar se Lei de Abuso de Autoridade é constitucional

 

Legislação é questionada por procuradores, promotores e juízes
Agência Brasil          https://www.miseria.com.br/
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) começou a analisar nesta quinta-feira (27) a constitucionalidade da Lei de Abuso de Autoridade, sancionada em 2019 pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

A sessão foi dedicada somente às sustentações das partes envolvidas. A data da votação será marcada pelo presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso.

A lei foi criada para definir que condutas praticadas por agentes públicos para prejudicar ou beneficiar a si e a terceiros devem ser tratadas como abuso de autoridade e punida pelo Estado.

Após a lei entrar em vigor, entidades ligadas a procuradores e promotores do Ministério Público, juízes e delegados de polícia entraram com ações no STF alegando que pontos da norma podem ameaçar o trabalho de servidores que atuam diretamente em investigações ou que realizam o julgamento de criminosos.

Os agentes temem que a lei seja usada por pessoas investigadas para pedir a responsabilização criminal de quem investiga.

A validade foi contestada por diversas entidades de classe como a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Associação Nacional dos Magistrados Brasileiros (AMB) e a Associação dos Delegados de Polícia Federal (ADPF).

Fiocruz: carnaval pode aumentar casos de complicações respiratórias


Cuidado com crianças e idosos deve ser reforçado
Agência Brasil         https://www.miseria.com.br/
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Às vésperas do carnaval, nenhum estado brasileiro tem incidência alta de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) causados por covid-19. Locais que registravam aumento da doença entre os idosos nas semanas anteriores, agora apresentam estabilidade ou oscilação. É o caso de Amazonas, Roraima, Rondônia, Pará, Maranhão, Sergipe e Mato Grosso.

No entanto, o boletim Infogripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que faz esse levantamento, alerta que a aglomeração de pessoas favorece a transmissão de vírus respiratórios.

Por isso, quem estiver com sintomas gripais como coriza, tosse ou febre, deve evitar participar de festas e procurar ajuda médica se estes ficarem mais graves. A recomendação vale também para o período pós-folia.

Quem estiver com a vacinação contra a covid-19 atrasada, deve procurar um posto de saúde o mais rápido possível. Atualmente, a vacinação básica é feita em crianças de 6 meses a menos de 5 anos, mas quem faz parte de grupos de risco, como idosos, gestantes e pessoas com deficiência ou comorbidades precisa de reforços periódicos.

A SRAG ocorre quando há agravamento dos sintomas gripais, deixando o paciente com a função pulmonar comprometida. Geralmente, a síndrome demanda internação e pode causar a morte, especialmente entre pessoas mais vulneráveis.

Até o dia 22 deste mês, foram registrados cerca de 13,5 mil casos de SRAG no Brasil e mais de 2,2 mil tiveram diagnóstico confirmado de covid-19. A complicação respiratória também causou 1.194 mortes, sendo 466 após infecção por coronavírus, ou 80,9% das que foram provocadas por algum vírus.

Crianças

Os dados do boletim também reforçam a preocupação com crianças e adolescentes. Após a volta às aulas, os casos de SRAG cresceram em pessoas de até 14 anos e na última semana analisada, sete unidades da federação permanecem com esse quadro: Acre, Pará, Roraima, Tocantins, Sergipe, Goiás e Distrito Federal.

Em Goiás e no DF, já se sabe que grande parte dos casos foram causados pelo vírus sincicial respiratório – VSR, que evolui com gravidade especialmente entre os menores de 2 anos. Nos outros locais, os dados não são suficientes para identificar o vírus responsável. De maneira geral no Brasil, nas últimas quatro semanas, entre os casos com diagnóstico positivo para vírus, 45,3% foram causados por covid, 21,2% por rinovírus e 19,3% por VSR.

Além disso, em nove estados, a incidência de SRAG nessa faixa etária ainda é considerada baixa, mas apresenta tendência de crescimento: Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso do Sul, Bahia, Ceará e Paraíba.

João Cabral liderou no Juazeiro os homicídios em 2024 pouco acima do Triângulo

 

Foram 13 assassinatos na sua área de um total de 98 no município
Demontier Tenório(Foto: Reprodução)    https://www.miseria.com.br/

“Val” foi a primeira pessoa assassinada ano passado no bairro João Cabral no dia 17 de fevereiro, enquanto Aislan foi o terceiro no dia 12 de março. 

O bairro João Cabral foi o mais violento em Juazeiro ao liderar o número de homicídios ano passado com um total de 13 assassinatos na sua área de um total de 98 no município. Isso representa um percentual de 13,2% em relação a 2024. Nos últimos 14 anos o João Cabral ficou à frente por sete vezes, o Frei Damião em quatro anos, Triângulo dois e o Santa Tereza que liderou em 2021 com 13 homicídios ou 12,62% dos 103 naquele ano.

Já o Triângulo, após liderar em 2023 com oito homicídios, apareceu em segundo lugar ano passado com 10 assassinatos (10,2% do total) ou dois a mais que no ano anterior. O bairro Frei Damião foi o terceiro colocado em 2022 (cinco homicídios) e 2023 com oito, repetiu a posição agora com seis assassinatos. Dessa vez, juntou-se aos bairros Pedrinhas, Pirajá e Santa Tereza com o mesmo número ou um percentual de 6,1% em relação ao total do ano passado.

Eis os números de homicídios em 2024 nas demais áreas juazeirenses, segundo levantamento exclusivo feito pela editoria de polícia do Site Miséria: Campo Alegre, Salesianos, São José e Timbaúbas (com 4 cada ou 4% do total). Depois vem Aeroporto, Franciscanos, Jardim Gonzaga, Pio XII e Tiradentes (com 3 cada ou 3%); Juvêncio Santana, Romeirão e Socorro com 2 cada ou 2% do total.

Com apenas um homicídio os bairros Antonio Vieira, Betolandia, Geli de Sá Barreto, Horto, Lagoa Seca, Leandro Bezerra, Limoeiro, Monsenhor Murilo, São Miguel , Três Marias e Vila Fátima, além dos Sítios Chumbada, Gavião e Sabiá. Em se tratando de bairros, não tivemos homicídios ano passado no Carité, Centro, José Geraldo da Cruz, Cidade Universitária, Planalto, Novo Juazeiro e Salgadinho. Neste último bairro o último foi em 2018 e, no Novo Juazeiro em 2020.

Já dos 1.633 homicídios nos últimos 15 anos em Juazeiro, o João Cabral participa com 10,6% da matança apresentando um total de 173 assassinatos. Depois vem o Frei Damião com 148 (9,06%); Triângulo com 145 (8,9%); Santa Tereza com 112 (6,8%); Pio XII e Timbaúbas com 80 cada (4,9%), Salesianos com 71 (4,3%), Tiradentes com 69 (4,2%); Antonio Vieira com 59 (3,6%); Pedrinhas com 52 (3%); Pirajá com 48 (2,9); São José 47 (2,8%); e com 42 homicídios o Limoeiro ou 2,6% do total.

PRF iniciará em todo Brasil a Operação Carnaval 2025


A Polícia Rodoviária Federal deflagrará a partir da meia noite desta sexta-feira (27) a Operação Carnaval 2025. De acordo com o órgão, o objetivo é reduzir o número de acidente de trânsito e garantir a segurança viária durante o período. A operação seguirá até às 23h59 da Quarta-feira de Cinzas (5).

Os agentes rodoviários focarão o combate ao excesso de velocidade, ultrapassagens proibidas e motoristas que insistem em dirigir embriagados, além de fiscalizar a não utilização do cinto de segurança, uso de telefone móvel ao volante e a condução de crianças sem os dispositivos segurança.

A PRF divulgou em nota que irá reforçar ações educativas e preventivas durante a operação. O combate ao crime organizado terá apoio de cães farejadores no combate ao tráfico de drogas e armas.

Revisão
Além da observância dos limites de velocidade, a PRF recomenda que os motoristas que vão pegar a estrada durante o carnaval revisem seus veículos, checando:
  • o estado dos pneus (incluindo o estepe),
  • freios,
  • iluminação,
  • demais itens obrigatórios, como os limpadores de para-brisas.
  • Também é importante checar o alinhamento e balanceamento e a documentação do condutor e do veículo.

Orientações

Durante a viagem, todos os ocupantes devem usar cinto de segurança, inclusive no banco traseiro. Os motoristas devem, sempre que necessário, ultrapassar o veículo à sua frente utilizando o lado esquerdo da pista, e somente nos trechos permitidos.

Motociclistas devem utilizar capacete e equipamentos de proteção. É importante redobrar a atenção em trechos urbanos e com grande fluxo de pedestres.

Em casos de emergência, é recomendável telefonar para o número 191, da PRF, que estará disponível 24h.

Papa Francisco ainda precisa de oxigênio e faz fisioterapia respiratória

 O Santo Padre segue em curva de melhora, mas necessita de mais dias de estabilidade clínica.

Papa Francisco

A saúde do Papa Francisco segue em curva de melhora, mas o pontífice ainda precisa de oxigênio, aponta boletim médico divulgado nesta quinta-feira (27). O Vaticano informou ainda que ele passou por sessões de fisioterapia respiratória.
Também nesta quinta, o Santo Padre se reuniu em oração na capela do apartamento privado localizado no 10º andar do hospital. Ele recebeu a Eucaristia e depois se dedicou às "atividades laborais".
Francisco enfrenta uma pneumonia bilateral, ou seja, nos dois pulmões, e está internado há 14 dias. Nas últimas atualizações clínicas, Francisco tem melhorado, mas ainda não há previsão de alta.

Todas as cidades do Ceará devem ter chuvas e ventos intensos até esta sexta-feira (28)

Foto Davi Rocha
O primeiro mês da quadra chuvosa deve chegar ao fim com precipitações e ventos intensos em todo o Ceará. As condições geram aviso de perigo potencial, e são válidas entre 9h30 desta quinta (27), e 10h de sexta-feira (28), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Nas localidades, o acumulado de chuvas pode chegar a 50 milímetros por dia, associado a rajadas de vento com velocidade entre 40 e 60 km/h. Todos os municípios cearenses estão sob o aviso amarelo do Inmet, e apenas uma pequena porção de território no extremo sul do Estado não é abarcada.

Onde há aviso de “perigo potencial” causado pelas condições meteorológicas, o Inmet aponta que há “baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”.

Por isso, o órgão lista orientações à população:Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas;

Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;

Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Com informações do Diário do Nordeste.

Rede de mega academias comprada por Neymar chega ao mercado de Fortaleza

Foto Divulgação
A rede de academias Ironberg, que acaba de ser adquirida pelo jogador Neymar, do Santos, está perto de abrir sua primeira unidade em Fortaleza, no Shopping Salinas.

Com 10 mil metros quadrados de área e capacidade para 500 aparelhos, o empreendimento, já com obras avançadas, está absorvendo R$ 40 milhões em investimentos pelo grupo, que possui uma cadeia de academias de alto padrão com presença em estados do Sudeste e Sul.

A informação sobre a aquisição, que ainda será oficializada, foi divulgada pelo esportivo Lance! e outros veículos do Sudeste. Um fundo árabe estaria por trás da transação.

Com informações do Diário do Nordeste.

Novo prognóstico indica chuvas 45% dentro da média no Ceará entre março e maio de 2025

 


Foto Theyse Viana
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) divulgou, nesta quinta-feira (27), um novo prognóstico climático de chuvas para o trimestre de março, abril e maio de 2025. Em janeiro, o órgão havia publicado documento com as probabilidades para o período de fevereiro a abril.

O novo cenário previsto indica uma probabilidade de 45% de chuvas em torno da média, 30% para precipitações abaixo da média e 25% para chuvas acima da normal climatológica.

O novo prognóstico é uma atualização das estimativas do anterior, divulgado em janeiro, que também apresentava 45% de chances de chuva dentro da normal, mas apontava 35% para a categoria abaixo da média e 20% para acima da média.

Para os próximos meses, o padrão de distribuição das chuvas no território cearense também deve variar.

"Para os próximos meses, o padrão de distribuição das chuvas no território cearense deve se manter, com maiores volumes na porção norte e condições menos favoráveis para o centro-sul do estado", explica a Fundação.

Entre os fatores levados em conta para o novo prognóstico, a Funceme destaca o Atlântico Equatorial mais aquecido, assim como o Atlântico Norte Tropical ainda mais quente do que o Atlântico Sul, o que pode impactar a distribuição das chuvas.

Com informações do Diário do Nordeste.

Juazeiro do Norte chega a 200 mil eleitores e cidade pode ter segundo turno em 2028

Foto Divulgação/Governo do Ceará
Juazeiro do Norte alcançou a marca de 200 mil eleitores, limite mínimo estabelecido pela Justiça Eleitoral para que uma cidade possa ter segundo turno nas eleições municipais. 

A informação foi divulgada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). Com isso, o município se torna o terceiro do Estado a ultrapassar a marca que possibilita a realização do turno adicional, junto a Fortaleza e Caucaia.

Nas eleições do ano passado, existiu a possibilidade de o município chegar à marca. No entanto, ao fim do processo de emissão de novos títulos de eleitores, a cidade registrou um total de 199.223 eleitores aptos a votar.

Com os 200 mil alcançados, Juazeiro do Norte poderá contar com o turno adicional nas Eleições Municipais de 2028. A marca é resultado da campanha Alista Juazeiro, esforço coletivo do TRE-CE e das zonas atuantes na cidade, que contou com o engajamento de cidadãs e cidadãos. Iniciada em 2024, a ação ampliou os atendimentos fixos e itinerantes da Justiça Eleitoral no município, considerando a grandeza populacional da região e a importância da representatividade do interior do Estado entre os locais passíveis de 2º turno nos pleitos.

O presidente do TRE Ceará e eleitor do município, desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, celebrou o resultado e dedicou agradecimentos a cada colaborador e colaboradora do órgão. “Este é um marco não apenas no crescimento de Juazeiro do Norte, mas de toda a Justiça Eleitoral, que tem se dedicado a ampliar o acesso aos direitos e garantir que mais cidadãos possam participar ativamente da construção do futuro”, disse.

“O TRE-CE reafirma o compromisso com a inclusão, a representatividade e o exercício pleno da cidadania. Juazeiro do Norte, com sua grandeza histórica e social, se consolida como uma cidade que avança, transforma e faz história na democracia cearense”, completou o desembargador.

Com informações do Site Opinião CE.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

Carnaval no Ceará contará com mais de 8 mil agentes de segurança

 


Foto Polícia Militar do Ceará/ Divulgação
 

Um total de 8.789 agentes de segurança vão atuar no ciclo carnavalesco do Ceará, que começa nesta sexta-feira, 28, e ocorre até a próxima quarta-feira, 5. Número é 13% maior ao do disponibilizado no Carnaval de 2024, de 7.730. Além disso, a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) vai atuar pela primeira vez durante todos os dias do Carnaval. 

Informações foram divulgadas durante coletiva de imprensa realizada nesta última quarta-feira, 26, no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza.

No geral, o Plano Operacional do Carnaval 2025 conta com policiais militares, civis, rodoviários estaduais, bombeiros e equipes da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF). Alguns espaços vão ter tendas lilás, equipamentos para orientação nos crimes de importunação sexual e suporte as vítimas.

Em Fortaleza, o efetivo será de 1.966 agentes, número 54% maior ao do que foi disponibilizado no período carnavalesco do ano passado. Uma das justificativas da estratégia do aumento de agentes está no combate ao crime organizado por meio do programa “Ceará contra o Crime”.

Conforme o delegado Harley Filho, coordenador de Planejamento Operacional (Copol), da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o planejamento foi elaborado a partir da preocupação com a incidência de crimes diversos, principalmente aqueles que ocorrem "costumeiramente" no Carnaval.

"Esse aumento de efetivo tanto em Fortaleza como no Estado reflete a estratégia do Ceará contra o crime. O investimento que o governador do Estado vem fazendo nas forças de segurança, equipando, valorizando o profissional, trazendo ferramentas de inteligência, para que nós possamos proporcionar ao cidadão do bem curtir, aproveitar o seu carnaval da forma mais tranquila possível", destaca.

Presente na coletiva, o coronel José Kilderlan, Coordenador Geral de Operações da Polícia Militar do Ceará (PMCE), destacou o envio de efetivo para mais de 80 cidades do interior do Estado.

"Nós fizemos o investimento com coletes refletivos. De forma que o folião terá a possibilidade de ver esse policial mais identificado ali (...) Qualquer situação de risco recomendamos que a pessoa procure aquele policial que vai estar ali para a sua segurança", pontuou na ocasião.

Draco vai atuar pela primeira vez de forma intensiva no Carnaval

Segundo Klever Farias, diretor adjunto do departamento técnico operacional da Policia Civil do Ceará (PC-CE), em Fortaleza todas as delegacias plantonistas vão funcionar 24 horas durante o Carnaval.

Além delas, a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) pela primeira vez vai atuar também durante todos os dias do período carnavalesco. Locais como Paracuru e Aracati também vão ter delegacias abertas, principalmente a noite, para dar suporte a população.

Em Aracati e em São Benedito a tenda lilás será montada para prestar um auxílio para mulheres que se sentirem importunadas sexualmente. "(A tenda) Também vai tá disponível para prestar esclarecimentos acerca das limitações em que as pessoas vão poder atuar, se posicionar, e se dirigir as mulheres", pontua Klever.

Planejamento de trânsito

Operação também vai contar com o reforço do trabalho da Perícia Forense do Ceará (Pefoce) e uma atenção especial no trânsito. De acordo com o tenente-coronel Nazareno Nunes, comandante do Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE), efetivos serão enviados aos principais destinos carnavalesco do Estado, como Aracati, Paracuru e no maciço do Baturité.

Representante também faz um alerta para a possibilidade de chuvas no período. "A gente tem previsão de chuva durante todo o Carnaval. O consumo de bebida associado a pista molhada é um fator predominante para ocorrência de acidentes perigosos", destaca.

Do total de 8.789 agentes que serão disponibilizados diariamente no Estado, 7.627 serão policiais militares, 322 policiais civis, 658 bombeiros militares, 108 servidores da Pefoce e 46 profissionais da Coordenadoria Integrada de Operação Aéreas (Cioapaer), dez da Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol) e 18 da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS.

Com informações do O Povo.

Detran inicia a Operação Carnaval nesta sexta-sexta-feira (28), no Ceará, com ações educativas e fiscalização da Lei Seca

Foto Divulgação / Detran
O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) inicia nesta sexta-feira (28), a partir das 16h, a Operação Carnaval 2025. Conforme informa o órgão, o foco ficará com as ações educativas e de fiscalização da Lei Seca. 

Os trabalhos contam com apoio do Batalhão da Polícia Rodoviária Estadual do Ceará (BPRE), em rodovias estaduais (CEs) e pontos estratégicos de municípios do estado.

O Detran aponta que localidades com maior número de visitantes terão ações intensificadas. Entre essas, para o período do Carnaval, estão: Paracuru, Lagoinha, Camocim, Aracati e Beberibe. O efetivo contará com 385 agentes de trânsito e transporte, além de 96 viaturas e 60 etilômetros (bafômetros).

As fiscalizações terão, ainda, atenção especial para o combate aos transportes clandestinos nas CEs e na faixa de areia (litorânea). A intenção é coibir práticas indevidas no trânsito, que coloquem em risco a vida de pedestres e condutores. Motoristas que forem flagrados dirigindo sob influência de álcool (ou outras substâncias psicoativas) ou se recusarem fazer o teste do bafômetro serão punidos, por meio da Lei Seca.

Rodovida

A Operação Carnaval 2025 do Detran-CE, em parceria com o BPRE, atende ao Programa Rodovida, da Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN), que designa ações integradas e promovidas por órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), voltadas para a segurança viária, até o domingo (9).

Com informações do Portal GC Mais.