Web Radio Cultura Crato

sábado, 5 de agosto de 2023

Polícia Militar desativa fábrica de armas em Catarina


Foto Divulgação
A Polícia Militar do Ceará (PMCE) desativou, na tarde dessa última quinta-feira (3), uma fábrica clandestina de armas de fogo no município de Catarina. A ação foi realizada por equipes da Força Tática (FT) da PMCE.

Na ofensiva, três homens, com idades de 54, 29 e 24 anos, foram presos em flagrante. Diversas armas, munições e equipamentos utilizados no processo de fabricação do armamento foram apreendidos.

A equipe policial recebeu informações de que em um imóvel da região estavam sendo fabricadas armas de fogo, de forma irregular. No local, um homem de 29 anos foi preso em flagrante. Após diligências na região, outros dois homens, com idades de 54 e 24 anos, também foram presos suspeitos do crime em outros dois imóveis.

Ao todo, cinco armas de fogo, sendo um revólver calibre 32, três espingardas e um rifle, diversas munições intactas e insumos para recargas de cartuchos, além de materiais utilizados para fabricação das armas, como quatro furadeiras, sete canos de armas, duas lixadeiras, três redutores de calibres, máquina de solda, ferrolhos de armas, coronhas de armas e esmerilhadores, foram apreendidos. Conforme levantamentos policiais, o local estava em construção e bloqueado por uma parede de tijolos soltos.

Os três suspeitos foram conduzidos para a Delegacia Regional de Tauá, unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), onde um homem de 54 anos foi autuado por posse ilegal de arma de fogo.

Já os outros dois suspeitos foram autuados por comércio ilegal de arma de fogo. Eles foram colocados à disposição da Justiça.

Com informações da Secretaria da Segurança Pública do Ceará.

Ministros assinam acordo para instalação de unidade do ITA no Ceará

Foto Fabiane de Paula/ SVM
Os ministros da Educação, Camilo Santana, e da Defesa, José Múcio Monteiro, assinaram na tarde desta sexta-feira (4), o acordo de cooperação para elaborar estudos técnicos para a criação de um campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) no Ceará.

O objetivo do acordo é fornecer dados necessários para viabilizar o projeto, que pode culminar na criação de um campus avançado do ITA ou de uma faculdade de engenharia vinculada ao instituto no Ceará.

O projeto de uma unidade do ITA em Fortaleza foi anunciado no dia 20 de julho. Se concretizado, será a primeira unidade do instituto fora do estado de São Paulo. A capital cearense é a cidade que mais aprova no vestibular do ITA no Brasil.

A cerimônia de assinatura do documento, realizada na sede do Ministério da Educação em Brasília, foi acompanhada pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas. Na cerimônia também estiverem presentes a senadora cearense Augusta Brito e o comandante da Aeronáutica, Marcelo Kanitz Damasceno.

Com a assinatura do acordo, os ministérios da Educação e da Defesa agora vão apontar representantes para realizar os estudos de viabilidade da iniciativa. A ideia é que a nova unidade de ensino do ITA funcione na Base Aérea, no Bairro Aerolândia, que possui amplo espaço.

“É uma forma de descentralizarmos as oportunidades da Educação, levar a Ciência para outros cantos do território. [...] É um sonho antigo de muitas pessoas envolvidas aqui e será um grande feito para o Nordeste brasileiro”, afirmou o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro.

Com informações do G1 Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário